Depois que você terminou de codificar sua aplicação, você deve estar pronto para publica-la no ambiente de produção. Nesse momento, você deve levar em conta alguns passos importantes para serem seguidos, e tirar o melhor proveito possível dos recursos Asp.Net.

Por padrão, os Web Projects tem o código pré-compilado quando é feito o Deployment da aplicação o que já garante um ganho de performance muito grande. Uma vez que, a cada requisição de uma pagina, não é necessário um trabalho extra de pre-compilação como acontecia nos WebSites.

No nosso exemplo, vamos utilizar o Visual Studio 2010 Express, nessa versão já temos a possibilidade de publicar Web Projects. Vale apena explicar que, o Visual Studio oferece varias formas de se publicar aplicação, porem não sera explicado aqui a fundo cada uma delas, de outra forma, vamos focar no “File System”, dessa forma, será possível publicar nosso projeto em um diretório local do computador ou também em uma pasta mapeada na rede.

Siga os passos abaixo para publicar um Projeto utilizando o Visual Studio 2010, após esse processo vamos configurar a aplicação no servidor IIS(Internet Information Service):

1º Passo: Com o projeto aberto no Visual Studio 2010, você pode começar o deploy de duas formas. Clicando com o botão direito no projeto dentro da Solution Explorer e acessando a opção Publish ou acessando o menu Build >> Publish [ProjectName]. Seja qual for a opção escolhida, você chegara a uma janela como a exibida abaixo.

Passo 1

Os recursos disponíveis para publicar um Projeto foram incrementados na versão 2010 do Visual Studio, o que permite gravar perfis que podem ser acessados posteriormente rapidamente através da barra de Publish rápida.

Como citado anteriormente, existem vários métodos de Publish, mas vamos se focar no método File System.

File System publish Method

Você pode perceber que, no campo Target Location, é possível clicar no botão pesquisa [...] e selecionar uma pasta local ou mapeada na rede, semelhante a qualquer software do ambiente Windows. Nesse momento, escolha o diretório que seja mas adequado para o seu primeiro Deploy e vamos para o próximo passo. Selecione a opção “Delete all existing file prior to publish” para garantir que sempre terá a versão mais recente dos arquivos publicados.

Passo 2: Após clicar em “Publish”, o Visual Studio prepara e publica o seu projeto no diretório selecionado, e você pode perceber que não é mais possível ver os arquivos .cs de codeBehind que foram compilados em dll’s.

Build folder

Passando por esses dois passos estamos prontos para disponibilizar nossa aplicação no IIS(Internet Information Service). Nesse ponto, é necessário que seu computador ou servidor de testes possua o IIS instalado e configurado para executar aplicações Asp.Net. Você pode acessar o IIS no Windows 7 por exemplo, clicando no menu iniciar e na caixa de pesquisa digitar IIS.

Por padrão o IIS já vem com um Default Web Site criado, vamos utiliza-lo para configurar o nosso projeto. Vou utilizar o gerenciador do Internet Information 7.5, então, esses passos podem mudar de acordo com a versão do IIS disponível na sua maquina, então vamos la.

O Internet Information Service 7.5 trabalha com Pools de aplicações, portanto vamos começar preparando esses Pools para nossa aplicação. A primeira coisa a se fazer, será identificar a versão do Asp.Net configurada no Pool que iremos utilizar, na barra lateral do IIS, selecione “Pool de Aplicativos” , sera exibida uma lista com os Pools já criados, vamos adicionar um novo para nossa aplicação. Clique como o botão direito sobre a área vazia e selecione “Adicionar Pool de Aplicativos”, a janela a seguir abrirá:

Adicionar Novo Pool

Agora, digite no campo Nome uma identificação para o seu novo Pool, eu optei por colocar “MinhaApp”, bem simples não é. Agora, em Versão do .NET Framework, selecione na lista o .NET Framework 4.0, no caso para aplicações que tenham sido criadas nessa versão, mas nada impede que você utilize outras versões anteriores, mas eu recomendo isso somente quando não houver opção para migração da sua aplicação, em outros casos converta o projeto para a versão mais recente.

Vamos seguir, agora em Default Web Site, clique com o botão direito e selecione no menu que aparece a opção Adicionar Aplicativo:

Adicionar App


Feito isso, sera aberto uma janela como a exibida a baixo:

Nova Application

Você agora deve preencher os dados conforme seja necessário para sua Aplicação, mas basicamente algumas informações são importantes:

Alias: Apelido para a sua Aplicação, sera esse nome que você ira acessar no Browser.

Pool de Aplicativos: Nessa opção, selecione o Pool de Aplicativos que criamos anteriormente, clicando em [Selecionar...].

Caminho Físico: Nessa opção, selecione o caminho físico onde você fez o Deploy da sua aplicação.

Selecione OK par continuar, nesse momento, se você seguiu todos os passos corretamente, a sua aplicação deve estar publicada e pronta para teste. Por padrão, o servidor IIS esta instalado na porta HTTP 80, portanto para acessar o exemplo, basta no Browser digitar: http://localhost/[NomedaMinhaApp] . Bom, agora é hora da prova, se tudo deu certo a pagina deve abrir corretamente.

É claro, existem outras configurações que podem ser feitas para tirar proveito do pode do Asp.net e do Internet Information Service, mas meu objetivo nesse texto é apenas introduzir e tirar algumas duvidas que percebo. Espero ter ajudado pessoal, até mais ;)

 

Twitter: http://twitter.com/#!/altieritga

Contato: altieritga@gmail.com