Fórum ADO Delphi #298155
03/10/2005
0
Olá a todos.
Eu andei pesquisando e viu que para se conectar a uma tabela access se usa os componentes ADO.
Bem, eu estou tentando migrar do VB 6 para o Delphi, visto que este é mto superior ao VB.
No Vb eu fazia as conexões com o BD, via código.
No Delphi vejo que mtas pessoas usa componentes para isso.
Gostaria de saber se existe alguma forma de eu criar conexões através de linha de código.
Exemplo:
No vb existem a ADODB.Connection , ADODB.Recordset
Como eu crio conexões com o banco de dados e trato os dados que o banco de dados me retorna, tudo isso via código?
Obrigado!
Eu andei pesquisando e viu que para se conectar a uma tabela access se usa os componentes ADO.
Bem, eu estou tentando migrar do VB 6 para o Delphi, visto que este é mto superior ao VB.
No Vb eu fazia as conexões com o BD, via código.
No Delphi vejo que mtas pessoas usa componentes para isso.
Gostaria de saber se existe alguma forma de eu criar conexões através de linha de código.
Exemplo:
No vb existem a ADODB.Connection , ADODB.Recordset
Como eu crio conexões com o banco de dados e trato os dados que o banco de dados me retorna, tudo isso via código?
Obrigado!
Technoghost
Curtir tópico
+ 0
Responder
Bon Jovi
var oADOConnection: TADOConnection; oADODataSet: TADODataSet; oADOCommand: TADOCommand; begin oADOConnection := TADOConnection.Create(nil); oADODataSet := TADODataSet.Create(nil); oADOCommand := TADOCommand.Create(nil); try //conexao oADOConnection.ConnectionString := ´Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\TESTE.MDB;Persist Security Info=False´; oADOConnection.LoginPrompt := False; oADOConnection.Connected := True; //abre recordset para o dataset do delphi oADODataSet.Connection := oADOConnection; oADODataSet.CommandText := ´SELECT CAMPO... WHERE... TESTE = :TESTE´; oADODataSet.Parameters.ParamByName(´TESTE´).Value := ´xxx´; //setando parametro oADODataSet.Open; while not oADODataSet.Eof do begin ShowMessage(oADODataSet.FieldByName(´CAMPO´).AsString); oADODataSet.Next; end; oADODataSet.Close; //para comandos de manutencao de dados... oADOCommand.Connection := oADOConnection; oADOCommand.ExecuteOptions := [eoExecuteNoRecords]; oADOCommand.CommandText := ´INSERT INTO... ou UPDATE... ou DELETE... WHERE... TESTE = :TESTE´; oADOCommand.Parameters.ParamByName(´TESTE´).Value := ´xxx´; //setando parametro oADOCommand.Execute; finally oADOConnection.Free; oADODataSet.Free; oADOCommand.Free; end;
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)