Série da semana: Seja um mestre SQL, padawan!

Veja mais

curso Minha primeira aplicação C#

C# é uma linguagem orientada a objeto com a qual podemos criar aplicações desktop, mobile e web. Para dar início ao seu aprendizado, trabalharemos em uma aplicação prática que será construída passo a passo, utilizando estruturas básicas do C# através do cenário de uma aplicação que pode calcular o signo do usuário de acordo com seu dia e mês de nascimento.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 14H

Curso Básico de C#

Aula 1 - free

Introdução

Neste vídeo veremos mais informações sobre a aplicação desenvolvida, além de detalhes sobre o Visual Studio, que é a ferramenta utilizada durante todo o curso.
free
Aula 2 - mvp

Criando um projeto no Visual Studio

Para criar nossa primeira aplicação C# precisaremos entender como o Visual Studio pode nos ajudar desde o início, provendo uma série de assistentes e facilitadores que nos auxiliarão ao longo da codificação.
mvp
Aula 3 - mvp

Criando a classe Signo

Acabamos de criar uma aplicação console e entendemos o código gerado pelo Visual Studio. Nesta aula mostraremos passo a passo a criação da classe Signo, que é a primeira peça que precisamos para construir nossa calculadora de signos.
mvp
Aula 4 - mvp

Incluindo atributos na classe Signo

Precisamos informar ao C# que nossa classe Signo possui características próprias e a forma de fazermos isto é incluindo atributos para a classe indicando seu tipo e nível de visibilidade. Aprenderemos como criar atributos em uma classe nesta aula.
mvp
Aula 5 - mvp

Interagindo com a classe Signo

Agora que temos uma classe Signo criada, aprenderemos a interagir com ela e criar um objeto a partir dela. A esta ação chamamos instanciar, que é o ato de criar um objeto a partir de uma classe.
mvp
Aula 6 - mvp

Criando a classe InterpretadorSigno

Percebemos que a classe Signo define um modelo de como um objeto signo deve ser construído, pois indicamos que este tipo deve possuir certos atributos. Contudo, um Signo não pode interpretar a ele mesmo, pois isso não faria sentido.
mvp
Aula 7 - mvp

Estrutura condicional If

Nossa classe InterpretadorSigno possui um método para interpretar signos. Porém, ainda precisamos construir a lógica que identifica o signo do usuário. O primeiro passo será criar uma estrutura condicional.
mvp
Aula 8 - mvp

Introdução ao array

Nesta aula entenderemos o que é o array: uma das mais conhecidas estruturas de dados de qualquer linguagem de programação e ideal para agruparmos variáveis de um mesmo tipo. Esta aula apresentará os conceitos básicos do array.
mvp
Aula 9 - mvp

Acessando itens do array

Criamos um atributo do tipo array de signos, que é populado com todos os signos existentes sempre que um objeto do tipo InterpretadorSigno for criado. Nesta aula aprenderemos a acessar uma posição do array para consultar seus dados.
mvp
Aula 10 - mvp

Percorrendo o array

Para que a nossa classe InterpretadorSigno identifique um signo é preciso que ela possua uma forma de consultar cada um dos itens do array signos. Nesta aula, apresentaremos o for, uma estrutura de laço de repetição.
mvp
Aula 11 - mvp

Juntando as peças

Nossas classes Signo e InterpretadorSigno estão prontas para serem utilizadas. Precisamos interagir com elas para que auxiliem nossa aplicação a interpretar o signo de um usuário. Aprenderemos como juntar essas peças no método Main da classe Program.
mvp
Aula 12 - mvp

Testando a aplicação

Nossa aplicação está praticamente pronta, mas ainda não foi testada. Vamos testar seu funcionamento usando dados reais, porém, como nem tudo são flores, o usuário pode informar valores inválidos. Como nossa aplicação se comportará em casos assim?
mvp
Aula 13 - mvp

Preparando-se para uma entrada inválida

Na aula passada vimos como nossa aplicação ainda está frágil e contém um fluxo inesperado que gera uma exceção, ou melhor, um erro durante a sua execução. Precisamos agora entender o que ocasiona esta exceção para criar uma solução.
mvp
Aula 14 - mvp

Tratando exceções com TRY/CATCH

Tudo parecia estar correndo bem, mas usuários podem cometer outros erros que tirem nossa aplicação do fluxo esperado e resultem em mais exceções. Aprenderemos a tratar estas exceções para evitar que o usuário passe por uma desagradável experiência.
mvp
Conteúdo Extra - mvp

Off Topic

Nossa calculadora está pronta, mas o estudo deve continuar! Apresentamos algumas funcionalidades e estruturas básicas da linguagem C#, além de alguns conceitos-chave da orientação a objetos.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos