GARANTIR DESCONTO

Fórum Aprimorando Consulta SQL!!!!! #175915

19/08/2003

0

Estou fazendo uma consulta em sql, só que para a minha consulta funcionar, a palavra tem que estar exatamente igual inclusive as letras maiusculas e minusculas. Eu queria fazer uma consulta do tipo rog e achar Todas as palavras qua começam com rog inclusive maúsculas

O meu código está assim:

dtmestoque.Query_consultas.SQL.add(´SELECT * FROM equipame WHERE usuario=:hamdl´);

hamdl é uma variavel onde eu armazeno o valor de um edit

:D :?:

Roger10000

Roger10000

Responder

19/08/2003

Torres Delphi

dtmestoque.Query_consultas.SQL.add(´SELECT * FROM equipame WHERE usuario=:´ + ´¬hamdl´);

Responder

Gostei + 0

19/08/2003

Aroldo Zanela

Colega,

Substitua o operador de comparação igual ´=´ pelo comparador de sequência LIKE.

É possível usar a condição de pesquisa LIKE, em combinação com caracteres curinga, para selecionar registros comparando seqüências de caracteres. Ao usar a condição de pesquisa LIKE, examine os seguintes aspectos:
* Todos os caracteres na seqüência padrão são significativos, incluindo os espaços em branco à esquerda e à direita.
* LIKE só pode ser usado com dados do tipo char, nchar, varchar, nvarchar ou datetime e, sob algumas condições, com dados do tipo text, ntext e image.

Tipos de caracteres curinga
Use os quatro caracteres curinga a seguir para formar critérios de pesquisa de seqüências de caracteres.

Descrição
¬   Qualquer seqüência de zero ou mais caracteres
_   Qualquer caractere individual
[]  Qualquer caractere individual dentro do intervalo ou conjunto especificado
[^] Qualquer caractere individual não incluído no intervalo ou conjunto especificado

Responder

Gostei + 0

19/08/2003

Torres Delphi

Eh verdade, esqueci de falar pra trocar o ´=´ por ´LIKE´

Responder

Gostei + 0

19/08/2003

Roger10000

[quote:0e7c66d7e2=´Torres de Delphi´]Eh verdade, esqueci de falar pra trocar o ´=´ por ´LIKE´[/quote:0e7c66d7e2]

Coloquei assim mais ela não funciona. Diz que a variável hamdl não foi encontrada, mas eu estou passando ela por parâmetro dtmestoque.Query_consultas.SQL.add(´SELECT * FROM equipame WHERE usuario LIKE:´ + ´¬hamdl´);

Apassagem de parâmetro está sendo feita da seguinte forma:

dtmestoque.Query_consultas.ParamByName(´hamdl´).AsString:=edit1.Text;

Responder

Gostei + 0

19/08/2003

Anderson Silva

Tenta assim:

No SQL converta o campo de comparação do like para sempre vir em minusculo
[b:95056271e8]SELECT * FROM equipame WHERE lower(usuario) LIKE ´¬hamdl´[/b:95056271e8]
e na passagem do paramentro converta o parametro sempre p/ minusculo.
[b:95056271e8]dtmestoque.Query_consultas.ParamByName(´hamdl´).AsString:= LowerCase(edit1.Text));[/b:95056271e8]

Responder

Gostei + 0

19/08/2003

Aroldo Zanela

Colega,

Efetue as seguintes correções:

dtmestoque.Query_consultas.SQL.add(´SELECT * FROM equipame WHERE usuario LIKE :hamdl´); 
dtmestoque.Query_consultas.ParamByName(´hamdl´).AsString:= ´¬´ + edit1.Text;

Responder

Gostei + 0

19/08/2003

Roger10000

[quote:cd2ebe6e1d=´Aroldo Zanela´]Colega,

Substitua o operador de comparação igual ´=´ pelo comparador de sequência LIKE.

É possível usar a condição de pesquisa LIKE, em combinação com caracteres curinga, para selecionar registros comparando seqüências de caracteres. Ao usar a condição de pesquisa LIKE, examine os seguintes aspectos:
* Todos os caracteres na seqüência padrão são significativos, incluindo os espaços em branco à esquerda e à direita.
* LIKE só pode ser usado com dados do tipo char, nchar, varchar, nvarchar ou datetime e, sob algumas condições, com dados do tipo text, ntext e image.

Tipos de caracteres curinga
Use os quatro caracteres curinga a seguir para formar critérios de pesquisa de seqüências de caracteres.

Descrição
¬   Qualquer seqüência de zero ou mais caracteres
_   Qualquer caractere individual
[]  Qualquer caractere individual dentro do intervalo ou conjunto especificado
[^] Qualquer caractere individual não incluído no intervalo ou conjunto especificado
[/quote:cd2ebe6e1d]

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar