DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Publicando um WebSite ASP.Net no IIS

Para que nossos aplicativos web desenvolvidos no Visual Studio.Net 2005 possam ser publicados na intranet ou internet precisamos de um servidor web...

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

 

Para que nossos aplicativos web desenvolvidos no Visual Studio.Net 2005 possam ser publicados na intranet ou internet precisamos de um servidor web, assim como acontece com as demais aplicações web. Em se tratando de .Net a solução é o servidor IIS, Internet Information Services da Microsoft. Apesar do IIS fazer parte dos sistemas operacionais da família Windows (Windows 2000 , Windows XP , Windows NT) ele não é instalado automaticamente quando instalamos o Windows, por isso é necessário adiciona-lo. Uma observação a ser relatada nesse ponto do artigo é que o IIS não funciona no XP Home Edition.

 

Antes de tudo vamos verificar se o IIS já está instalado na máquina onde o aplicativo web será instalado. Digite o seguinte endereço na caixa de endereço do seu navegador: http://localhost . Caso o IIS já esteja instalado no servidor, a seguinte janela será visualizada.

 

rmpwsaniisfig01.jpg 

Figura 1 – Página Padrão do IIS.

 

Caso a página acima não seja exibida, significa que o IIS ainda não está instalado. O recomendado é utilizar um servidor Windows Server 2003 com o IIS para distribuir nossas aplicações, mas caso o servidor por o Windows XP, o IIS é distribuído junto com o CD de instalação do Windows XP e pode ser adicionado via Painel de Controle -> Adicionar ou Remover Programas -> Adicionar / Remover componentes do Windows -> Internet Information Server.

 

rmpwsaniisfig02.jpg 

Figura 2 – Adicionando o IIS ao Windows.

 

Após a instalação do IIS no servidor de aplicações, é necessário instalar o .Net Framework 2.0  Se a framework já estiver sido instalada, desinstale-a, pois o  recomendado é instalar primeiro o IIS e depois a framework. Logo após configure o ISS para a framework desejada. Para acessar o ISS, vá em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Internet Information Services. Veja na figura abaixo.

 

rmpwsaniisfig03.jpg 

Figura 3 – Definindo a Versão do ASP.Net.

 

Após definir a versão do ASP.Net, vamos criar um novo site para testar a aplicação rodando no servidor. Com a aplicação pronta, é hora de publicar, para isso clique com o botão direito sobre o WebSite e clique em Publish WebSite no menu que aparecerá.

 

rmpwsaniisfig04.jpg 

Figura 4 – Publicando um WebSite.

 

Na janela seguinte será definido onde o WebSite será publicado.

 

rmpwsaniisfig05.jpg 

Figura 5 – Janela de Configuração do Local onde o Site será publicado.

 

Por padrão o site será publicado localmente, para alterar a localização onde ficará o Site, clique no botão ( ... ).

 

rmpwsaniisfig06.jpg 

Figura 6 – Definindo a localização do WebSite.

 

Podemos publicar nosso site no Sistema de Arquivo do Windows, no servidor local IIS, usando o FTP ou em um site remoto. Neste artigo veremos a opção de Publicar no IIS local e usando FTP.

        

O primeiro teste é publicando localmente, para isso clique em Local IIS

 

rmpwsaniisfig07.jpg 

Figura 7 – Publicando no IIS local.

 

Expanda a TreeView Local Web Server , até encontrar o site que será publicado e clique em Open. Caso ainda não foi criado um site no IIS, você poderá criá-lo nessa mesma janela clicando no botão Create New Application na parte superior desta janela.  Na janela seguinte, clique em Open novamente para confirmar.

 

A segunda opção é publicar através de um servidor FTP. Para isso clique em FTP Site.

 

rmpwsaniisfig08.jpg 

Figura 8 – Publicando um site usando um servidor FTP.

 

Defina os campos Server, Directory, e os dados do Usuário. Clique em Open e na janela seguinte, clique em Open novamente.

 

Com tudo confirmado, o site será compilado e enviado ao servidor todos os arquivos necessários para que o site funcione.  Observe na barra de status do Visual Studio.Net se o site foi publicado com sucesso ou se houve algum erro na publicação.

 

rmpwsaniisfig09.jpg 

Figura 9 – Publicação com Sucesso.

 

Chegamos ao final do artigo. Até o próximo!



Regilan Meira Silva (regilan@gmail.com), é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) em Ilhéus, Bahia e Especialista em Administração de Sistemas da Informação pela Universidade Federal de La [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts