Neste vídeo veremos mais informações sobre a aplicação desenvolvida, além de detalhes sobre o Visual Studio, que é a ferramenta utilizada durante todo o curso.
Aula 2 - Criando um projeto no Visual Studio
Para criar nossa primeira aplicação C# precisaremos entender como o Visual Studio pode nos ajudar desde o início, provendo uma série de assistentes e facilitadores que nos auxiliarão ao longo da codificação.
Aula 3 - Criando a classe Signo
Acabamos de criar uma aplicação console e entendemos o código gerado pelo Visual Studio. Nesta aula mostraremos passo a passo a criação da classe Signo, que é a primeira peça que precisamos para construir nossa calculadora de signos.
Aula 4 - Incluindo atributos na classe Signo
Precisamos informar ao C# que nossa classe Signo possui características próprias e a forma de fazermos isto é incluindo atributos para a classe indicando seu tipo e nível de visibilidade. Aprenderemos como criar atributos em uma classe nesta aula.
Aula 5 - Interagindo com a classe Signo
Agora que temos uma classe Signo criada, aprenderemos a interagir com ela e criar um objeto a partir dela. A esta ação chamamos instanciar, que é o ato de criar um objeto a partir de uma classe.
Aula 6 - Criando a classe InterpretadorSigno
Percebemos que a classe Signo define um modelo de como um objeto signo deve ser construído, pois indicamos que este tipo deve possuir certos atributos. Contudo, um Signo não pode interpretar a ele mesmo, pois isso não faria sentido.
Aula 7 - Estrutura condicional If
Nossa classe InterpretadorSigno possui um método para interpretar signos. Porém, ainda precisamos construir a lógica que identifica o signo do usuário. O primeiro passo será criar uma estrutura condicional.
Aula 8 - Introdução ao array
Nesta aula entenderemos o que é o array: uma das mais conhecidas estruturas de dados de qualquer linguagem de programação e ideal para agruparmos variáveis de um mesmo tipo. Esta aula apresentará os conceitos básicos do array.
Aula 9 - Acessando itens do array
Criamos um atributo do tipo array de signos, que é populado com todos os signos existentes sempre que um objeto do tipo InterpretadorSigno for criado. Nesta aula aprenderemos a acessar uma posição do array para consultar seus dados.
Aula 10 - Percorrendo o array
Para que a nossa classe InterpretadorSigno identifique um signo é preciso que ela possua uma forma de consultar cada um dos itens do array signos. Nesta aula, apresentaremos o for, uma estrutura de laço de repetição.