Nesta aula entenderemos a importância do aprendizado do C# e como este projeto será construído utilizando conceitos básicos desta linguagem. Se você nunca programou ou está iniciando no C# este curso lhe ajudará a sair do conhecimento zero.
Para começar, entenderemos os passos existentes na criação de uma aplicação que calcula o gasto de tinta para pintar um cômodo. Por onde começar? Quais são os passos necessários em seu desenvolvimento? Estas e outras perguntas serão respondidas.
Aula 3 - Lendo informações digitadas pelo usuário
Para que nossa calculadora funcione adequadamente, devemos permitir ao usuário informar os dados necessários para a realização dos cálculos. Aprenderemos a ler as informações digitadas pelo usuário e entender um pouco mais sobre variáveis.
Aula 4 - Calculando a litragem de tinta necessária
Agora que temos os cálculos da área das paredes e da área do teto prontos, podemos fazer o cálculo do gasto de tinta facilmente. Mostraremos como armazenar estes cálculos em variáveis e usá-los em uma fórmula para retornar o resultado ao usuário.
Aula 5 - Melhorando o código com constantes
A aplicação já faz o que precisamos. No entanto, seu código precisa de algumas melhorias. Então, aprenderemos a utilizar constantes para facilitar a leitura do código.
Aula 6 - Introdução à Orientação a Objetos
O C# é uma linguagem de programação orientada a objetos. Até o momento, nossa aplicação foi feita de forma estruturada e precisamos mudar isso. Vamos entender sobre o que é a orientação a objetos.
Aula 7 - Criando a classe Calculadora
Agora que identificamos que a classe Calculadora é a principal classe que precisamos nesta aplicação, vamos aprender a criar uma classe no Visual Studio e como incluir atributos a mesma.
Aula 8 - Criando o método CalcularAreaParede()
A classe Calculadora já possui os atributos para a área das paredes e a área do teto. Porém, esta classe também precisa realizar os cálculos que preencherão estes atributos. Portanto, nesta aula criaremos o método CalcularAreaParedes.
Aula 9 - Cálculo da área do teto e a litragem de tinta
Nossa calculadora está quase completa. Para realmente representarmos uma calculadora de gasto de tinta em nossa aplicação ainda precisamos dos métodos CalcularAreaTeto e CalcularLitragemNecessaria, que serão criados nessa aula.
Aula 10 - Protegendo os atributos da classe
Um detalhe a levar em consideração é a acessibilidade dos atributos das classes. Não faz sentido mantê-los com acessibilidade pública, onde qualquer um pode alterá-los. Dessa forma, precisamos alterar o modificador de acesso destes atributos.