msdn14_capa.gif

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Generalizando a camada de dados com C# e VB .NET

por Marden Menezes

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·          Interfaces do ADO.NET

·          Acesso a banco de dados

VB.NET, C#

 

Download:

 

Chapéu

ADO.NET

 

 

Cresce a necessidade de softwares robustos e flexíveis. A existência de diversos sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD) nos faz pensar que é necessário desenvolver aplicações que não dependam totalmente de tais SGBDs, possibilitando uma melhor escalabilidade e reuso de código. Nesse artigo mostrarei uma estratégia para trabalhar com uma camada de acesso a dados genérica e flexível utilizando as interfaces do ADO .NET e o padrão de projeto Factory.

Interfaces do ADO .NET

Apesar de possuir objetos específicos para acesso a diferentes base de dados (como o SqlConnection para conexões ao SQL Server 7.0 ou superior e o OleDbConnection para bancos de dados OleDb), o ADO .NET foi criado de forma a permitir uma programação totalmente extensível, possibilitando ao desenvolvedor implementar objetos nativos de acesso a diferentes bases de dados.

O mecanismo de herança  da programação orientada a objetos provém a facilidade de substituir o acesso a algum objeto pela interface correspondente. Por exemplo, é possível substituir o acesso a um objeto SqlCommand por uma interface IDbCommand. Cada objeto que é específico para um tipo de banco de dados possui uma interface que define qual estrutura ele terá. As definições das classes SqlConnection,  OleDbConnection, OracleConnection e OdbcConnection seguem a estrutura definida pela interface IDbConnection.

 

image002.jpg

Figura 1. Interface IDbConnection e classes que a implementam

 

Na Tabela 1 podem ser vistas algumas interfaces do ADO .NET.

 

Nome da Interface

Descrição

Classes que implementam

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo