O que é o AJAX

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

AJAX, acrônimo de Asynchronous JavaScript and XML, é uma técnica de desenvolvimento Web que permite a criação de aplicações mais interativas.

O que é AJAX?

AJAX, acrônimo de Asynchronous JavaScript and XML, é uma técnica de desenvolvimento Web que permite a criação de aplicações mais interativas. Um dos principais objetivos é tornar as respostas das páginas Web mais rápidas pela troca de pequenas quantidades de informações com o servidor Web, nos bastidores.

Além disso, evita-se que a página Web inteira tenha que ser recarregada cada vez que alguma nova informação precisa ser consultada no servidor. Em geral, isso significa que páginas Web com recursos AJAX permitem maior interatividade, velocidade de processamento e usabilidade.

Este é o primeiro de uma série de artigos sobre ASP.NET AJAX. O objetivo deste primeiro artigo é apresentar os bastidores do AJAX, independente do framework ASP.NET AJAX da Microsoft.

A idéia é fornecer uma base consistente de como trabalhar com várias das tecnologias usadas no AJAX para desenvolver uma infra-estrutura que permita criar aplicações Web mais interativas.

Para um bom entendimento deste artigo, é ideal que o leitor tenha um nível de conhecimento de básico a intermediário em HTML/XHTML, CSS, XML, ASP.NET 2.0 e C# 2.0 (ou Visual Basic 2005) e um nível de intermediário a avançado em JavaScript e DOM.

Os artigos posteriores estarão focados nas funcionalidades do framework gratuito ASP.NET AJAX, que foi disponibilizado pela Microsoft como uma extensão ao ASP.NET 2.0. Os leitores que entenderem os conceitos apresentados neste artigo, terão um domínio maior sobre o que acontece nos bastidores do framework ASP.NET AJAX, como em qualquer outro framework AJAX.

saiba mais Confira nossa Guia de ASP.NET MVC

Esse conhecimento é muito importante para um maior domínio do assunto, principalmente para aqueles desenvolvedores Web que pretendem criar componentes não visuais do lado do cliente ou controles ASP.NET AJAX personalizados.

Tecnologias usadas no AJAX

AJAX utiliza uma combinação de várias tecnologias padronizadas e não padronizadas de desenvolvimento para Web, conforme apresentado a seguir:

  • HTML (HyperText Markup Language)/XHTML (Extensible HyperText Markup Language): linguagem para criação de documentos Web;
  • CSS (Cascade Style Sheets): mecanismo para adicionar estilos aos documentos Web;
  • XML (Extensible Markup Language): formato que permite a criação de documentos estruturados com dados hierárquicos, sendo muito usado para troca de dados na Web;
  • ECMAScript: padrão de linguagem de script, cujas principais implementações são o JavaScript e o JScript;
  • XMLHttpRequest: objeto que define uma API com funcionalidades para scripts do lado do cliente para comunicação entre um cliente e um servidor usando o protocolo HTTP;
  • DOM (Document Object Model) para manipular a estrutura e o estilo de documentos Web dinamicamente;
  • JSON (JavaScript Object Notation): formato leve para intercâmbio de dados;
  • XSLT (Extensible Stylesheet Language for Transformation): linguagem para transformação de documentos XML;
  • Dentre outras tecnologias possíveis de serem utilizadas.

Todas as tecnologias citadas anteriormente, com exceção de XSLT, serão descritas em maiores detalhes e utilizadas para construir um exemplo prático completo.

Será apresentado um breve histórico do AJAX, uma explicação do termo Web 2.0, que tem sido muito utilizado atualmente e uma descrição da aplicação Web de exemplo a ser desenvolvida.

