É de conhecimento de todos que grandes fornecedoras de soluções computacionais como Microsoft, Oracle, IBM e Cisco oferecem programas para a certificação em inúmeras tecnologias. Com tais iniciativas essas empresas procuram, em termos gerais, estabelecer parâmetros capazes de avaliar o nível real conhecimento de profissionais em um produto ou plataforma específicos.

Podem ser mencionados como fatores que atestam a importância das certificações na área de TI:

  • É um meio de se obterem conhecimentos de maneira abrangente e estruturada ou ainda, preencher lacunas de aprendizado;
  • Podem significar um diferencial em entrevistas, sendo utilizadas inclusive como critério de desempate na escolha por um candidato;
  • Atestam a disciplina e a capacidade de autoaprendizado do profissional;
  • Têm se tornado um requisito em muitas empresas de desenvolvimento; sobretudo naquelas que participam em licitações governamentais ou ainda, que estão buscando alguma tipo de parceria junto a um fornecedor de software/hardware;
  • Podem “abrir portas”, sobretudo quando a falta de uma maior experiência se revela um fator limitante.

Por enfatizar a busca e a consequente assimilação de novos conhecimentos, a certificação em uma tecnologia exige de um profissional:

  • Disciplina;
  • Auto-aprendizado (não basta apenas participar de um treinamento);
  • Paciência;
  • Conhecimento teórico e prático da tecnologia considerada;
  • A correta dosagem entre compreensão e memorização dos tópicos estudados;
  • Inglês técnico (muitas vezes uma prova pode não estar disponível em português ou mesmo não contar com uma tradução confiável; contudo, isto não implica na necessidade de se possuir um alto grau de proficiência na língua inglesa).

O planejamento para se conquistar uma certificação costuma envolver:

  • A participação em cursos presenciais voltados especificamente para este fim, muito embora esta prática seja opcional (exceto em situações nas quais a obrigatoriedade de um curso oficial seja um pré-requisito, o que não costuma ser o caso em certificações da Microsoft);
  • A realização de estudos por conta própria (fundamental em qualquer situação);
  • A utilização de livros voltados especificamente para um determinado exame. A Microsoft costuma publicar livros específicos para cada prova, sendo que estes são conhecidos como “Training Kits”;
  • A assimilação de conceitos teóricos e a realização de exercícios práticos emulando situações reais;
  • Efetuar o maior número possível de simulados, avaliando quais erros são cometidos de forma mais frequente; a partir disso, focar no estudo desses itens, enfatizando assim pontos em que há uma maior dificuldade de aprendizagem. Geralmente, a aquisição de um “Training Kit” contempla além do livro preparatório, um software contendo uma série de simulados. Alguns parceiros da Microsoft também comercializam este tipo de solução, podendo ser destacados neste caso as empresas MeasureUp (http://www.measureup.com/) e SelfTest (http://www.selftestsoftware.com/);
  • A participação em fóruns, grupos e listas de discussão (seja postando dúvidas ou ainda, acompanhando discussões iniciadas por outros usuários);
  • A elaboração de resumos e anotações sobre tópicos abordados pelo exame;
  • O agendamento da prova. No caso da Microsoft, a inscrição é realizada por meio do site da Prometric (http://www.prometric.com), empresa esta responsável pela aplicação de exames em um centro autorizado (durante o preenchimento das informações são exibidas todas as cidades brasileiras com estabelecimentos credenciados, bem como os respectivos endereços destes últimos). Importante destacar que a Prometric exige o pagamento pelo exame por meio do uso de um cartão de crédito internacional. Descontos e códigos promocionais podem ser concedidos através de “vouchers” (isto será discutido mais adiante);
  • E por fim, realizar a prova na data e local agendados previamente. Ao término da mesma será fornecido o resultado; em caso de reprovação, uma segunda tentativa implicará em um novo pagamento pelo mesmo exame em questão (a não ser que exista alguma campanha promocional, conforme será explicado mais adiante ao se considerar o caso das certificações Microsoft).

As novas certificações do Visual Studio 2012

O lançamento oficial da nova versão do Visual Studio no segundo semestre de 2012 trouxe uma série de novidades, tais como o suporte ao desenvolvimento de aplicações para o Windows 8 (através da nova interface conhecida como Metro), sites baseados em HTML 5, recursos visando uma maior produtividade no dia-a-dia dos programadores, dentre outras funcionalidades.

Como já acontecia com os releases anteriores, a partir da liberação do Visual Studio 2012 e do .NET Framework 4.5 a Microsoft disponibilizou novos exames de certificação, com estes últimos já contemplando os recursos da nova versão da plataforma .NET.

O link abaixo fornece uma visão geral sobre os novos exames:

http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/visual-studio-all.aspx

Basicamente, existem três caminhos possíveis para certificação e que resultam na obtenção do título de MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer):

  • MCSD - Windows Store Apps Using HTML5: desenvolvimento de soluções para o Windows 8 envolvendo a utilização de HTML5, CSS3 e JavaScript;
  • MCSD - Windows Store Apps Using C#: certificação também relacionada à programação de aplicações para o Windows 8, estando contudo baseada apenas na utilização de recursos da linguagem C#;
  • MCSD - Web Applications: carreira voltada à construção de soluções Web, englobando o uso de HTML5, CSS3, JavaScript, do framework ASP.NET MVC, de mecanismos da plataforma Windows Azure e de Web Services.

