Guia de Linguagem

Padrões de Projeto em Java


Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos sobre padrões de projeto e arquitetura e como aplicá-los em suas aplicações Java, tais como os padrões GoF e Refactoring.

Primeiros passos

Padrões de Projeto são soluções catalogadas para situações comuns do desenvolvimento de software. Baseados em experiências prévias, os padrões definem como partes do software devem ser modeladas a fim de resolver certos problemas ou de evitá-los.

Os artigos abaixo são um excelente ponto de partida para você que deseja compreender a importância dos padrões de projeto:

Padrões GoF

GoF, sigla de Gang of Four, é o nome dado ao conjunto de padrões especificados por um grupo de quatro engenheiros de software e publicados no livro Padrões de Projeto: Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Ao todo são 23 padrões divididos em três categorias, que você pode conhecer melhor nos artigos abaixo:

Padrões Criacionais

Os padrões criacionais, como o nome sugere, tratam da forma como os objetos são criados no software, o que pode envolver técnicas específicas para cada situação. Veja na prática como utilizá-los em Java:

Padrões estruturais

Os padrões estruturais tratam da forma como os objetos se relacionam, promovendo o baixo acoplamento e flexibilidade na estrutura do projeto:

Padrões comportamentais

Os padrões comportamentais organizam a forma como os objetos funcionam, suas responsabilidades e como eles se comunicam dentro de um contexto:

Outros padrões

Os padrões de projeto não se resumem àqueles documentados no livro da GoF. Existem vários outros que se propõem a atender diferentes situações, mas sempre pensando na qualidade do código.

Abaixo você encontra artigos que lhe apresentarão alguns desses padrões:

Na prática

Em aplicações orientadas a objetos é comum que padrões sejam utilizados em conjunto, a fim de resolver problemas específicos, pouco comuns ou de maior complexidade. Os conteúdos reunidos nesta seção exploram essas situações e como os padrões de projeto podem ser combinados. Confira.

Refactoring

Você provavelmente já ouviu a expressão “trocar uma roda com o carro em movimento”? O desenvolvimento de software de qualidade exige tempo e o envolvimento de toda a equipe participante do projeto. Entretanto, prazos apertados, mudanças de requisitos, entre outros fatores, acabam fazendo com que essa preocupação fique em segundo plano. Pensando em casos como esse técnicas foram desenvolvidas para permitir trabalhar sobre partes da aplicação, sem alterar ou comprometer seu funcionamento. Quando percebemos que um trecho da aplicação pode ser mais bem escrito, é hora de refatorar. Aprenda sobre essa técnica com os posts:

Mais sobre Java

Além material sugerido nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre Java, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de Java clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?