Este artigo é útil para os desenvolvedores que desejam utilizar novas formas de comunicação e interação com suas Apps por parte dos usuários, notificar sobre novas notícias, exibir novas imagens nos Tiles, criar notificações push.
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo será útil para os
desenvolvedores que desejam utilizar novas formas de comunicação e interação
com suas Apps por parte dos usuários, por exemplo, notificar sobre novas
notícias, exibir novas imagens nos Tiles, a partir de um mecanismo que funciona
mesmo com a App fechada, e que consome pouco recurso do telefone, como bateria.
No Windows Phone, com o número
crescente de Apps, temos que sempre estar dispostos a nos diferenciar dos concorrentes,
com isso, um dos diferenciais pode ser notificar o usuário sobre algum evento
importante em tempo real, ou mesmo de tempos em tempos dependendo do propósito
da App. Além disso, podemos utilizar as notificações Push não apenas como
diferencial, mas também como “core” da App, por exemplo, em jogos por turno.
Desse modo, esse artigo se propõe a
abordar como podemos trabalhar com notificações Push no Windows Phone 8.
Push Notifications
Podemos descrever as notificações
Push como mensagens que contêm informações e podem ser recebidas pelas Apps, mesmo
quando esta não se encontra em execução, dependendo do tipo de notificação
enviada.
O
serviço Microsft Push Notification para o Windows Phone oferece aos
desenvolvedores um canal para envio de dados a uma App do Windows Phone, de
forma assíncrona, a partir de um serviço web ou na nuvem que resulte em baixo
consumo de energia pelo telefone.
Conforme
a Figura 1, podemos entender como
funciona o serviço.
Figura 1. Diagrama sobre como funciona o
envio das notificações. Fonte: MSDN
A App solicita ao cliente
Push do telefone uma URI para notificação.
O cliente Push negocia com o
Microsoft Push Notification Service (MPNS), e o MPNS retorna uma URI única
de notificação ao cliente Push do telefone.
O cliente Push retorna a URI
de notificação para a App.
A App pode enviar a URI
recebida a um serviço web ou na nuvem para que esse serviço web possa
enviar mensagens à App quando necessário.
Quando o serviço web tem
alguma mensagem para ser enviada à App, este irá enviar uma requisição
utilizando a URI de notificação recebida anteriormente para o MPNS.
O MPNS encaminha a
notificação Push para o telefone.
Nesse processo de envio, o MPNS
responderá com um código de resposta ao solicitante do Push, indicando se o
mesmo foi encaminhado ou será encaminhado na próxima possibilidade ao telefone.
Também, o MPNS pode retornar indicando que o Push não será entregue e com isso,
dependendo da situação, o Push pode ser reenviado ou não. Apesar disso, o MPNS
não oferece uma confirmação de ponta a ponta de que o Push foi realmente
entregue.
Para o uso
desse serviço a Microsoft exige e/ou recomenda que algumas ações sejam
tratadas, ou implementadas para garantir melhor o funcionamento do sistema, tais
como:
·
Para o uso do Push o desenvolvedor deve incluir
no seu arquivo WMAppManifest.xml a indicação do uso do Push através da
capability “ID_CAP_PUSH_NOTIFICATION”, conforme Figura 2.
Figura 2. Demonstração da funcionalidade
que deve ser adicionada no arquivo de Manifesto
·
Como parte da política de certificação da App, a
mesma deve descrever ao usuário qual será a finalidade para a qual o Push será
usado, e que o mesmo deve confirmar o uso. Também, a App deve oferecer um meio para
que o usuário possa cancelar o recebimento das notificações push;
·
A App sempre deve verificar se um canal de push
já existe antes de tentar abri-lo, para evitar que o mesmo gere uma exceção
durante a execução. O canal, por sua vez, persiste mesmo que a App seja
atualizada, contudo, isso exige que o mesmo esteja atrelado a uma notificação
do tipo Tile ou Toast;
·
A App deve registrar-se no evento
ChannelUriUpdated no caso de uma mudança da Uri de notificação, mesmo que o canal
já esteja aberto. A URI expira de tempos em tempos, necessitando que a App solicite
uma nova URI;
·
A App deve registrar-se no evento ErrorOccurredpara tratar qualquer erro. Alguns dos
possíveis erros estão na Tabela 1;
Tabela 1. Possíveis erros que podem ser
retornados no evento ErrorOccurred
·
Sempre que a App for aberta, ela deve enviar a URI ao servidor web para que
este tenha a URI sempre atualizada. Também é recomendado que a App envie um
identificador único do telefone para que seja possível rastrear uma mudança de
URI por parte do servidor web. Como exemplo para obter um identificador de cada
telefone, na Listagem 1 temos o
exemplo de uma solução para Windows Phone 7.1, já na Listagem 2, para uma solução Windows Phone 8.
