Introdução ao PMI, PMBoK e ao PMP

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (10)  (2)

Veja neste artigo uma introdução ao PMI, ao Guia PMBoK e ao PMP, três conceitos fundamentais para qualquer candidato a futuro gerente de projetos.

Introdução

O gerenciamento de projetos tem três conceitos bastante importantes para os profissionais que desejam se aventurar nesta área, são eles: quem é o PMI (Project Management Institute), o que é o PMBoK (Project Management Base of Knowledment) e, por fim, o que é o PMP (Project Management Professional).

O PMI é uma antiga e bastante importante instituição que deu origem tanto ao PMBoK quanto ao PMP. O Guia PMBoK é um guia de boas práticas. Verificamos que ele é apenas um guia e não uma metodologia, não é algo “amarrado”. Nele são apresentados diversos processos e ferramentas, mas não se usa tudo, e sim conforme a necessidade do projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas sugere boas práticas. A equipe determina quais processos são apropriados, ou seja, há processos que em determinado projeto são inapropriados. O PMP é uma certificação criada pelo PMI para atestar o conhecimento e a experiência dos gerentes de projetos a fim de credenciá-los como um gerente de projetos apto a exercer a profissão.

PMI

Logomarca do PMI
Figura 1: Logomarca do PMI

O PMI é uma associação sem fins lucrativos bastante antiga fundada em 1969, com sede na Pensilvânia nos Estados Unidos, que tem como objetivo reunir profissionais da área de gerenciamento de projetos para trocarem experiências e conhecimentos, identificar e reunir boas práticas de gerenciamento de projetos, estabelecer uma ética na profissão e certificar profissionais da área.

Essa importante organização está presente em mais de 185 países com mais de 600 mil membros afiliados.

PMBoK

PMBoK é um guia que oferece uma visão geral sobre o gerenciamento de projetos. Por se tratar de um guia, não encontramos informações ou descrições completas nele e sim explicações bastante vagas, por isso muitas vezes é um pouco complicado entender o guia PMBoK. Outra característica importante é que o PMBoK oferece um vocabulário comum que foi identificado pelos profissionais da área. Esse vocabulário comum ajuda bastante na comunicação entre os profissionais da área que, conhecendo uma terminologia, podem referenciá-la sempre que for necessário, sem precisarmos entrar em maiores detalhes. Além disso, o PMBoK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Portanto, um profissional em gerenciamento de projetos de uma empresa poderia ter um determinado processo para gerenciar os projetos da sua empresa, no entanto, esse processo usado por esse profissional poderia não constar no guia PMBoK. Isso ocorre porque provavelmente esses profissionais que ajudam a criar e atualizar o guia PMBoK não identificaram que esse processo seja determinante ou tão útil nos projetos que lhes garantam uma chance maior de sucesso. Assim, diante de um conjunto grande de conhecimentos em gerenciamento de projetos tem-se um consenso geral num subconjunto desse grande conjunto de conhecimentos e registram-se eles. Esse conhecimento pode ser uma ferramenta que poderia ser utilizada, ou mesmo um processo ou uma prática.

PMP

O PMP (Project Management Professional ou Profissional de Gerenciamento de Projetos) é uma certificação criada e gerenciada pelo PMI. Esta certificação é a mais reconhecida e respeitada do mundo no que tange a área de Gerenciamento de Projetos, independente da área que o gerente atue. No ano de 1999 o PMI tornou-se a primeira organização do mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

Para o profissional obter a certificação PMP ele deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, além de concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.

Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

  • Categoria I diz que profissionais com terceiro grau completo devem possuir 4.500 horas de experiência nos últimos seis anos;
  • Categoria II diz que profissionais com segundo grau completo devem possuir 7.500 horas de experiência nos últimos oito anos.

Em todo mundo existem mais de 400.000 profissionais certificados PMP em mais de 165 países.

No site do PMI (www.pmi.org) encontram-se mais informações sobre a certificação, como a Visão Geral da Certificação, através do PMP Handbook, Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, através do PMI Code of Ethics and Professional Conduct, Inscrição online para o Exame de Certificação PMP, através do Online Application Form, Dicas de Preparação da Inscrição para Certificação PMP, através do Application Checklist, Locais de Realização dos Exames, através do Examination Locations, além de diversas outras informações importantes para guiar o profissional que deseja obter a certificação.

Conclusão

Neste artigo vimos que o PMI é uma instituição americana responsável pela fomentação da área de gerenciamento de projetos com mais de quatro décadas de existência. O PMBoK é um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos que foi criado e está constantemente sendo atualizado pelos profissionais que fazem parte do PMI. Este guia é amplamente reconhecido e contém diversas práticas que são aplicáveis à maioria dos projetos. O guia PMBoK é um consenso geral dos profissionais em gerenciamento de projetos que registram apenas práticas na qual realmente podem aumentar as chances de sucesso nos projetos. O PMP é a mais importante certificação em gerenciamento de projeto criada e gerenciada pelo PMI.

Bibliografia

  • Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBoK), 4º edição. Pensylvania, PMI, 2008.
  • PMP Use a Cabeça!
  • HELDMAN, Kim. Gerência de projetos, Guia para o exame official do PMI. 5º edição, PMI. Campus, 2009.

Links Úteis

  • Como escolher Product Owners:
    Este artigo apresenta o planejamento de um projeto para a criação do cadastro de clientes da empresa fictícia. O planejamento será realizado conforme o guia PMBOK.

Saiba mais sobre Gerencia de Projeitos ;)

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?