Revista MSDN Magazine Edição 33 - Acesso ao Excel com ADO.NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesse artigo veremos como é possível interagir com planilhas do Excel através do ADO.NET.

msdn33_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Acesso ao Excel com ADO.NET
por Rodrigo Sendin

Quantas vezes você já ouviu a seguinte solicitação do usuário: “Não dá pra exportar esses dados para o Excel?” Na verdade, quantos usuários dos seus sistemas utilizam o Excel para outros afazeres? Não há dúvida que planilhas do Excel são hoje, um meio de armazenamento de informações muito comum dentro das empresas.

Sendo assim, é mais uma tarefa para os desenvolvedores criarem rotinas que exportem dados para planilhas do Excel, e que também importem dados dessas planilhas. Esse é o tema da coluna Mão na Massa desse mês, vamos ver como é possível interagir com planilhas do Excel através do ADO.NET.

Consultando dados em uma tabela do SQL Server

No exemplo que veremos, vamos criar duas rotinas: uma para gravar dados em uma planilha do Excel, e outra para ler esses dados. Para isso, vamos criar um projeto Windows Application que servirá de interface para essas rotinas. Nosso exemplo será criado no Visual Studio 2005 com C#, mas é totalmente compatível com o Visual Studio 2003.

Para nosso exemplo ficar completo, vamos ler os dados de uma tabela do banco Northwind, no SQL Server 2005. Se você quiser realizar o exemplo acessando outro banco de dados, não há problema, funcionará da mesma forma.

 

Onde encontrar o NorthWind?

A Microsoft disponibiliza o download do banco de dados Northwind para SQLServer, nesse link:

www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=06616212-0356-46A0-8DA2-EEBC53A68034&displaylang=en

Se você utiliza o SQL Server 2000, o Northwind já vem instalado.

 

Abra o Visual Studio 2005 e crie um novo projeto do tipo Windows Application. No menu Data, escolha a opção Show Data Sources. Veja que aparecerá a janela de Data Sources ao lado esquerdo do Visual Studio. Observe que não temos nenhum Data Source, então vamos criar um clicando em Add New Data Source.

No wizard que aparecerá, escolha a opção Database e clique em Next. Na próxima etapa podemos criar uma conexão com o banco. Clique em New Connection e informe as configurações necessárias para acessar o seu banco de dados, seja ele o Northwind ou outro que esteja usando (Figura 1).

 

image002.jpg

Figura 1"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?