Arquivos LDF muito Grandes.

06/02/2014

0

Ola Meus amigos, boa tarde!!!

Eu acredito que ja devo ter aberto um topico parecido a muito tempo atraz, mas nao tenho certeza.

Estou com a seguinte situacao.

meus arquivos LDFs estao somando mais de 100GB e esta consumindo o meu HD consideravelmente dia apos dia.

Gostaria de saber qual seria a melhor pratica para diminuir o espaco dele, e como eu conseguiria diminuir por periodo por exemplo, tudo que for anterior a 01/01/2012 por exemplo, coisas deste tipo.

Honestamente, ja pensei em mover o arquivo inteiro, mas se nao me engano nao eh possivel, pq eles estao o tempo todo em uso.

Ja li muito a respeito disso e de algumas coisas no proprio site da microsoft, mas honestamente, nao achei nada muito consiso que me desse tranquilidade para fazer.

Desde ja agradeco a todos pela ajuda.

Abraco.

Alex - Lekao
Alex Lekao

Alex Lekao

Responder

Posts

06/02/2014

Roniere Almeida

e aew Alex, blz?

agora a minha vez de tentar ajudar, acabei procurando sobre o assunto e achei por aew uma dica, mas sinceramente não sei se pode te ajudar: mas acho que tem um pouco haver.

um artigo:

[url]https://www.devmedia.com.br/definindo-estrategia-de-modelo-de-recuperacao-para-banco-de-dados-sql-server-2005/6458[/url]

e outro (de outro site, blog)

[url]http://orlandooliveira.blogspot.com.br/2008/02/arquivo-de-log-do-sql-server-est-muito.html[/url]
Responder

06/02/2014

Alex Lekao

Blz Roniere, obrigado.

Vou dar uma olhada...

infelizmente nao estou conseguindo acessar Blogs... o meu firewall esta bloqueando...

estamos implementando seguranca e eu acabei ficando sem acesso a algumas coisas...kkkkkkkkkk
Responder

06/02/2014

Alex Lekao

Oi Roniere,

Eu verifiquei o artigo e eh legal, algumas coisas que eu ja sabia, mas refrescou a memoria, o que eu entendi, eh que tenho que fazer um backup de Log para que o arquivo de log diminua no proximo backup full.

Pelo menos foi isso que eu entendi, nao tenho certeza se entendi corretamente.

Mas se nao me engano eu ja fiz um backup de log uma vez e o lazaro nao diminuiu. rsrsr

Mas muito obrigado cara, to meio na duvida ainda de o que fazer. rsrs

Obrigado.
Responder

06/02/2014

Roniere Almeida

legal que deu para ajudar um pouco.

mas uma pergunta. esses arquivos de log, devem ter mais de um não é? é o aconselhavel?
Responder

06/02/2014

Alex Lekao

legal que deu para ajudar um pouco.

mas uma pergunta. esses arquivos de log, devem ter mais de um não é? é o aconselhavel?


Cara nao sei te dizer, normalmente pelo que vejo pelo nosso banco aqui, eh um para cada base.

No meu caso, sao 5 arquivos, pq temos 5 bases.
Responder

06/02/2014

Roniere Almeida

posso está confuso com o .ndf sei lá.
Responder

06/02/2014

Alex Lekao

Se nao me engano NDF eh qdo vc particiona as tabelas e divida a base em mais de um arquivo.

Mas o LDF talves seja um so... vc pode conferir nas pastas onde ficam arquivos os arquivos de log.

Normalmente o arquivo de log eh definido na base, se vc clicar com o Botao Direito do mouse e escolher propriedade e for la em Arquivos, vc vai ver o nome da Base e do Arquivo de Log, LDF, nao sei se seria bem por ai.

Eu nao sou essas coisas nao, entao nao sei dizer ao certo...kkkkk rssrsr
Responder

07/02/2014

Fabrício Lima

Se o recovery da sua base é FULL devem ser realizados backups do Log constantes para que o arquivo ldf não cresça.

No meu ambiente crítico tenho backups do Log a cada 6 minutos.

Responder

07/02/2014

Alex Lekao

Oi Fabricio, bom dia!!

O meu recovery model eh Full sim.

Eu ja fiz alguns backups de log mas percebi que nao diminuiram os ldfs, ja fiz inclusive o Shrink mas tbm o ganho foi minusculo tbm.

Nao estou com muita certeza de poder fazer isso ou nao, pq nao tenho certeza do que exatamente os arquivos ldf armazenam.

Outra coisa que fico na duvida eh se posso fazer o bkp do log agora por exemplo e no proximo backup automatico que tenho ele vai perder alguma coisa, se eu tiver algum problema nesse meio tempo eu corro o risco de perder alguma coisa?

como nao sou DBA e nao tenho tanta experiencia assim fico meio receioso. rsrsr

Obrigado.
Responder

07/02/2014

Roniere Almeida

Se nao me engano NDF eh qdo vc particiona as tabelas e divida a base em mais de um arquivo.

Mas o LDF talves seja um so... vc pode conferir nas pastas onde ficam arquivos os arquivos de log.

Normalmente o arquivo de log eh definido na base, se vc clicar com o Botao Direito do mouse e escolher propriedade e for la em Arquivos, vc vai ver o nome da Base e do Arquivo de Log, LDF, nao sei se seria bem por ai.

Eu nao sou essas coisas nao, entao nao sei dizer ao certo...kkkkk rssrsr


não é possivel...não posso está doido, kkk, mas acho que algum arquivo de log ou backup pode ser tipo separado(quando chega em um determinado tamanho).
ja vi isso mas não tenho certeza absoluta.
Responder

07/02/2014

Alex Lekao

eu nao faco a menor ideia.. kkkkk
Responder

07/02/2014

Roniere Almeida

alguem sabe? agora fiquei na duvida!!!
Responder

22/02/2014

Alex Lekao

Oi Fabricio, bom dia!!

Vc mencionou que faz backup do log a cada 6 minutos.

O que vc usa como parametro? vc sempre substitui os backups? de quanto em quanto tempo vc elimina os arquivos antigos?

Obrigado.

Abraco.

Alex - Lekao

Se o recovery da sua base é FULL devem ser realizados backups do Log constantes para que o arquivo ldf não cresça.

No meu ambiente crítico tenho backups do Log a cada 6 minutos.

Responder

22/02/2014

Mariana Carvalho

Alex, depois da sua duvida, acredito que a substituição seja o caminho mesmo, mas acredito que possa existir uma opção para mais arquivos, caso haja problema com algum criado.
Responder

23/02/2014

Roniere Almeida

eu aposto que seja assim tambem.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar