ORM (Object Relational Mapper) é uma técnica de mapeamento objeto relacional que permite fazer uma relação dos objetos com os dados que os mesmos representam. Ultimamente tem sido muito utilizada e vem crescendo bastante nos últimos anos.

Este crescimento tem se dado principalmente pelo fato de muitos desenvolvedores não se sentirem a vontade em escrever código SQL e pela produtividade que esta técnica nos proporciona. Existem ótimos ORM´s como Hibernate, NHibernate, Entity Framework e etc.

ORM
Figura 1. ORM

Tudo começa como mostrado na Figura 1. Existem dois mundos: o relacional e o orientado a objetos.

No mundo relacional prevalecem princípios matemáticos com a finalidade de armazenar e gerenciar corretamente os dados, de forma segura e se trabalha com a linguagem SQL que é utilizada para dizer o banco de dados “O QUE?” fazer e não como fazer.

Já no mundo orientado a objetos trabalhamos com classes e métodos, ou seja, trabalhamos fundamentados na engenharia de software e seus princípios que nos dizem “COMO” fazer. O ORM é justamente, a ponte entre estes dois mundos, ou seja, é ele quem vai permitir que você armazene os seus objetos no banco de dados.

Para isto precisamos fazer um mapeamento dos seus objetos para as tabelas do banco de dados.

Como o ORM trabalha
Figura 2. Como o ORM trabalha

A Figura 2 nos traz uma ideia de como o ORM trabalha. Ele faz o mapeamento da sua classe para o banco de dados e cada ORM tem suas particularidades para gerar o SQL referente a inserção do objeto que corresponde a uma tabela no banco de dados e realizar a operação. Utilizando um ORM, também se ganha produtividade, pois deixa-se de escrever os comando SQL para deixar que o próprio ORM, faça isto por você.

Bom pessoal, chegamos ao fim deste nosso artigo. Espero ter ajudado e contribuído de alguma forma para o crescimento profissional de cada leitor. Um abraço e até a próxima.


Saiu na DevMedia!
  • MVC e Regras de negócio:
    Regras de negócio são as diretrizes que a aplicação precisa seguir para funcionar como é esperado. Porém, quando utilizamos um padrão arquitetural, como o MVC, é comum que surja a dúvida de onde codificar essas regras, um assunto que abordamos no DevCast a seguir.
  • Curso de C#:
    C# é uma linguagem orientada a objeto com a qual podemos criar aplicações desktop, mobile e web. Para dar início ao seu aprendizado, trabalharemos em uma aplicação prática que será construída passo a passo, utilizando estruturas básicas do C# através do cenário de uma aplicação que pode calcular o signo do usuário de acordo com seu dia e mês de nascimento.

Saiba mais sobre .NET ;)

  • Guias de .NET:
    Aqui você encontra todos os Guias de estudo que você irá precisar para dominar por completo a linguagem .NET e todos seus recursos. Escolha o seu!
  • Linguagem C#:
    Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos que podem ser usados ao longo dos seus estudos sobre a linguagem de programação C#. Consulte este guia para aprender mais sobre certos recursos da linguagem.
  • Cursos de .NET:
    Torne-se um programador .NET completo. Aprenda a desenvolver sites, web services e aplicações mobile utilizando a linguagem C# e os frameworks ASP.NET MVC, Web API, Entity Framework, Xamarin e mais.