GARANTIR DESCONTO

Fórum Array #234501

26/05/2004

0

Alguem poderia por favor me dar uma breve explicação sobre como trabalhar com arrays na manipulação de um banco de dados?
:cry: :cry:

Flavia_mococa

Flavia_mococa

Responder

26/05/2004

Jc

Olá, você poderia ser mais expifica com relação ao uso (o que gostaria de fazer com arrays).

Té +

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Flavia_mococa

Olá JC, tudo bem?
Eu gostaria de utilizar arrays nas consultas ao banco de dados.
Como quase 90¬ das tabelas deste banco tem um numero elevado de registro acho que seria mais conveniente trabalhar com arrays já que o acesso a memoria é bem mais rápido do que o acesso ao banco.
Meu problema é que eu tenho uma boa noção em array simples sem utilização de banco, mais agora array dinamico com acesso a banco eu não tenho nenhuma noção.
Voce poderia me ajudar?
Procurei alguns tutoriais na net mais achei apenas artigos sobre array simples, que não me ajuda neste caso.
:wink:

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Rômulo Barros

[b:31c83ebf8e]Flávia_mococa escreveu:[/b:31c83ebf8e]
Como quase 90¬ das tabelas deste banco tem um numero elevado de registro acho que seria mais conveniente trabalhar com arrays já que o acesso a memoria é bem mais rápido do que o acesso ao banco.

Utilizando DBX, você também poderá trabalhar em cache... ... ...

Utilize o método [color=red:31c83ebf8e]SetLength(MeuArray,Query.RecorCount -1)[/color:31c83ebf8e] para criar dinamicamente os seus arrays.

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Flavia_mococa

Voce pode me explicar como fazer isso?

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Vinicius2k

Flavia,

Um exemplo do que o UI lhe falou, só não tenho certeza se é exatamente o que vc pretende...
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); 
var nome, email: Array of String; 
    i,n: integer; 
begin 
  // Determinando o tamanho dos Arrays... 
  n:= ADOQuery1.RecordCount; 
  SetLength(nome, n); 
  SetLength(email, n); 
  // Loop na Query... 
  i:= 0; 
  with ADOQuery1 do 
    begin 
      First; 
      while not Eof do 
        begin 
          nome[i]:= FieldByName(´nome´).AsString; 
          email[i]:= FieldByName(´email´).AsString; 
          Next; 
          inc(i); 
        end; 
    end; 
  // Como exemplo : colocando o Array num Memo... 
  for i:= 0 to (n-1) do Memo1.Lines.Add(nome[i] + ´ - ´ + email[i]); 
end;

Espero ter ajudado...
T+

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Flavia_mococa

O problema é que vc já me passou o ´codigo pronto´ e oque eu queria era entender como o array dinamico funciona e como se relaciona a tabela com o array, entende. Assim futuramente quando eu precisar usar novamente os arrays eu vou saber fazer sem problemas :)
Vc´s poderiam me ajudar? :wink:

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Vinicius2k

Flávia,

1 - declara o array sem determinar tamanho...
2 - já dentro do procedimento ou função vc determina o tamanho com a função SetLenght()... é vc que vai dizer qual o tamanho e como vc quer atribuir a eles um recordset, a quantidade de elementos do array vai ser a quantidade de registros do recordset...
3 - para atribuir o recordset ao array vc move o cursor para o primeiro registro e faz o loop até q seja final atribuindo o valor do campo do recordset ao array... para saber a qual elemento do array vou atribuir o valor usei um contador ´i´ que é incrementado a cada passagem de registro...

essa é a explicação do código... eh isso q vc quer?

