O plano de gerenciamento do escopo do projeto é uma ferramenta de planejamento que descreve como a equipe irá definir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto, definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto, verificar o escopo do projeto e controlar o escopo do projeto. O desenvolvimento do plano de gerenciamento do escopo do projeto e o detalhamento desse escopo se iniciam pela análise das informações contidas no termo de abertura do projeto, pela declaração do escopo preliminar, pela última versão aprovada do plano de gerenciamento do projeto, pelas informações históricas contidas nos ativos de processos organizacionais e por quaisquer fatores ambientais relevantes para a empresa:

Coletar os requisitos: criação de um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como o escopo do projeto será definido as funcionalidades projeto e do produto, onde será necessário para atender as partes interessadas, sendo eu o sucesso depende totalmente no recolhimento das informações, por isso deve ser documento todas as expectativas do patrocinador, cliente e outras partes interessados no projeto. Sempre verificando e controlado a estrutura analítica do projeto EAP (Estrutura Analítica do Projeto) será criada e definida.

Definição do escopo: o escopo de um projeto descreve todos os seus produtos, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados. Descreve também o que é preciso fazer para que alcance seus objetivos com os recursos e funções especificados desenvolvidas de uma declaração do escopo detalhado do projeto, como a base para futuras decisões do projeto. Os riscos existentes, premissas e restrições são analisados para verificar a integridade do projeto, aonde o riscos adicionais, premissas e restrições vão sendo adicionados conforme há necessidade.

Criar EAP: subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. A EAP organiza e define o escopo total do projeto. A EAP subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. É possível agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho planejado contido nos componentes de nível mais baixo da EAP, denominados pacotes de trabalho. A EAP representa o trabalho especificado na declaração do escopo do projeto atual aprovada. Os componentes que compõem a EAP auxiliam as partes interessadas a visualizar as entregas do projeto.

Verificação do escopo: formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas. A verificação do escopo é o processo de obtenção da aceitação formal pelas partes interessadas do escopo do projeto terminado e das entregas associadas. A verificação do escopo do projeto inclui a revisão das entregas para garantir que cada uma delas foi terminada de forma satisfatória. Se o projeto foi finalizado antes do término (abortado), o processo de verificação do escopo do projeto deve determinar e documentar o nível e a extensão do término. A verificação do escopo difere do controle da qualidade porque a verificação do escopo trata principalmente da aceitação das entregas, enquanto o controle da qualidade trata principalmente do atendimento aos requisitos de qualidade especificados para as entregas. A inspeção inclui atividades como medição, exame e verificação para determinar se o trabalho e as entregas atendem aos requisitos e aos critérios de aceitação do produto. As inspeções recebem vários nomes, como revisões, revisões de produto, auditorias e homologações. Em algumas áreas de aplicação, esses vários termos possuem significados específicos e restritos. As entregas aceitas temo processo de verificação do escopo documenta as entregas terminadas que foram aceitas. As entregas terminadas que não foram aceitas são documentadas, juntamente com as razões da não aceitação. A verificação do escopo inclui a documentação de apoio recebida do cliente ou patrocinador e o reconhecimento da aceitação das entregas do projeto pelas partes interessadas. As mudanças solicitadas podem ser geradas a partir do processo de verificação do escopo e são processadas para revisão e destinação pelo processo de controle integrado de mudanças. As ações corretivas recomendadas são atualização dos documentos como o resultado do processo, verificar os documentos que definam o produto e o progresso da conclusão do produto.

Controle do escopo: controle das mudanças no escopo do projeto. O controle do escopo do projeto trata de influenciar os fatores que criam mudanças no escopo do projeto e de controlar o impacto dessas mudanças. O controle do escopo garante que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas recomendadas sejam processadas por meio do processo de controle integrado de mudanças do projeto. O controle do escopo do projeto também é usado para gerenciar as mudanças no momento em que efetivamente ocorrem e é integrado a outros processos de controle.

As mudanças não controladas são frequentemente chamadas de aumento do escopo do projeto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

Então finalizamos aqui este breve artigo. Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas podem ser registradas na seção de comentários, abaixo.

Um grande abraço!