Utilizando a ferramenta PowerDesigner na modelagem de aplicações

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (4)  (0)

Este artigo aborda o uso da ferramenta PowerDesigner, desenvolvida pela Sybase, voltada para a modelagem, possibilitando a combinação de modelagem de aplicações como modelagem de dados, diagramas UML, e técnicas de modelagem de processo de negócios.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Ferramentas

Utilizando a ferramenta PowerDesigner na modelagem de aplicações

 

 

Para que se otimize recursos no desenvolvimento de uma aplicação, aumentando sua qualidade e confiabilidade, é importante utilizar ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering).

Este artigo aborda o uso da ferramenta PowerDesigner, desenvolvida pela  Sybase, voltada para a modelagem, possibilitando a combinação de modelagem de aplicações como modelagem de dados, diagramas UML, e técnicas de modelagem de processo de negócios. Aqui abordaremos a construção de um destes modelos, através da construção de um diagrama de classes a partir de um estudo de caso.

A Sybase PowerDesigner gera modelos de dados de vários tipos e estilos, e exporta o código gerado por seus modelos para diversas linguagens de programação.

Descrição do cenário

Para demonstrar parte das funcionalidades desta ferramenta é utilizado um diagrama de classes apresentando um fragmento do modelo de um sistema de livraria, conforme mostra a Figura 1. As classes Cliente e Livro representam os cadastros básicos. A classe Pessoa representa uma generalização da classe Cliente, incluindo seu Endereço. A classe Pedido registra as compras realizadas pelos clientes. A classe ItemPedido representa os pedidos de Livros realizados por um cliente em um pedido. 

 

Figura 1. Modelo de Classes do estudo de caso

Criando o diagrama de classes

A ferramenta possui uma janela inicial (ver Figura 2) dividida em duas partes, onde é possível navegar nas suas funcionalidades. Do lado esquerdo, é possível navegar pelos diagramas que já foram gerados, ou ainda, por componentes e atributos já incluídos no diagrama. Do lado direito, se encontra a área de construção do diagrama, onde este será projetado, e suas classes e respectivos relacionamentos inseridos.

 

Figura 2. Janela Inicial

 

Para se construir o diagrama de classes anteriormente proposto, deve-se acessar a barra de menu File à New. Um assistente de criação de diagramas é exibido, conforme a Figura 3. Muitos são os tipos de diagramas possíveis de serem desenvolvidos com a ferramenta PowerDesigner. Selecionaremos o modelo orientado a objetos, ou ObjectOrientedModel. Algumas definições podem ser efetuadas para o diagrama a ser criado. Neste caso, as configurações se manterão. A opção New model foi escolhida por ser um novo diagrama a ser criado. Em Model Name, o nome do novo modelo será preenchido com modeloLivraria. A opção Object Language é a linguagem base que o PowerDesigner trabalhará na criação do diagrama. Em caso de futuras exportações de dados, é possível exportar para uma linguagem de desenvolvimento definida nesta opção. Utilizaremos a linguagem Java. Esta não é uma escolha definitiva, já que esta linguagem pode ser alterada no projeto a qualquer momento. A opção First diagram ficará com o valor Class Diagram, por ser um diagrama de classes o projeto que será desenvolvido.

 

Figura 3. Assistente de criação de diagramas

 

Em seguida, a janela de construção de diagramas é disponibilizada, com o documento em branco e uma caixa de ferramentas com os componentes necessários para a construção deste. Esta paleta de ferramentas contém componentes de inserção de classes e relacionamentos entre elas.

Inserindo as classes no diagrama

Para inserir cada classe no novo diagrama, será utilizado o componente Class, representado pelo ícone  da caixa de ferramentas, clicando então na área reservada para a construção do modelo. A opção de pop-up das classes possibilita ter acesso a todas as suas propriedades. Para abrir uma janela com todas estas propriedades dividias em abas, deve-se clicar com o botão direito do mouse na classe criada e selecionar a opção Properties, ou simplesmente dar um clique duplo sobre a classe. A aba "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?