Revista MSDN Magazine Edição 10 - Visual Studio 2005 Express

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 10

msdn10_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Visual Studio 2005 Express

por Leonardo Tolomelli

Durante o Tech-Ed Europa (na última semana de junho em Barcelona), a Microsoft anunciou a nova linha de produtos Express visando oferecer uma opção de entrada para alguns dos seus principais produtos. Esta nova família vem de encontro à necessidade de oferecer uma opção mais simples para quem deseja utilizá-la, mas não profissionalmente, somente de maneira pessoal.

Um dos produtos anunciados foi o SQL Server 2005 Express que está disponível em versão beta para download no site (http://lab.msdn.microsoft.com/express/sql/default.aspx). Esta versão substituirá o atual SQL Server Desktop Edition (MSDE) de distribuição livre, e já dá um gostinho do que vem pela frente na futura versão do banco de dados Microsoft.

Além do SQL Server, foram anunciadas as versões Express para as linguagens de programação Microsoft, o Visual Basic Express, o Visual C# Express, o Visual C++ Exress e o Visual J# Express.

O intuito desta versão é oferecer um ambiente de desenvolvimento agradável para quem está começando a desenvolver ou para quem pretende apenas explorar o desenvolvimento para o .NET Framework.

Esta edição vem para estender a família de produtos já existentes, e que será estendida para cima com a nova versão Visual Studio 2005 Team System como a versão mais completa do pacote, e do outro lado a versão Express como a mais simples.

Trata-se de um ambiente de desenvolvimento simplificado, mas que permite conhecer a plataforma, a linguagem de programação e desenvolver pequenas aplicações. Sua simplicidade se traduz em um tamanho reduzido. O tamanho médio dos produtos Express fica em torno de 50MB, já incluindo a documentação, o que permite a distribuição até mesmo por download na web.

Para facilitar o trabalho de quem está chegando agora no mundo de desenvolvendo, todo o tutorial é baseado num Starter Kit, aplicação já pronta (exemplo de um catálogo para controle de CDs pessoais), aonde o novo programador vai seguindo instruções para fazer mudanças e melhorias na aplicação enquanto aprender os primeiros conceitos sobre a plataforma.

O último produto Express anunciado foi o Visual Web Dev 2005, voltado exclusivamente para o desenvolvimento de aplicações Web (os demais são voltados para aplicações Windows Forms) e já inclui recursos específicos do ASP .NET 2.0. Portanto pode ser uma excelente ferramenta para quem já desenvolve com ASP .NET hoje e deseja conhecer o que vem de novidade na futura atualização da tecnologia.

Todos os produtos Express já estão disponíveis para download no site MSDN (http://lab.msdn.microsoft.com/express/default.aspx). Esta é a primeira versão beta pública do produto que será lançado juntamente com a versão final do Visual Studio 2005 (Whidbey) no próximo ano. 

No site, além do download já disponível você encontrará ainda informações técnicas sobre como usar os novos produtos. Vale também como sugestão para quem já está trabalhando com a plataforma .NET e deseja conhecer o que virá de novidade nas linguagens de programação.

Apesar de ainda não ter a forma de licenciamento definida (será anunciada no lançamento do Beta 2 no início de 2005), a proposta é que tenha um custo bastante atraente. A intenção é facilitar ao máximo o acesso dos interessados ao produto.

Mudando rapidamente de assunto, eu gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todos que participaram do PDC 2004 (Professional Developer’s Conference 2004 no Brasil) em São Paulo no início de julho. Quem esteve lá presenciou o maior evento técnico já realizado pela Microsoft no Brasil. Foram mais de 1.300 pessoas incluindo os mais de 300 estrangeiros da final mundial do Imagine Cup que este ano foi no Brasil.

Ao todo a conferência reuniu os mais conceituados palestrantes do mercado e ofereceu aos participantes 66 sessões técnicas abordando melhores práticas no uso dos produtos Microsoft e uma pitada do que ainda vem pela frente como o Visual Studio 2005 Team System e o SQL Server 2005 (codinome Yukon).

Mas se você não pôde participar ou se participou e ficou em dúvidas sobre o que assistir (devido as 7 opções de palestras simultâneas), não se preocupe. Nós estamos no momento digitalizando as apresentações e sincronizando com os PPTs e logo estarão todas disponíveis para download através do site MSDN Online Brasil. Conto com a participação de vocês para assistir as apresentações e melhorar o conhecimento sobre nossas tecnologias e produtos.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?