Modelagem de dados com Visual UML - Parte 01

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (1)

Neste artigo, farei uso do Visual UML 5.0.3, software proprietário que será utilizado nos exemplos desta série.

Álvaro Gulliver (e-mail) é DBA SQL Server, com formação oficial Microsoft. Atualmente trabalha como Consultor em TI e Projetos de banco de dados para médias e grandes empresas. É responsável pelo banco de dados da Logos Veículos e Aemundo Inovações Tecnológicas.

Vamos discutir nesta série a modelagem de banco de dados com a ajuda da poderosa ferramenta de desenvolvimento a UML. Existem no mercado diversos softwares que auxiliam o desenvolvedor a utilizar a forma simples e eficaz os recursos da UML. Neste artigo, farei uso do Visual UML 5.0.3, conforme a figura 1.0, software proprietário que será utilizado nos exemplos desta série.

O software em questão gera o código SQL para criação de objetos como TABLE, agilizando o trabalho do DBA. Para fazer o download da versão Developer Edition (Trial), acesse www.visualobject.com.

1.jpg
Figura 01

Antes de começar a interagir a UML com o SQL Server e/ou demais banco de dados farei uma pequena introdução teórica sobre os princípios básicos da UML.

O que significa UML ?

UML significa “Unified Modeling Language” e é a padronização das metodologias de desenvolvimento de sistemas baseados na orientação a objetos.

A UML foi criada por três grandes desenvolvedores de sistemas orientados a objetos: Grady Booch, James Rumbaugh, e Ivar Jacobson, que já haviam criado outras notações de desenvolvimento de software. A UML incorpora as noções do desenvolvimento de software totalmente visual. Ela se baseia em diagramas que são modelados e classificados em visões de abstração.

Divisões da UML

. Análise de requisitos,
. Análise, design,
. Implementação (programação)
. Testes.

A UML se propõe a ser a linguagem definitiva para modelagem de sistemas orientados a objetos por ser unificada e facilitar que grupos de desenvolvimentos de software interpretem de uma maneira correta e sem ambigüidades modelos gerados por outros analistas ou grupos de desenvolvimento.

Os objetivos da UML são:

. A modelagem de sistemas em geral usando os conceitos da orientação a objetos;
. Estabelecer uma união fazendo com que métodos conceituais sejam também executáveis;
. Criar uma linguagem de modelagem usável tanto pelo homem quanto pela máquina.

Conhecendo o Visual UML 5.03

O Visual UML suporta os seguintes tipos de diagramas:

. Classes
. Pacotes
. Casos de uso
. Colaboração
. Atividade
. Estado
. Seqüência
. Objetos

O exemplo abaixo foi extraído do banco de dados SQL Server através do recurso de Engenharia Reversa (será discutido este recurso com mais detalhes nos próximos artigos), a estrutura foi importada e transformada em classes.

Exemplo 1.0 – Banco de dados Northwind do SQL Server

2.jpg
Você pode utilizar diagramas de classes no Visual UML para modelar um banco de dados. As classes são utilizadas para representar (persistência) tabelas. Os atributos das classes representam colunas, chaves primárias, constraints e índices.

 Associação é utilizada para representar relacionamentos de chaves estrangeiras  entre as tabelas. Comece criando um modelo, coloque o nome, por exemplo: “Meu primeiro modelo”, e configure Linguagem alvo com o tipo: SQL Server como mostra a figura abaixo:

3.jpg
Crie um diagrama de classe ou componente que terá as classes que representarão as tabelas no banco de dados e dê o nome de “Meu esquema de banco de dados”.

Observação: Cada classe no diagrama de classes deverá esta configurada para SQL Server para poder funcionar adequadamente.

Nos próximos artigos aprofundaremos nosso estudo em Domínios, tabelas, colunas, chaves primárias e outros objetos do banco de dados.

Um abraço a todos!

Bibliografia

Documentação oficial da UML. Disponível na Internet no endereço: http://www.rational.com/uml
Visual UML ® Developer Edition (Trial) Versão 5.03  Website: www.visualobject.com.br 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?