Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Revista MSDN Magazine Edição 09 - Mais comunicação e menos complexidade com Visual Studio 2005 Team System

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 09

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login

(opcional) Onde podemos melhorar?

Confirmar voto
0
 (1)  (0)

msdn09_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Mais comunicação e menos complexidade com Visual Studio 2005 Team System

por Beny Rubinstein

 

Estatísticas mostram que 23% dos projetos de software fracassam (The Standish Group, CHAOS Report).  Surpreendentemente, o fracasso da grande maioria destes projetos deve-se não à falta de recursos financeiros ou a aspectos tecnológicos; a maioria destes projetos falham devido a falhas no gerenciamento do projeto e de acompanhamento e suporte executivo.  Todo e qualquer projeto de software corporativo está sendo financiado por executivos que têm metas claras de lucros provenientes de negócios. A falha no acompanhamento executivo de um projeto pode ter consequências desastrosas quanto à viabilidade de implementação do mesmo, muitas vezes resultando no seu cancelamento antes mesmo de sua conclusão. 

Outro aspecto no desenvolvimento de software é a interdependência existente entre diversos membros da equipe. Gerentes de projetos, arquitetos, programadores, analistas e “testers” são responsáveis pela implementação de tarefas distintas durante o ciclo de desenvolvimento de aplicações. Entretanto, para que o projeto seja bem sucedido, estes indivíduos necessitam estar se comunicando constantemente a fim de  atualizarem-se quanto as alterações no cronograma e escopo do projeto.

Visual Studio 2005 Team System permitirá que cada função seja desempenhada com as ferramentas e processos mais adequados ao profissional em questão, bem como permitirá o aumento de visibilidade e previsibilidade para cada membro da equipe com relação ao projeto como um todo.  Como?  Que tal imaginarmos “um dia ruim na vida de uma equipe de desenvolvimento?”.

A gerência da empresa decide em uma reunião que para dar suporte a uma nova oportunidade de negócio, precisa-se criar e/ou alterar um sistema.  Jaqueline é nomeada gerente deste projeto e seleciona os membros da equipe: um arquiteto de sistemas, um profissional de operações, um programador e um “tester”.  Jaqueline cria uma lista de requerimentos em Excel, e cria um plano para o projeto em Microsoft Project.  A seguir, Jaqueline comunica aos demais membros da equipe o plano, divide tarefas, e... bem, isso é só o começo!  A modelagem do sistema precisará ser modificada; o código deverá ser alterado e testado; bugs serão encontrados e reenviados para correção, e a seguir testados novamente.  Finalmente a aplicação deverá ser colocada em produção, o que terá ainda diversas outras implicações no projeto.

Agora feche os olhos e imagine que cada uma dessas pessoas envolvidas em uma determinada fase do projeto tivesse uma “visão”do projeto instantânea, constantemente atualizada, e pudesse atualizar todos os membros da equipe com relação ao seu status ao pressionar um botão.  Imagine também que membros mais experientes da equipe pudessem definir um processo e regras básicas para o projeto (quer seja utilizando metodologias como eXtreme Programming, SCRUM, ou qualquer outro processo, do mais básico ao CMM nível 5). Agora imagine que o time tivesse um portal em SharePoint Services para que pudessem compartilhar documentos, relatórios, etc. Imagine que ferramentas de controle de versão, controle de requerimentos, bugs, fossem completamente integradas ao ambiente de desenvolvimento, tornando o time bem mais produtivo.  E por que não, utilizando as melhores práticas de desenvolvimento de software dentro da Microsoft, dezenas de relatórios de acompanhamento e documentação de apoio fossem oferecidos com o produto para o seu time de desenvolvimento?  Abra os olhos: você está diante do  Visual Studio 2005 Team System. Você gosta de passar horas em reuniões para atualizar-se do status do andamento do seu projeto?  Ou prefere passar seu tempo produzindo?  Comunique-se com seu time de modo eficaz utilizando o Visual Studio 2005 Team System.

Visual Studio 2005 Team System é uma suíte integrada de ferramentas que possibilita uma comunicação mais eficiente entre membros de uma equipe de desenvolvimento e manutenção de software.  Inclui não só ferramentas para arquitetos, programadores e “testers”, como também processos customizáveis e relatórios que representam uma base de conhecimento adquirida ao longo de décadas desenvolvendo software na Microsoft – agora disponível também para nossos clientes.  Visual Studio 2005 Tem System reduz a complexidade e melhora a comunicação no desenvolvimento de aplicações modernas em equipes.  Você pode aprender mais sobre estas ferramentas em http://msdn.microsoft.com/vstudio/teamsystem.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (1)  (0)

(opcional) Onde podemos melhorar?

Confirmar voto
Compartilhe:
Ficou com alguma dúvida?