Fórum Aplicativo para Atendimento Automático (Viva-voz) #569257
09/04/2009
Caros Amigos do JavaFree,
Tive uma idéia :arrow: para um aplicativo que permita o atendimento automático do celular, em modo auto falante (viva-voz) mesmo que este não esteja conectado a um acessório (fone de ouvido/kit veicular de viva-voz)
Tenho um Nokia 3120 que apenas permite o atendimento automático (auto answer) quando conectado em um dos acessórios acima mencionadoso.
O que acham?
É possível?
É dificil ?
Posts
Via java vc não vai conseguir fazer isso. Aplicativos java não interferem com a parte de chamadas, e na maioria dos aparelhos sequer rodam durante a mesma. ( entram em modo de pause ou hibernação )
já em nativo / brew acho que seria possivel sim.
[]s
Marcelo
[quote="handful"]Via java vc não vai conseguir fazer isso. Aplicativos java não interferem com a parte de chamadas, e na maioria dos aparelhos sequer rodam durante a mesma. ( entram em modo de pause ou hibernação )
já em nativo / brew acho que seria possivel sim.
[]s
Marcelo
Pois é...
mas o que é NATIVO e BREW?
Nativo :
Desenvolvimento para o sistema operacional do smartphone ( quando possivel ) por exemplo :
Nokia series 60 - > usa Symbian OS -> desenvolvimento possivel em C/c++ para symbian
Alguns motorolas : usam linux , desenvolvimento nativo em C/C++ possivel tb
Alguns outros modelos da sony ericsson e siemens tb usam Symbian.
TElefones CDMA ( vivo ) usam BREW desenvolvimento em C/c++ para brew tb possivel.
[]s
Marcelo
Pois é....
Ouvi falar que uma solução seria um pacth. O que é isso?
Em que é programado?
Onde posso encontrar?
Olá
"Pacth " nunca ouvi falar e pelo menos posso garantir pra plataforma nokia nao existe isso. Já Patch é algo vago, um patch geralmente é um pequeno programa com o objetivo de corrigir bugs ou melhorar as funcionalidades usabilidade de um programa existente.
Mesmo com atualizações de firmware etc vc nao teria isso.
Como te falei, vc precisa programar nativamente ( ex: como se estivesse fazendo um programa para windows usando c++ e windows API )
assim vc podera acessar a parte de telefonia , e fazer o que precisa.
handful,
Entendi o que vc disse. Estive pesquisando também na Net.
Achei um aplicativo em Java que manipularam corretamente o meu Nokia 3120 fazendo com que ele acendesse o visor em diversas cores (Flashlight). Pelo que soube eles usam API, não é isso.
Mas gostaria de mais informações obre a API (Application Programming Interface), fontes de exemplos, sites especializados, apostilas, etc.
Estou realmente querendo desenvolver esta aplicativo.
Como te falei :
Em java vc so controla o que o fabricante permitir que vc controle. Geralmente por meio de APIs ( que são bibliotecas de funcionalidades )
Sim o 3120 possui uma API que permite que vc controle as luzes ( flashlight ) do aparelho. O que vc precisa fazer é estudar a documentação das APIs que fazem parte do aparelho para o qual pretende desenvolver.
Agora o que eu posso te dizer : Nao existe API para que vc acione via J2me o telefone para atender uma chamada e passa-la para o Viva voz.
Java funciona num ambiente chamado Sandbox, ou seja uma caixa protegida para evitar que eventuais falhas nos programas prejudiquem o telefone. por isso vc não tem acesso a várias coisas. E mesmo algumas funcionalidades importantes vc só terá acesso se o seu aplicativo ( midlet ) for assinado digitalmente ( o teste de validação custa no minimo 200 euros e vc corre um grande risco de não passar na mesma)
O telefone 3120 é MIDP1, e vc pode controlar o flashlight pela Nokia UI api, basta olhar na documentação no site forum.nokia.com.
NO sdk tb está a documentação da Nokia UI API
[]
Marcelo
É Você tem razão.
Já desisti do aplicativo.
Sei que não é bem a sua área, mas se souber me responda:
1. Estive pensando e talvez se eu pudesse fazer o celular achar que está conectado pela pop-port a um kit veicular ele me daria a opção de auto-atendimento já no viva-voz. O que acha? Você conhece o diagrama e/ou o pinout do 3120?
2. Não consigo apagar (duas) imagem que vieram protegidas no meu celular (logos da TIM). Tem alguma solução para apagá-las