Por que eu devo ler este artigo:

A atuação dos profissionais e suas responsabilidades em um projeto, seja ele orientado por uma metodologia tradicional, quanto por paradigmas ágeis, devem estar bem claras e definidas para que conflitos destanatureza não venham a intervir no sucesso do projeto, que é o objetivo de todosos envolvidos.

Neste contexto, este artigo, além de conceituar e exemplificar as características de um projeto ágil e como deve ser composta uma equipe de maneira eficiente, busca detalhar as responsabilidades e papéis nos quais estão envolvidos os profissionais de gerência de projetos bem como o ScrumMaster, que tem grande importância no âmbito de um projeto ágil, assim como o Product Owner, o Time e os demais interessados no sucesso de um projeto.

Este artigo busca esclarecer questões e conflitos que possam surgir durante um projeto que aplique a metodologia ágil Scrum, no que se refere principalmente aos pontos de atuação do gerente de projetos e do ScrumMaster, visando dirimir quaisquer dúvidas que possam impactar no projeto.

Atualmente as organizações que buscam um diferencial e uma qualidade real de seus produtos no mercado vêm buscando a cada dia melhorar e aperfeiçoar suas metodologias e processos, principalmente quando estamos falando de desenvolvimento de Software, um produto totalmente abstrato e intangível, que por sua vez possui um grande valor estratégico para as empresas que buscam alto desempenho, produtividade e como consequência obter maior lucratividade.

Ao longo do tempo, diversas metodologias foram aplicadas, umas mais bem sucedidas outras menos, se destacando o PMBOK (Project Management Body Of Knowledge) do PMI (Project Management Institute) como referência consagrada pela engenharia de software moderna e por seus usuários nos mais diversos ramos de atuação. No entanto, quando falamos em metodologias ágeis, precisamos ir além dos conceitos tradicionais, avaliar as reais necessidades que um projeto vai demandar de acordo com suas características essenciais, podendo ser necessário aplicar conceitos de gerenciamento e desenvolvimento ágeis, ou até mesmo utilizar uma abordagem mais flexível, ajustando os processos às peculiaridades do projeto.

Para atender a esta crescente demanda, a metodologia largamente utilizada é o Scrum, sendo um conjunto de ferramentas que nada mais é que um processo interativo e incremental, segmentado em diversas tarefas, que pode ser utilizado para o gerenciamento e desenvolvimento de quaisquer tipos de produto aplicado a quaisquer tipos de projeto, sendo ele de software ou não. Podemos dizer que o Scrum é mais um framework que uma metodologia, talvez mais a atitude da equipe envolvida do que um processo propriamente dito, ficando claro que o comprometimento da equipe é a base do sucesso do projeto.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo