Este é o meu primeiro post aqui no blog, e alguns podem estranhar o conteúdo do post. Normalmente encontramos em outros blogs assuntos da atualidade: tecnologias novas, alguns erros que foram difíceis de encontrar, entre outros assuntos. Mas eu vou falar sobre um assunto que surgiu faz alguns anos, mas que nunca deixará de ser atual. Vou falar sobre o Framework .NET.

Aprender uma linguagem de programação é fácil. Saber como se implementa uma estrutura de repetição, ou estrutura de decisão em uma linguagem diferente é super tranquilo. Mas alguns desenvolvedores(em maioria os novos) não dão importância para o framework. Entender como funciona o framework .NET e saber suas principais funcionalidades fazem com que o seu trabalho se torne mais produtivo e seguro. Pessoas que não estudam o framework perdem grande parte do seu tempo fazendo algumas funções que já existem no framework e para usá-la basta apenas 1 linha.

Um framework é toda a base para o desenvolvimento de sistemas. Ele possui uma API consistente e extensível, é padronizado, possui um bom tratamento de erros, entre outras características. Você pode usá-lo de maneira rápida e fácil.

Mas por que eu preciso tanto saber como funciona o framework .NET???

R: Produtividade.

Sim, o framework te torna produtivo. 70% da programação são funções comuns, que se nós não sabermos se o framework possui esta função, nós teremos que desenvolve-la. Com isso nós iríamos perder o tempo de desenvolvimento, sem contar que esta função poderia ter algum erro que desse algum problema maior no futuro. A programação básica está toda contida no framework. Por exemplo, o framework contém classes que encapsulam conexão com banco de dados, validação de campos, formatação de campos, tratamento de erros, autenticação de usuários, entre outros.

Isso faz com que seu trabalho reduza drasticamente e você terá mais tempo para pensar na lógica e no negócio do seu problema.

Falarei sobre o framework nos meus próximos posts. Se você está começando agora, não deixe de frequentar este blog. Com ele você vai aprender como o framework funciona internamente, como apenas um framework consegue compilar e executar programas de diferentes linguagens, e claro : Aprenderá algumas classes que podem tornar o seu trabalho mais produtivo e poderoso.

Espero que este post tenha sido importante para alguns, e sei que os próximos serão muito importante principalmente para aqueles desenvolvedores que não veem o framework como algo importante, e nunca pararam para estudá-lo.

Até a próxima.