Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Neste artigo conheceremos o Silverlight Toolkit, que é um conjunto de componentes que enriquece os aplicativos desenvolvidos com a tecnologia Silverlight. Além de conhecer a ferramenta, durante o artigo criaremos exemplos práticos de alguns dos principais componentes.


Para que serve

O Silverlight Toolkit é um conjunto de componentes que você pode adicionar em seu aplicativo Silverlight, dentre esses componentes temos objetos para a criação de gráficos de barras, pizza entre outros, além de componentes de input, temas e layouts etc. Servem para complementar os controles padrão.


Em que situação o tema é útil

Com o Silverlight 4 uma série de novos recursos e componentes foram disponibilizados para o desenvolvedor, facilitando muito a vida do programador para a criação de aplicativos RIA. O Silverlight Toolkit é extremamente útil para turbinar as aplicações Silverlight tradicionais.

Resumo do DevMan

O Silverlight Toolkit é um conjunto de recursos criados pelo time oficial do Microsoft Silverlight, esses componentes estão disponibilizados no site do codeplex e com o código fonte disponível para download. Mesmo com os diversos novos recursos que o Silverlight disponibilizou na versão 4, o Toolkit adiciona mais objetos, como por exemplo, componentes específicos para a criação de gráficos. Durante o artigo veremos alguns exemplos.

Autores: Alexandre Tadashi Sato e Robson Fernandes

No último release do Silverlight, versão 4, várias melhorias no suporte à qualidade de áudio e vídeo foram trazidas, e mais melhorias na performance do runtime, integração com o visual Studio 2010, suporte à impressão, acesso à webcam, novas capacidades de integração com aplicações em modo Trusted Application como o acesso a arquivos locais e COM Interop, entre diversos outros recursos, mostrando o quanto a tecnologia está ficando cada vez mais rica. Além disso, uma série de recursos foram disponibilizados para proporcionar a criação de aplicativos de negócios voltados para a internet.

A Microsoft disponibiliza esses recursos direto no release do Silverlight ou no SDK, porém alguns componentes ficaram separados, sendo agrupados no que chamamos de ToolKit. O Silverlight Toolkit é um conjunto de controles Silverlight especiais, componentes e recursos que está fora do release oficial do produto, contudo foram criados pela equipe oficial e vem acompanhando o lançamento de cada nova versão do mesmo.

Alguns desses componentes no futuro podem fazer parte do release oficial do Silverlight. Existem muitos recursos e componentes em fase experimental dentro do Toolkit, acompanhar sua evolução é uma alternativa interessante se você gosta de testar componentes em fase alpha e beta.

Para quem gosta de contribuir com a comunidade Silverlight, o Silverlight Toolkit está aberto para sugestões e envio de relatórios de bugs, assim cada vez mais os componentes existentes ficam mais de acordo com a necessidade dos usuários ou ainda são criados novos componentes para a fase experimental da ferramenta. Disponibilizado sob a licença MS-PL (Microsoft Public License) os componentes têm o código fonte disponível para download no site do CodePlex, proporcionando um meio de estudo sobre seu funcionamento.

Acompanhando a evolução das versões do Silverlight, em abril desse ano o Silverlight Toolkit foi atualizado para a versão do Silverlight 4. No site oficial do projeto você pode ver os componentes funcionando online e ainda visualizar o código fonte em XAML, C# ou Visual Basic .NET, tanto em Silverlight 4 como em Silverlight 3.

Um de seus pontos fortes é o conjunto de componentes para a criação de gráficos. Existe uma série de tipos de gráficos, desde os mais comuns como gráfico de pizza, barra e colunas até alguns mais complexos como o gráfico de área entre outros. Neste artigo veremos como utilizar esses componentes.

Outro destaque do Silverlight Toolkit são os temas, com eles é possível de forma simples e rápida modificar toda a aparência de sua aplicação, atualmente você pode criar uma biblioteca de estilos para sua aplicação Silverlight e não utilizar os temas do Silverlight Toolkit, porém, caso você queira disponibilizar um conjunto de temas na sua aplicação, ou simplesmente utilizar algo pronto, você encontra um conjunto deles, alguns bem interessantes e bonitos. No site oficial do projeto você poderá ver todos e neste artigo você verá uma implementação.

Uma dica é que antes de começar a utilizar o Silverlight Toolkit você acesse o site oficial (veja seção Links) e navegue nos exemplos online, clique em cada exemplo e analise o fonte, pois em um único artigo não será possível abordar todos os componentes, e nos exemplos online você poderá conhecer cada um deles. Os exemplos online do Silverlight 4 Toolkit estão divididos em:

• Controls: Onde estão os controles como Calendar para trabalhar com a inclusão de datas com calendário, ChildWindows para a manipulação de janelas, DatePicker que possibilita uma outra forma de informar datas, GridSplitter que permite dividir os layouts das telas e redimensionar com o mouse, TabControl que é um controle para a exibição de informações em abas e o controle TreeView permitindo exigir informações em forma hierárquica;

• Data: Com os objetos DataGrid e DataPager. O DataGrid é um componente para a exibição de dados em um Grid e o DataPager para a paginação de elementos;

• DataForm: o elemento DataForm é utilizado para a manipulação de formulários, ou seja, para a apresentação, cadastro, exclusão e atualização de informações;

• Data Input: Nesta separação encontramos o elemento Validation que auxilia na validação dos dados inseridos pelo usuário;

• Data Visualization: Nesta categoria temos um conjunto de nove elementos que servem para apresentar dados, a maioria deles para a representação de gráficos como de pizza, barras, colunas, etc. Os objetos são Area Series, Bar Series, Bubble Series, Column Series, Line Series, Pie Series, Scatter Series, Stacked Series e TreeMap;

• Input: Controle de manipulação de dados inseridos pelo usuário como AutoCompleteBox que possibilita apresentar os dados encontrados mais próximos do que o usuário digitou para sua seleção, ContextMenu que é um controle de criação de menus, Rating para possibilitar uma forma visual de quantificar um valor, por exemplo, dar uma nota de 1 a 5 para um artigo, TimePicker para a manipulação de horas, entre outros controles;

• Navigation: Controle que facilita na navegação entre as páginas Silverlight;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo