Do que trata o artigo

Este artigo apresenta, de forma clara e concisa, noções sobre a disciplina de Gerência de Projetos, os principais componentes dessa disciplina, alguns “frameworks” de desenvolvimento e gerência e, ao final, um conjunto de tarefas que são aplicadas à disciplina de gerência de projetos em metodologias ágeis de desenvolvimento de software (exceto Scrum).


Para que serve

Equipes que estão se formando muitas vezes não aceitam a aplicação de processos para o desenvolvimento de software, principalmente equipes de pequeno porte. Porém, conforme vão adquirindo maturidade, fica perceptível a importância do processo e, principalmente, a importância de atividades específicas para gerenciar o processo de desenvolvimento.


Em que situação o tema é útil

A Gerência de Projetos é importante não só para equipes de grande porte. Toda equipe precisa de um guia, um norte para o processo de desenvolvimento e para tomada de decisões. Se sua equipe não foca o processo de Gerência de Projetos, esse pode ser o momento para pensar nisso. A ação de alguém mais experiente guiando a equipe pode ser muito bem-vinda.

Resumo do DevMan

A primeira parte deste artigo apresenta uma noção geral sobre o que é Gerência de Projetos, a importância dessa disciplina e o papel do Gerente de Projetos na condução de qualquer atividade mais complexa e “frameworks” para a condução de projetos na área de desenvolvimento de software. A segunda parte do artigo fala especificamente sobre Gerência de Projetos no desenvolvimento de software e suas especificidades. A terceira e última parte apresenta um conjunto de tarefas para a condução das ações do Gerente de Projetos em equipes de pequeno porte e/ou, para equipes que utilizem metodologias ágeis para desenvolver suas atividades.

No decorrer de qualquer projeto que demande um mínimo de processo, uma das atividades mais complexas é a atividade de Gerência de Projetos. A Gerência de Projetos demanda, além da imensa capacidade técnica do Gerente, uma competência única na gestão de processos, bem como, uma capacidade ímpar de lidar com e liderar seus pares.

Muito se fala, muito se prega sobre a atividade de Gerência de Projetos. Diversos guias (frameworks) surgiram buscando uma proposta ideal de solução de gerência. Todos esses guias têm em comum a ideia do que é Gerência de Projetos.

Segundo a 4ª Edição do PMBok, de 2008, [PMBOK2008], “Gerência de Projetos é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Temporário considerando o ciclo de vida de desenvolvimento de qualquer projeto, não importa sua natureza. Todo projeto tem períodos de início, meio e fim, embora o produto resultante possa ter um ciclo de vida diferenciado.

Em geral, quando se pensa em obter um Resultado Exclusivo, é utilizada a técnica de Elaboração Progressiva, ou seja, o produto (ou serviço) evolui progressivamente, em etapas.

Citando o processo PMI, [IBM2005] identifica os nove pontos chaves da atividade de Gerência de Projeto, que são:

· Gerenciamento de Integração – descreve o processo necessário para realizar a integração dos diversos elementos componentes do projeto, dando ênfase aos planos de execução e ao plano de gerência de mudanças no projeto;

· Gerenciamento de Escopo – descreve o processo de controle definido para assegurar que o projeto está devidamente delimitado, de forma que todas as atividades necessárias para atingir a meta final do projeto foram especificadas e não mais do que isso. Esse processo tem uma ligação muito forte com a especificação dos requisitos do projeto, bem como, com a gerência de mudanças no projeto;

· Gerenciamento de Prazos – descreve o processo de controle definido para assegurar que cada uma das atividades das diversas iterações será executada no prazo correto e para garantir que o prazo final para a execução do projeto será cumprido, com uma margem mínima de erros;

· Gerenciamento de Custos – descreve o processo de controle definido para assegurar que cada uma das atividades das diversas iterações será executada visando manter uma margem mínima de interferência no custo do projeto. Deve seguir de perto o processo de gerência de mudanças do projeto, considerando que a mesma tende a gerar novos custos e, muitas vezes, custos não previstos no projeto;

· Gerenciamento de Qualidade – descreve o processo de controle definido para assegurar que cada uma das atividades de verificação contínua da qualidade será executada, mantendo o andamento do projeto devidamente alinhado com as características especificadas para o mesmo;

· Gerenciamento de Recursos Humanos – descreve o processo de controle definido para assegurar que os membros da equipe designada para o desenvolvimento do projeto atuem de forma coesa para que a mesma consiga atingir suas metas e encerrar o projeto no prazo e custo estipulados. Essa atividade está envolvida diretamente com questões de planejamento organizacional, definição e capacitação técnica dos membros da equipe;

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