msdn33_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Profiles na Prática

Por Rodrigo Sendin

 

Bons sites são capazes de lembrar dos seus usuários. Eles sabem a sua idade, endereço, suas preferências, enfim, até a sua cor favorita é a cor de fundo do site. Tudo para lhe agradar e fazer com que você volte no futuro. Mas afinal, quanto trabalho é gasto para embutir esse nível de personalização em nossos sites?

Tradicionalmente, muito trabalho seria necessário. Você precisaria de algumas tabelas em um banco, algumas queries, Stored Procedures e desenvolver classes para persistir e recuperar essas informações. Sem falar no trabalho gasto quando houver a necessidade de incluir novos campos de personalização.

Isso até agora. Veremos neste artigo que com o ASP.NET 2.0 podemos implementar Profiles para criar sites personalizados, com o mínimo de trabalho.

Web.config

Sem perder mais tempo, vamos ver como os Profiles funcionam na prática. Abra o Visual Studio 2005 e crie um novo WebSite ASP.NET. Nos exemplos deste artigo estamos utilizando a linguagem C#. Vamos incluir em nosso projeto um arquivo Web.config, onde configuraremos os campos de Profile.

No Solution Explorer, clique com o botão direito sobre o WebSite, escolha a opção Add New Item e clique em Web Configuration File. Em Name mantenha “Web.Config” e clique em Add. Modifique o Web.config para que fique igual ao demonstrado na Listagem 1. Veja que neste exemplo retiramos todos os comentários do arquivo.

 

Listagem 1. Web.config

xml version="1.0"?>

<configuration>

    <appSettings/>

    <connectionStrings/>

    <system.web>

        <authentication mode="Windows" />

        <profile>

          <properties>

            <add name="Nome" />

            <add name= ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo