Array no PHP

05/12/2012

0

PHP

olá a todos,

pessoal, tava vendo array em PHP, mas não consegui assimilar para que serve array em sistema ou programa,
alguem poderia me esclarecer e até mesmo se alguem utiliza, obrigado
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Posts

05/12/2012

Eduardo Oliveira

Olá boa tarde, mais precisamente qual seria sua dúvida em relação a arrays ???

Array nada mais é que uma estrutura de dados simples que é armazenado na memória ram, é uma forma de se reservar um espaço único na memória para mais de um valor, e acessar esses valores através de um par chave/índice.

Por exemplo, suponha que tenha que armazenar 3 valores para uma rotina qualquer você pode fazer isso de duas formas, tá mas quais? Veja a primeira forma sem array :

 $value1 = '1';
 $value2 = '2';
 $value3 = '3';
  
 echo "{$value1}, {$value2}, {$value3}"


Agora o mesmo código só que usando array:

 $array = array('1', '2', '3');
 echo $array[0];
 echo $array[1];
 echo $array[2];


Observe que no segundo exemplo só foi criado uma variável na memória, mas que por sua vez possui vários valores que podem ser acessados, pelo seu índice, que foi a forma que eu fiz, ou ainda pelo seu valor direto que no caso seria 1,2,3. Para um melhor entendimento sobre isso, procure em algoritmos por vetores, e matriz, a e você terá um exemplo do algoritmo mesmo em si de funcionamento, e isso é muito útil vira e mexe irá sempre sentir necessidade de utilizar, se quiser saber mais deles em php segue o link pro manual...

http://php.net/manual/pt_BR/language.types.array.php

Espero ter ajudado, qualquer dúvida só informar.
Responder

05/12/2012

Roniere Almeida

Obrigado Eduardo, gostei da sua definição, porem, minha duvida é com relação ao seu uso em sistemas, ja que a maioria deles utiliza um banco de dados, poderia me ajudar quanto a esta duvida, obrigado
Responder

05/12/2012

Eduardo Oliveira

Certo, a questão é a seguinte, o fato de usar banco de dados não elimina o fato de você utilizar arrays, vou dar um exemplo bem básico em php pra você. Imagine que você tenha que fazer uma consulta que liste usuários de uma tabela do banco de dados, e posteriormente você tenha que mostrar esses dados na tela....


  $sql = mysql_query('SELECT * FROM user');
  
  //o retorno dessa consulta vem em forma de array para acessa-lo ficaria
  while($return = mysql_fetch_array($sql))
  {
    echo $return['NOME']; //acessando o array
    echo return['LOGIN'];
  }
 
  


Enfim será normal você encontra-los na maioria senão em todas as aplicações existentes.
Responder

05/12/2012

Roniere Almeida

eu acho que entendi, por exemplo, para não fazer um acesso a dados novamente, ele guarda na memoria???
é isso???
Responder

05/12/2012

Eduardo Oliveira

Não, veja bem o acesso a base de dados, é realizado quando eu executo a query, o que acontece é que seu retorno nem sempre é único quase nunca você pega só um campo em uma consulta, geralmente vem vários, por exemplo eu dei um " * FROM user " isso vai me retornar todos os registros que ele encontrar na tabela de users, mas como a base vai devolver esse monte de registro encontrado pra nós ??? Vai criar 500 variáveis, uma para cada registro encontrado??? Não, a melhor forma dele devolver o que encontrou é retornando esse conjunto de dados no formato de array para que possamos acessa-los e manipula-los como quisermos.

"Toda a informação que um processador necessita pra executar uma determinada tarefa, sempre vai estar carregada na memória ram"
Responder

05/12/2012

Roniere Almeida

Eduardo, eu acho que entendi, kkkkk
mas muito obrigado pela ajuda!!!
Responder

05/12/2012

Eduardo Oliveira

Sua melhor aliada será a prática, pegue os exemplos que tem no manual do php, e rode-os em sua máquina pra ver o que acontece :)

Bons estudos
Responder

05/12/2012

Roniere Almeida

OK, vlw Eduardo!!!
Responder

06/12/2012

Roniere Almeida

Resolvido!!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar