Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo serão apresentados recursos fundamentais para monitoramento de banco de dados com relação a desempenho. Neste contexto, serão exemplificadas algumas alternativas para se obter diagnósticos de problemas de alto consumo de recursos em um servidor SQL Server, visando a realização de tuning por parte do DBA. O objetivo principal do tuning em um banco de dados é a resolução de problemas relacionados a desempenho que tornam insatisfatória a realização de consultas e transações SQL. Os sintomas de lentidão podem ser frequentemente relatados por usuários de sistemas ou de banco de dados; então cabe ao DBA a tarefa de investigar, diagnosticar e resolver o problema através da criação de índices, geração e atualização de estatísticas ou até mesmo alterar a lógica de alguma consulta SQL, tendo como meta a melhoria contínua da performance.

Com a crescente demanda por tecnologia da informação dentro das organizações, diversos aspectos são levados em consideração pela área de TI visando a entrega de serviços e sistemas para alavancar e sustentar os negócios, como a disponibilidade e o desempenho, itens que geralmente andam correlacionados e que exigem altos investimentos.

Para garantir que um sistema de informação tenha uma performance adequada aos processos de negócio e não gere descontentamentos e reclamações por parte dos usuários, um banco de dados deve garantir que todas as consultas e transações SQL sejam retornadas o mais rápido possível, de forma consistente e sem pontos de falha.

Para isso, é preciso que o administrador de banco de dados saiba como monitorar seu banco de forma prática e eficiente, aplicando conceitos para realização de tuning com o objetivo de garantir rápida resposta aos processos que são submetidos à instância. Além disso, é importante que o DBA conheça as características e a criticidade dos principais sistemas utilizados nas empresas em que atua, para que a análise seja completa e mais precisa possível.

Neste contexto, dando ênfase especificamente ao desempenho em um ambiente de produção, este artigo irá abordar conceitos e dicas para análise de sessões no banco de dados, bem como a identificação de processos consumidores de recursos através de ferramentas do próprio SQL Server, como SQL Server Management Studio e SQL Profiler.

Além disso, serão destacadas algumas recomendações sobre a utilização de alternativas para controlar o consumo de CPU e memória em um servidor SQL Server, como também o uso de novos objetos para administração e monitoramento de um banco SQL.

Desempenho em um banco de dados

Diariamente, em uma equipe de desenvolvimento de sistemas, diversas funcionalidades são desenvolvidas tendo como um dos seus objetivos a entrega cada vez mais frequente para atender a solicitações para correções de bugs e/ou melhorias. No entanto, após o setor de desenvolvimento realizar as liberações das rotinas criadas ou alteradas para a equipe de testes, geralmente o que ocorre são validações sobre a lógica e operacionalidade do sistema. Deste modo, um aspecto fundamental para o usuário final acaba sendo desprezado: o desempenho.

Com relação a este importante requisito, permanecem abertas algumas questões sobre as dificuldades que as áreas de desenvolvimento de sistemas enfrentam para manter uma estrutura adequada para a execução dos testes, tais como custos operacionais, de infraestrutura e de pessoal. Quanto à rotina de testes, a mesma deveria ser executada tendo como base o número de sessões existentes no banco de dados de produção, ou ao menos, baseando-se em sua proporcionalidade. Porém, na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo