Revista MSDN Magazine Edição 31 - Desenvolvendo uma aplicação completa com ASP.NET 2.0 - Parte 3

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Em continuação ao Mini-Curso de ASP.NET, apresentaremos a seção de segurança e solicitação de orçamento.

msdn31_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Desenvolvendo uma aplicação completa com ASP.NET 2.0 - Parte 3

 

Em continuação ao Mini-Curso de ASP.NET, apresentaremos a seção de segurança e solicitação de orçamento. É importante ficar atento ao processo passo a passo, para que você possa executar o Mini-Curso e aproveitar ao máximo o que será apresentado.

Segurança

Através do ASP.NET Configuration Site, podemos trabalhar toda a segurança da aplicação. Abra o ASP.NET Configuration Site pelo Solution Explorer clicando no ícone conforme a Figura 1.

 

image002.jpg

Figura 1. ASP.NET Configuration Site

Clique na guia Security, onde a primeira configuração necessária é a autenticação, que podemos trabalhar de duas formas:

·        Internet (Forms): a autenticação é baseada em um formulário de login e a autenticação feita “na mão” pelo desenvolvedor;

·        Intranet (Windows): a autenticação é baseada no login na rede, ou seja, não necessita de nenhum trabalho de autenticação. É mais utilizado em aplicações corporativas.

Vale lembrar que muitas configurações de segurança usarão um BD especial criado automaticamente pelo ASP.NET, o aspnetdb.

 

Problemas com o aspnetdb no SQL Server 2005 Express?

Caso tenha problemas, devido ao banco aspnetdb não estar registrado no SQL Server 2005 Express Edition, você pode utilizar o aspnet_regsql.exe (C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727) para criar o database.

Verifique também, no arquivo machine.config (C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727\CONFIG), se no node a entrada LocalSqlServer está apontando corretamente para o database criado.

 

Clique em Select Authentication Type localizado em Users. Altere a configuração para From the Internet, pois trabalharemos com o tipo Forms, e clique em Done. Com isso já temos toda a parte de autenticação pronta, isso mesmo, pronta!

Volte ao Visual Studio (sem fechar o site de configuração) e entre na Master Page. Abaixo do SiteMap, adicione um LoginView, localizado na categoria Login da ToolBox. Esse controle tem como objetivo criar Multiviews de acordo com o status do usuário (Logado ou Anônimo).

A visualização default é a anônima, então arraste um controle Login sobre o LoginView"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?