Série da semana: Receitas caseiras para teste unitário

Veja mais
O projeto está inativo

Base de dados de CEPs com código do IBGE

Neste exemplo você terá acesso a uma base de dados completa e atualizada com todos os CEPs do Brasil com código do IBGE no formato SQL. Faça download e a incorpore em seus projetos.

Conhecendo a base de dados

Diversos sistemas do nosso dia-a-dia precisam de informações do endereço de um cliente, fornecedor, nota fiscal, etc, não é verdade? Imagine no seu sistema ao digitar um CEP e as demais informações (logradouro, bairro, município, uf) serem preenchidas automaticamente. Você terá um software que oferece uma melhor experiência ao usuário e ainda evitará erros na digitação dos endereços.

Nesse post você encontra uma base de dados completa e atualizada com todos os CEPs do Brasil, além de todas as cidades com código do IBGE, outro campo que é utilizado com frequência em aplicações que usam Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo.

Na Figura 1 você pode ver a estrutura das tabelas que compõem essa base:

Estrutura do banco de dados
Figura 1. Estrutura do banco de dados

Note que a tabela de Logradouro possui as colunas UF, descricao_cidade e codigo_cidade_ibge, que também está presente na tabela Cidade. Esse é um exemplo de desnormalização que visa simplificar e otimizar as consultas na tabela de Logradouro, evitando incluir joins e deixar o processamento mais lento.

No código fonte disponibilizado você encontrar o script para gerar a estrutura do banco de dados e os seus scripts de insert.

Script de insert das cidades Script de insert dos logradouros

Coluna Código do IBGE da cidade

O campo que representa o código do IBGE da cidade, presente nas duas tabelas, é muito utilizado em sistemas de automação comercial na hora de emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), situação em que você precisa informar o código da cidade além de sua descrição.

Coluna Descrição sem Número

O campo descricao_sem_numero é uma derivação do campo descricao da tabela de logradouro. Como muitos CEPs dos Correios possuem um número em seus logradouros (exemplo: Avenida Tal - 3000), optamos por removê-los e criar uma coluna apenas com o nome do logradouro. Você pode então optar por usar uma ou outra em suas aplicações.

Observação

A base de CEPs do Brasil pode possuir inconsistências, por exemplo, nos nomes dos logradouros. Além disso, novos CEPs podem ser criados e outros modificados. Caso você encontre algum ajuste que precise ser feito nessa base de dados, fique à vontade para nos enviar e faremos a atualização.

Amplie seu projeto

E que tal incorporar também ao seu projeto a base de dados de estados e cidades brasileiras? Já temos um exemplo pronto:

Base de dados atualizada em Outubro de 2017
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.
Achou 12 meses muito tempo?

Programação muda todo dia e cada novidade nos obriga a rever tudo que já sabíamos. Só um estudo contínuo nos leva ao sucesso.

Apenas 3,5% dos nossos assinantes querem cancelar antes dos 12 meses

O que nossos clientes dizem:

"Excelente trabalho. É assim que a gente vê que o investimento vale a pena. Parabéns!"

- Danniery Alves -
O que nossos clientes dizem:

"Prá lá de bom... Está ótimo: com clareza, didática, conhecimento de causa e uma boa dose de humor. "Persistência" é o segredo."

- Paulo Costa -
O que nossos clientes dizem:

"DevMedia ensina mais do que qualquer faculdade!!!"

- Mauricio Hartmann -