Na Figura 1 encontra-se uma representação esquemática destas certificações, estando detalhados ainda os exames que previstos pelas mesmas.

Novas certificações do Visual Studio 2012/.NET Framework 4.5 (Fonte: Microsoft)

Figura 1: Novas certificações do Visual Studio 2012/.NET Framework 4.5 (Fonte: Microsoft)

Conforme é possível observar, as diferentes carreiras MCSD são formadas por três exames. No caso das certificações MCSD - “Windows Store Apps Using HTML5” e “MCSD - Web Applications”, o primeiro exame em ambas é o de código 70-480 (Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3).

A Microsoft anunciou recentemente a possibilidade de realizar o exame 70-480 de maneira gratuita (até o final de Março/2013), bastando apenas informar um código promocional/voucher (“HTMLJMP”) durante o pagamento da inscrição no site da Prometric. Estando inclusive disponível em português, a prova é baseada no uso de construções em HTML5 e CSS3:

http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?id=70-480

Trata-se de uma excelente oportunidade, existindo inclusive um treinamento que pode auxiliar nos estudos para esta prova dentro da Microsoft Virtual Academy:

http://www.microsoftvirtualacademy.com/tracks/developing-html5-apps-jump-start

Utilizar também materiais auxiliares é recomendável ao se preparar para o exame 70-480 (mesmo porque ainda não há um “Training Kit” oficial), podendo neste caso serem citadas as seguintes publicações:

Os dois primeiros livros são obras de um dos principais autores em língua portuguesa sobre tópicos como HTML e CSS (Maurício Samy Silva). Já a terceira publicação é parte da série “Head First” (também conhecida no Brasil como “Use a Cabeça”), a qual se propõe a incentivar o aprendizado de novas tecnologias por meio de uma leitura leve, descontraída e que facilite a memorização de variados tópicos.

Quanto aos demais exames, é fornecida a seguir uma descrição geral a respeito dos mesmos (maiores informações podem ser obtidas no site da Microsoft):

  • Exames 70-481 (Essentials of Developing Windows Store Apps using HTML5 and JavaScript) e 70-482 (Advanced Windows Store App Development using HTML5 and JavaScript): abordam o uso de recursos de HTML5 e JavaScript no desenvolvimento de soluções para o Windows 8, com ambas as provas sendo parte da carreira "MCSD - Windows Store Apps Using HTML5";
  • Exames 70-483 (Programming in C#), 70-484 (Essentials of Developing Windows Store Apps using C#) e 70-485 (Advanced Windows Store App Development using C#): cobrem a utilização de C# na construção de aplicações voltadas ao Windows 8; todos esses exames compõem a carreira "MCSD - Windows Store Apps Using C#";
  • Exames 70-486 (Developing ASP.NET MVC 4 Web Applications) e 70-487 (Developing Windows Azure and Web Services): testes exigidos pela certificação "MCSD - Web Applications", prevendo o desenvolvimento de soluções baseadas nas tecnologias ASP.NET MVC 4, WCF e Windows Azure.

A Microsoft tem por costume lançar periodicamente promoções conhecidas como "Second Shot". Quando isto acontece, existe a possibilidade de se refazer um exame (uma única vez) ao ser reprovado no mesmo, sem que isto implique na necessidade de um novo pagamento junto à Prometric.

Existe atualmente uma promoção deste tipo em curso, sendo possível adquirir vouchers para a realização de provas até 31/05/2013. Ao se comprar um pacote para a realização de todos os exames de uma certificação, a Microsoft permite que os mesmos sejam feitos até 31/12/2012; no caso de provas individuais, a validade de um voucher vai até o dia 31/05/2013. Maiores informações sobre isto podem ser obtidas no endereço:

https://www.prometric.com/en-us/clients/Microsoft/Pages/Second-Shot-FAQ.aspx

OBSERVAÇÃO: As diferentes promoções aqui citadas (realização gratuita do exame 70-480, Second Shot) ainda eram válidas no período em que este artigo foi elaborado (Novembro/2012).

Conclusão

Conforme discutido ao longo deste artigo, certificações podem não apenas atestar o conhecimento em uma determinada tecnologia, como também abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

No entanto, alcançar uma certificação não pode ser visto como a solução de todos os problemas. A experiência profissional ainda pesará e muito em processos seletivos ou, mesmo, no dia-a-dia dentro de uma organização. Além disso, procure evitar o uso de "colas eletrônicas" (também conhecidas como "braindumps") na preparação para um exame; muitos profissionais costumam recorrer a este tipo de recurso e, em situações reais, acabam por demonstrar que não possuem o grau de conhecimento que alegaram por serem certificados.

O ideal é que o processo de certificação estimule o desejo de pesquisar e se aprofundar em uma série de tópicos, acrescentando novos conhecimentos ou, mesmo, melhorando as habilidades em uma tecnologia com a qual já se tem contato.

Espero que o conteúdo aqui abordado possa ser útil e estimular seus estudos. Até uma próxima oportunidade!