msdn04_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Palavra do Editor 

 

Vou iniciar este editorial com uma pergunta que tenho ouvido entre a comunidade de desenvolvedores: será que o .NET vai pegar? A resposta é muito simples: já pegou! Basta você analisar o ambiente, os Cases, a quantidade de desenvolvedores e empresas que foram para o .NET, os grupos de discussão, grupos de usuários e as soluções propostas para esta plataforma. Se você ainda acha que .NET é novidade, desculpe-me, mas está completamente desatualizado com relação ao mercado e às tecnologias. O .NET já está no mercado há mais de 2 anos e já provou o seu potencial.

O fato de existirem outras plataformas, linguagens e ambientes de desenvolvimento não justifica fechar os olhos para as novidades. Sempre fui a favor de enxergar o que há de melhor no mercado para escolher uma tecnologia e ferramentas de desenvolvimento, independentemente do fabricante. Sendo assim, temos muito que estudar e aprender nesta área, e espero que você fique alerta quanto às “novidades”.

Um tema que tem sobressaído nas empresas e nos grupos de discussão é a segurança. O que é um programa seguro, e como escrevê-lo? Muitos artigos já foram escritos demonstrando a grande preocupação dos desenvolvedores com relação a uma aplicação segura. Atentos ao mercado, decidimos na MSDN Magazine abordar a segurança desde a edição número 3 e constatamos que as práticas utilizadas no dia-a-dia de um programador deixam muitas brechas de segurança. De qualquer modo, acho fundamental ler as dicas e truques de programadores experientes, que dedicam parte do tempo a criar códigos seguros, e é claro, a nos contar onde estão as brechas. Tenho certeza que a qualidade dos códigos dos aplicativos tende a crescer após essas dicas e muitos testes.

Os MVPs e a Microsoft estão montando um grande evento, o MVP Road Show, a ser realizado de 9 a 16 de março. O evento percorrerá 6 capitais (Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte) divulgando a tecnologia .NET. Haverá temas sobre Segurança, SharePoint, SmartPhone, Migração do Visual Fox Pro para o Visual Basic .NET, XML na Automação Comercial, Visual Studio Tools for Office e Aplicações para Pocket PC. Com muitos códigos e aplicações práticas, vamos mostrar aos desenvolvedores como explorar essas tecnologias e plataformas. O evento será gratuito e contamos com a sua presença. Para inscrições ou mais informações, confira em www.msdnbrasil.com.br/mvproadshow.

Nesta edição, apresentamos excelentes artigos, como por exemplo, a coluna do Mauro, na qual você perceberá que o OOP é questionado seriamente. Por outro lado, os artigos Desenvolvendo Aplicações Conectadas e .NET e Visual Fox Pro apresentam posições inversas. Essas controvérsias ressaltam a posição da revista: queremos fazer com que o leitor sempre pense e reflita sobre as tecnologias e seu uso.

Não deixe de ler a coluna do Leonardo sobre a competição Imagine Cup a ser promovida pela Microsoft; monte a sua equipe e participe!.

No artigo “.NET e Visual Fox Pro juntos. Faz sentido?”, Lassala escreve de forma clara e de fácil entendimento sobre as verdadeiras diferenças existentes entre as duas tecnologias.

Para aqueles que desejam aprender a desenvolver uma aplicação desde o início, teremos nesta e nas próximas edições um treinamento sobre “Desenvolvendo Aplicações Conectadas”, onde Wallace abordará todas as etapas necessárias para você criar uma aplicação.

Aos leitores apaixonados pelo ASP.NET, escrevi junto com Marcos um artigo sobre Customização do DataGrid, que explica como explorar uns dos controles mais utilizados na Web. Vale dizer que o código está em C#, mas nada impede que você o escreva em VB.NET.

Você quer montar relatórios? Então, leia o artigo do Alex, no qual ele ensina como criar relatórios diretamente com códigos. Se preferir o Crystal Reports, vá direto para o artigo do Andrew e leia as dicas sobre como criar relatórios profissionais com o Crystal.

Para finalizar, temos ainda a parte II do artigo sobre Weblog, onde você montará toda a administração do seu blog.

Deixe-nos a par dos assuntos que você gostaria que fossem abordados na revista, como tipos de artigos, linguagens, ferramentas, treinamentos e plataformas. Participe conosco, dê sua opinião!

Pergunta do mês: Após ler o artigo sobre segurança, responda: você aplica algumas dessas técnicas?

 

No stress, think .NET.