Trabalhando com JSP, Ajax, Servlet – Parte 01

O objetivo deste artigo é propiciar ao leitor uma visão mais simplista da integração entre JSP, Ajax e Servlet, tornando mais agradável e fácil a utilização desta tecnologia, que não é nova, e que por vezes fica obscura dentro de pacotes e calhamaços de livros.

 

Mas, O que é AJAX?

AJAX (Asynchronous JavaScript and XML) é um termo criado para designar duas características dos browsers, efetuar pedidos ao servidor sem ter que fazer um refresh, e trabalhar com documentos XML, Figura 01. Entretanto esta segunda característica muitas vezes pode se tornar confusa para alguns, pode ser facilmente substituída por uma seqüência lógica mais simples, e com o mesmo resultado, e à medida que o usuário for se familiarizando com o XML poderá ir adotando como padrão.

 

pb_09_06_09_pic01.JPG 

Figura 01. Ajax

 

O Ajax não é uma nova linguagem de programação, mas sim uma técnica para criar melhores, mais rápidas, mais eficientes e interativas aplicações web. A técnica do Ajax faz com que as aplicações para Internet, fiquem menores, e tenha um uso mais amigável. Com o Ajax é possível fazer uma comunicação diretamente com o servidor, utilizando o objeto do JavaScript XMLHttpRequest. O objeto XMLHttpRequest é o responsável por criar a interface web.

 

As diretivas utilizadas no Ajax são muito bem definidas, e suportada pela maioria dos browsers disponíveis no mercado, (Internet Explorer 5.0+, Safári 1.2, Mozilla 1.0, Firefox, Opera 8+, e Netscape 7), porque o Ajax é uma aplicação independente de browser ou plataforma.

 

O Ajax trabalha com quatro princípios básicos: O navegador hospeda uma aplicação, e não conteúdo; O servidor fornece dado, e não conteúdo; A interação do utilizador com a aplicação pode ser flexível e continua; Real codificação requer disciplina, e isto requer a aplicação das boas praticas; e a técnica do Ajax é baseada em quatro pilares da Web: JavaScript; XML; HTML; CSS.