Revista MSDN Magazine Edição 09 - Palavra do Editor

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 09

msdn09_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Palavra do editor

Sucesso total! Esta frase expressa o resultado de mais uma edição do Professional Developer’s Conference (PDC Brasil 2004) e do TechEd realizado em julho. Participo desde 2002 ministrando palestras e, neste ano tive a certeza da evolução dos desenvolvedores brasileiros em relação à tecnologia Microsoft e .NET. Desde o nível das perguntas, as conversas nos intervalos e no “Ask the Experts” notei que todos sabiam o que estavam perguntando já com uma certa experiência no assunto. Isso demonstra que as empresas realmente resolveram adotar o .NET como plataforma de desenvolvimento, independente da linguagem (C#, VB.NET ou C++) utilizada pela equipe.

Num evento como o PDC a única decisão a ser tomada é qual palestra assistir. As palestras foram distribuídas em categorias e, às vezes a vontade é de assistir duas ao mesmo tempo. Gostaria de destacar as seguintes categorias que tiveram grande interesse do público: aplicações móveis, segurança, SQL Server (2005 e o Reporting Services) e Office. Achei muito importante a divulgação do Office System 2003 em relação à plataforma Office como ferramenta de colaboração e integração em uma empresa. Quem ainda pensa que o Office é apenas a suite Word, Excel, Power Point, etc, se prepare para o que tem disponível no mercado para ser consumido imediatamente, por exemplo, SharePoint, InfoPath, Live Comunication, Web Services, VSTO e Project Server (www.microsoft.com/brasil/office/).

A Microsoft está cada vez mais facilitando a vida e o acesso às informações aos iniciantes através de ferramentas de desenvolvimento, como as chamadas Express, o qual permite desenvolver diversos tipos de aplicações. Veja maiores detalhes em http://lab.msdn.microsoft.com/express/.

Nesta edição, o Leonardo mostra como que o mercado está encarando o .NET pelo mundo. O Mauro faz uma colocação interessante sobre o uso do XML nas aplicações. Com certeza você irá repensar o uso do XML após ler o texto, e quero destacar que concordo plenamente. Por isso mesmo é que alguns acham que XML resolve todos os problemas, e na verdade, não é bem assim.

Provavelmente você nunca ouviu falar no Team System. Leia o que o Beny diz sobre esta nova ferramenta, e na apresentação dele no PDC, tive a impressão que se aplica como uma luva para as equipes de desenvolvimento de qualquer empresa.

Quem desenvolve em ASP.NET pode usar e abusar do User Control que o Marcos descreve de forma clara e objetiva. Tenho visto muitas dúvidas sobre o uso do mesmo em grupos de discussão, e este artigo ajuda a esclarecer o uso e implementação. Ainda em ASP.NET, saiba como criar um projeto de instalação no servidor de aplicações WEB, onde o Cristian descreve passo-a-passo os procedimentos. Que tal desenvolver em programação uma forma de personalizar a UI do seu site e armarzenar estas informações? Leia o que o Dino Esposito descreve e implemente como solução.

O uso de datas e horas é inevitável em qualquer aplicação, e por isso o artigo do Marden fornece vários exemplos para uso imediato, tanto em VB.NET quanto C#. O artigo do Gustavo permite estudar e implementar uma excelente solução: aplicações distribuídas usando Remoting e desenvolver um Chat em .NET.

Será que você é um bom programador C#? Aguarde até ler o artigo do Will e James sobre Test-Driven em C# e descubra como melhorar o design e a flexibilidade do seu projeto com as técnicas abordadas no artigo.

Convido a todos a participar da coluna “Dicas e Truques” que publicaremos em algumas edições. Caso queira contribuir com a comunidade, é só nos enviar a dica para publicarmos.

No stress, think .NET.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?