Revista MSDN Magazine Edição 19 - Arquivo de Configuração App.Config no .NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 19

msdn19_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Arquivo de Configuração App.Config no .NET

por Duncan Mackenzie

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·          Melhoras práticas de armazenamento de configurações

·          Serialização de arquivos

Visual Basic .NET

 

Download:

AdvancedBasics0504.exe (130KB)

Chapéu

App.Config

 

 

Todos os aplicativos precisam armazenar configurações específicas ao usuário para que estas sejam persistidas entre as sessões. Mas como você salva e recupera essas configurações no seu aplicativo baseado no Microsoft® .NET Framework? Não é tão fácil encontrar a resposta certa. Você encontrará uma ampla variedade de soluções em newsgroups e fóruns, mas somente algumas das soluções postadas ilustram a maneira apropriada de lidar com essa questão.

Primeiramente, vamos definir os dois tipos principais de configuração que um aplicativo pode ter: configurações de aplicativo e configurações de usuário. As configurações do aplicativo são fornecidas com o aplicativo, afetam todos os usuários e só devem ser modificadas como uma tarefa administrativa, quando é necessário alterar o comportamento geral do aplicativo.

Considere um aplicativo comercial de recursos humanos. Quando ele é distribuído dentro de sua empresa, as configurações são personalizadas para especificar o servidor de banco de dados ao qual seus usuários irão se conectar, onde encontrar o logotipo de sua empresa para adicionar a interface de usuário, e assim por diante. Essas são configurações do aplicativo, e não configurações de usuário, podem ser instaladas diretamente no mesmo diretório do programa propriamente dito. Essas configurações são provavelmente instaladas em um diretório, no qual apenas um administrador tem permissão para editar ou excluir arquivos (c:\Program Files\, por exemplo), o que ajuda a reforçar o fato de que elas definitivamente não são configurações de usuário. O aplicativo deveria ser capaz apenas de ler essas configurações, e não de alterá-las.

As configurações de usuário são preferências específicas ao usuário e precisam ser editáveis a partir de seu código. No caso do aplicativo de RH imaginário, as configurações de usuário incluiriam o tamanho/posição da janela do aplicativo, o estado de inicialização do aplicativo e até mesmo informações que se alteram rapidamente, como os cinco últimos funcionários visualizados (para aquela opção útil do menu File, "Recently Viewed Items…"). Todas essas configurações precisam ser recuperadas no início da sessão do aplicativo, editadas conforme necessário durante a sua execução e persistidas no disco a fim de estarem disponíveis na próxima vez que o usuário acionar o programa.

 

Configurando e Recuperando Configurações de Aplicativo

A criação de um arquivo de configuração de aplicativo está relativamente bem documentada no .NET Framework SDK, mas pensei em lhe fornecer uma rápida visão geral. A primeira etapa é criar um novo arquivo de configurações dentro de seu projeto, selecionando Add New Item no menu Project e escolhendo a opção Application Configuration File. Deixe o arquivo com seu nome padrão App.Config; ele será movido para o diretório de saída e renomeado apropriadamente (para yourappname.exe.config) quando você criar o projeto. Dentro do novo arquivo, você pode definir seções de configuração personalizadas (com a estrutura que você precisa para seus dados) ou adicionar suas próprias configurações utilizando apenas o bloco appSettings que pode armazenar uma lista de pares de valor de nome. O armazenamento de alguns valores simples produz um arquivo como este:

 

   

       

       

       

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?