Em uma solução Windows Phone 8, o identificador será único por
telefone e publicador, sendo assim, caso em outra App de outro publicador tenha
esse mesmo trecho de código para recuperar o identificador do telefone, o identificador
retornado será diferente entre uma App e outra. Contudo, para que seja possível obter
esse identificador é necessário adicionar ao arquivo de Manifesto a
identificação ID_CAP_IDENTITY_DEVICE;
·
A quantidade de aplicativos com notificações
Push por aparelho é limitada em 15 no Windows Phone 7 pré Mango (7.5), 30 para
Windows Phone 7.5 e ilimitada para Windows Phone 8. Caso o limite seja
atingido, ao abrir o canal com cliente MPNS será lançada uma exceção e não será
possível habilitar a notificação para o aparelho até que o usuário remova as
notificações de outra App.
Listagem 1. Propriedade para recuperar o
identificador único em uma solução Windows Phone 7.1
01 private string m_DeviceUniqueId;
02 public string DeviceId
03 {
04 get
05 {
06 if (m_DeviceUniqueId == null)
07 {
08 object val;
09 if (Microsoft.Phone.Info.DeviceExtendedProperties.TryGetValue
("DeviceUniqueId", out val))
10 m_DeviceUniqueId = Convert.ToBase64String((val as byte[]));
11 }
12 return m_DeviceUniqueId;
13 }
14 }
Listagem 2. Propriedade para recuperar o
identificador único em uma solução Windows Phone 8
·
Q App deve criptografar a sua URI de notificação
antes de enviar ao serviço web;
·
Se o usuário desligar o recebimento das
notificações dentro da App, esta deve fechar o canal através do método Close;
·
O envio das notificações Push pode ser feito de modo autenticado ou não. No
modo não autenticado, o número e frequência das notificações enviadas ao MPNS
são controlados, no caso, o limite atual é de 500 por canal (telefone), por dia.
Para utilizar o modo autenticado, o qual não apresenta restrições, o
desenvolvedor primeiro precisa registrar um certificado com o serviço de
notificações Push através da loja do Windows Phone.
O certificado precisa ser
expedido por uma unidade certificadora confiável por parte da Microsoft, e
então esse certificado é usado para estabelecer uma conexão segura através de
SSL entre o serviço web e o serviço de notificações push.
Após a explicação sobre o que é e
como funciona o envio de notificações push, iremos falar dos três tipos de
notificações, que são Tile, Toast e Raw.
Tile Notification
Como o próprio nome diz, a
notificação para Tile deve ser utilizada para atualizar o conteúdo de um Tile,
seja ele o principal ou não. Caso seja o principal, não existe a possibilidade
de trocar seu template para o outro sem submeter outra versão da App, já para o
secundário é possível criá-lo e alterá-lo em tempo de execução. Esse tipo de notificação funciona mesmo quando
a App não está aberta.
O
Windows Phone 7.8 (através de reflection, documentação disponibilizada na seção
Links) e Windows Phone 8 suportam
três tipos de templates para Tiles: Flip, Iconic e Cycle. A escolha do template
irá depender da finalidade da App, já que cada um tem uma característica
própria.
Os Tiles têm os tamanhos descritos na Tabela 2. No caso de telas WVGA, para os tamanhos 720p e 1080p (a
partir do Update 3 do Windows Phone 8) as imagens são automaticamente
ajustadas.
Tabela 2. Tamanho dos Tiles para telas
no tamanho WXGA
O Flip
template é único tipo de notificação para Tiles anterior ao Windows Phone 7.8,
que provê duas superfícies no tamanho médio e largo, na qual é possível inserir
uma quantidade de texto considerável, conforme Figura 3.
Figura 3. Imagem demonstrando o
funcionamento para um Tile no padrão Flip para Windows Phone 7.8 e 8 - Fonte:
MSDN
O padrão
Iconic exibe uma imagem no centro do Tile, juntamente com um número, que é
opcional, conforme Figura 4. Esse
tipo de padrão é recomendado se deseja exibir um contador.
Figura 4. Imagem demonstrando o
funcionamento para um Tile no padrão Iconic - Fonte: MSD ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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