Um breve histórico do AJAX

Assim como DHTML (Dynamic HyperText Markup Language) e SPA (Single Page Application), o AJAX não é uma tecnologia, mas sim um termo que representa o uso de um grupo de tecnologias de desenvolvimento para Web. Antes da introdução do termo AJAX, um grande número de páginas já utilizava recursos do DHTML. O DHTML corresponde a um grupo de tecnologias usadas em conjunto para a criação de sites interativos e animados pela combinação de HTML, JavaScript, CSS e DOM.

saiba mais Confira nosso JavaScript Tutorial

Apesar de usar um subconjunto das tecnologias utilizadas pelo AJAX, o DHTML afeta dinamicamente a aparência de uma página com conteúdo HTML depois que ela foi completamente carregada e está sendo visualizada. Porém, sempre que há a necessidade de comunicação com o servidor Web, a página deve ser recarregada como um todo.

Uma das principais tecnologias nos bastidores do AJAX é o objeto XMLHttpRequest, que torna possível a característica mais atraente do AJAX: a sua natureza assíncrona. Esse objeto pode ser usado pelo JavaScript para transferir XML e outros dados textuais de um servidor Web para uma página Web, usando o protocolo HTTP por meio do estabelecimento de um canal de comunicação independente entre páginas Web do lado do cliente e do lado do servidor.

Apesar de, anteriormente, alguns desenvolvedores terem utilizado frames ocultos ou elementos IFRAME para comunicar com o servidor nos bastidores de forma assíncrona, atualmente o XMLHttpRequest é mais amplamente utilizado por ser suportado pelos browsers mais modernos do mercado e por permitir um maior controle na comunicação entre o cliente e o servidor.

O termo AJAX foi introduzido recentemente para designar um conjunto de tecnologias que permitem tornar a interação de usuários com a interface de uma aplicação Web mais rica e produtiva.

Conforme foi citado anteriormente, o acrônimo AJAX significa Assyncronous JavaScript and XML. Ele foi introduzido por Jesse James Garrett, presidente e fundador da empresa Adaptive Path, no artigo “Ajax: A New Approach to Web Applications”, que foi publicado há pouco mais de 2 anos, em 18 de fevereiro de 2005.

O artigo não apresentou nenhuma técnica revolucionária de desenvolvimento para Web, mas introduziu um novo termo simples e representativo para um conjunto de tecnologias que já estavam sendo utilizadas.

Além disto, Garret explicou de forma clara e sucinta como essas tecnologias melhoravam a experiência dos usuários com aplicações Web, inclusive citando as seguintes aplicações pioneiras como exemplo: Google Suggest e Google Maps.

No final deste artigo são apresentados links para essas aplicações e para o texto que introduziu o termo AJAX.

Web 2.0

O termo Web 2.0 não possui uma definição formal, mas é comumente usado para se referir a aplicações Web que encorajam interação social e contribuição coletiva para o bem comum. O termo também é usado para se referir a técnicas de programação Web que têm como principal objetivo fornecer uma interface rica e amigável. Atualmente, o conjunto dessas técnicas de programação Web tem sido comumente denominado AJAX.

Descrição da aplicação Web de demonstração

Durante a apresentação teórica do artigo, uma aplicação Web de demonstração será desenvolvida para ilustrar várias das tecnologias usadas no AJAX. A interface será desenvolvida com XHTML 1.1 e uso de CSS 2 para sua formatação.

ASP.NET 2.0 e ADO.NET 2.0, com a linguagem C# 2.0 (uma versão com a linguagem Visual Basic 2005 estará disponível para download), e outros recursos do .NET Framework 2.0 serão usados para consultar o SQL Server 2005 e construir respostas dinâmicas para o cliente.

A comunicação entre o browser e o servidor Web será estabelecida com uso do objeto XMLHttpRequest, sendo que os dados serão transportados nos formatos: XML e JSON. O JavaScript 1.5 será usado do lado do cliente nos bastidores, de modo a funcionar nos principais browsers atuais, com a função de estabelecer a comunicação com o servidor Web e atualizar a interface com os dados recebidos como resposta. A tecnologia DOM será usada nos códigos JavaScript do lado do cliente.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?