O projeto está inativo

Documentação Teste Unitário

Esse projeto é uma série de documentações de ferramentas de teste unitário em diversas linguagens.

55

Introdução

O PyUnit é uma biblioteca para realização de testes unitários em Python baseada na arquitetura xUnit. É a forma mais difundida para realizar a prática de testes unitários pela comunidade Python.

Visão Geral

O PyUnit foi criado com o intuito de trazer ao Python todos os recursos que já haviam no framework de teste unitário JUnit da linguagem Java, a ferramenta evoluiu de forma a explorar plenamente os recursos da linguagem e se adequar ao jeito pythonico de escrever código.

Por exemplo, quando precisamos testar se um método de consulta está buscando o registro certo, o mais comum é chamar esse método dentro da cláusula if __name__ == "__main__":, imprimir o resultado na tela e executar o módulo onde o método é declarado.

if __name__ == "__main__":
    cliente_dao = ClienteDAO()
    cliente = cliente_dao.find_by_id(10)
    print(cliente.name())
    # o resultado esperado é "Edson Arantes do Nascimento"

Em um projeto maior esse tipo de teste tende a se tornar inviável e inseguro a medida que a complexidade do módulo e da unidade aumentam, é natural sentir falta de uma metodologia de testes, que permita medir a cobertura de teste do código, tornando fácil criar os cenários nos quais as falhas serão percebidas. Os testes unitários suprem essas e outras carências do processo de teste de código.

def test_find_by_id(self):
    cliente_dao = ClienteDAO()
    cliente = cliente_dao.find_by_id(10)
    self.assertEqual(cliente_dao, 'Edson Arantes do Nascimento')

Testes Unitários são escritos quase sempre com o auxílio de uma ferramenta, no caso do Python o programador conta com uma ferramenta tão bem adaptada à linguagem e tão bem aceita pela comunidade que está implementada como biblioteca nativa desde a versão 2.1 do Python em diante.

Instalação

O PyUnit é presente por padrão no Python desde a versão 2.1 como biblioteca de nome unittest e por isso não precisa ser instalado. O PyUnit pode ser implementado importando o módulo unittest inteiro ou apenas os recursos que vão ser usados:

import unittest

Ou importando especificamente algum recurso:

from unittest import <recurso a ser usado>

Configuração

Por ser utilizado nativamente como uma biblioteca, o PyUnit não precisa de nenhuma configuração prévia para executar os testes.

Saiba mais Veja a Série Receitas caseiras para teste unitário
Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.
FAÇA PARTE DESSE TIME
Faça parte dessa comunidade 100% focada em programação e tenha acesso ilimitado. Nosso compromisso é tornar a sua experiência de estudo cada vez mais dinámica e eficiente. Portanto, se você quer programar de verdade seu lugar é aqui. Junte-se a mais de...
+ 800 Mil programadores
Conheça agora!
Teste Grátis
  • Guias de Tecnologia
  • Cursos
  • Exercícios
  • Projetos completos
  • DevCasts
  • Artigos
  • Suporte em tempo real

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Aceitar