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Chico Gois

Só complementado o que foi escrito pelos colegas

Domine o array dinamico :) Estou começando do princípio que você já conheça os princípios do array ´simples´, ou seja, array fixo (Exemplo abaixo) Procedure Tform1.Button1Click (Sender: Tobject) ; var Dias_de_Semana: array[1..7] of String; DiaNo: Integer; begin {Inicializa o array com nomes dos dias da semana } Dias_de_Semana [1] := ´Domingo´ ; Dias_de_Semana [2] := ´Segunda-feira´ ; Dias_de_Semana [3] := ´Terça-feira´ ; Dias_de_Semana [4] := ´Quarta-feira´ ; Dias_de_Semana [5] := ´Quinta-feira´ ; Dias_de_Semana [6] := ´Sexta-feira´ ; Dias_de_Semana [7] := ´Sábado´ ; // Retorna o número da semana atual DiaNo :=DayOfWeek (Date) ; ShowMessage(´ Hoje é ´ + Dias_de_Semana [DiaNo] ) ; Caso você não entenda o exemplo acima, então aconselho a estudar o Array primeiramente. Existem na Internet muitos materiais que ensinam os princípios do array. Bom se esta seguro do uso da array, vamos em frente. Array Dinâmico, significa que você pode alterar um array durante a execução, alterando o tamanho ou adicionando/retirando informações. No Delphi, existem funções que servem também para ajudar nestas necessidades. Utilizaremos dentre as existentes, as funções: SETLENGTH; HIGH; LOW; LENGTH. Veremos a seguir, detalhadamente o uso de cada uma delas. Vamos a prática!!! Dentro do form, insira um button e dê duplo clique no mesmo. Insira o código: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var ContadorDinamico : array of string; //Indico o meu vetor (ContadorDinamico) como array do tipo string. Begin // SetLength aqui, serve para pegar a quantidade máxima que o ContadorDinamico suportará, ou seja, de 0 a 9 posições.. SETLENGTH(ContadorDinamico,10); // LENGTH tem a finalidade de capturar a quantidade total definida em SETLENGTH ShowMessage(IntToStr(LENGTH(ContadorDinamico))); end; Agora no próximo exemplo, veja a utilidade das funções HIGW e LOW. procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); var ContadorDinamico : array of string; //Indico o meu vetor (ContadorDinamico) como array do tipo string. Begin // SetLength aqui, serve para pegar a quantidade máxima que o ContadorDinamico suportará, ou seja, de 0 a 9 posições.. SETLENGTH(ContadorDinamico,10); // LENGTH tem a finalidade de capturar a quantidade total definida em SETLENGTH ShowMessage(IntToStr(LENGTH(ContadorDinamico))); // Apresenta a última posição, ou seja, 9, enquanto o LENGTH apresenta o tamanho suportado. ShowMessage(inttostr(HIGH(contadordinamico))); // Apresenta a primeira posição, ou seja, 0. showmessage(inttostr(LOW(contadordinamico))); end; Nota: Um Array de tamanho 0 (Zero) é um array NIL, ou seja, nulo. Ex. SETLENGTH(ContadorDinamico,0); Vamos praticar mais. Imagine que você precise, através de um array, contar os caracteres digitados em um edit. Insira no form um edit e um novo botão que receberá o código abaixo: var ContadorDinamico : array of string; Begin SETLENGTH(ContadorDinamico,length(edit1.text)); showmessage(inttostr(length(contadordinamico))); end; O length pega a quantidade de caracteres do edit e repassa esta informação para o vetor, armazendo pelo SetLength. Na segunda linha o length conta o que foi armazenado pelo SetLength. Atenção! Imaginemos que o texto do edit seja ´edit1´. O SetLength armazenou o vetor de 0 a 5, contudo o length conta iniciando do 1. Caso tenha ainda dúvidas, coloque abaixo da linha do show message, esta 2 (duas) linhas para entender. showmessage(inttostr(low(contadordinamico))); showmessage(inttostr(high(contadordinamico))); Agora basta aprimorar: Veja um exemplo mais complexo, utilizando um form com um listbox e um botão no qual vai o código abaixo: var Matriz : Array of array of String; i, j: integer; begin i:=0; j:=0; SetLength( Matriz, 10 ); For i:= Low(Matriz) to High(Matriz) do begin listbox1.Items.Add(´***** ´+inttostr(j)+´ Decimal com final ´+inttostr(i)+´ *****´); SetLength( Matriz[i], 10 ); For j:= Low(Matriz[i]) to High(Matriz[i]) do Begin Matriz[i,j] := IntToStr(i) + ´,´ + IntToStr(j) + ´ ´; sleep(2); listbox1.Items.Add(inttostr(j)+inttostr(i)); end; end; end; Um exemplo prático para o qual você poderia utilizar, seria para verificar entre 2(duas) StringList se a contagem é a mesma. Ex. //Utilizo 2 Stringlist. Uma para jogar os campos e outro para os dados. StringListCampo.Add(´Nome´); StringListDado.Add(editNome.text); StringListCampo.Add(´Ender´); StringListDado.Add(edtEnder.text); //Chamo a função InsertSQL(StringListCampo,StringListDado); // A função verifica se a quantidade de campo é igual para os dados. function InsertSQL(Tabela: String; Campo: array of string; Valor: array of variant): String; var lstCampo, lstValor: TStringList; Begin if Length(Campo) <> Length(Valor) then ShowMessage(´O número de elementos nas listas de campos e valores é diferente.´); A base já foi passada, agora é só praticar.

Ps. Texto retirado da net

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Flavia_mococa

O que eu quero seria mais ou menos oque vc´s me explicaram, so tive um pequeno problema. Iniciei o código:

procedure TFrmCaixa.Edit3Change(Sender: TObject);
var fornecedor, RazaoSocial, TIPODOCRF, NUMDOCRF, Fantasia: Array of String;
f,r: integer;
begin
f:= DModul.QForn.RecordCount;
SetLength(fornecedor, f);
SetLength(RazaoSocial, f);
SetLength(Fantasia, f);
SetLength(TIPODOCRF, f);
SetLength(NUMDOCRF, f);
//Loop na ADOQuery
r:=0;
DModul.QForn.First;
while not eof do
Begin
fornecedor[f]:=DModul.QForn //meu problema foi exatamente aqui
Nao consegui achar a propriedade FieldByName para seguir com o código...
E depois que eu terminar esta parte do codigo posso fazer uma consulta neste array ? Como proceder?

Desculpe postar estas perguntas bovas, mais é que tenho duvidas...
:roll: :wink:

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Vinicius2k

Flávia,

Não se preocupe em perguntar, é assim q aprendemos... :wink:
Não vejo muita lógica em vc não encontrar a propriedade FieldByName... se vc estiver tendo alguma mensagem de erro do compilador é um problema e postar aqui a mensagem vai ajudar-nos a entender, mas se vc só está preocupada por ela não ter aparecido no CodeCompletion do Delphi, não se preocupe, isso as vezes acontece dependendo de qual o tipo de variável vc está atribuindo o valor... pode seguir seu código que vai dar certinho...
Após montado o Array vc pode efetuar a consulta, jogando os dados numa TStringList (no exemplo q lhe passei joguei num memo)... Apenas sugiro que vc pesquise, talvez aqui mesmo, sobre StringLists pq desta classe eu não entendo quase nada, então não devo poder ajudar muito...
Qualquer problema poste novamente !
T+

Responder

Gostei + 0

28/05/2004

Bacalhau

Só para complementar um pouco a coisa. A colega definiu uma série de arrays dinâmicas que parecem referenciar informação sobre um mesmo registo. Então porque não criar um record dessa informação? Ficava mais ou menos assim:

type forn = record
fornecedor : String;
RazaoSocial : String;
TIPODOCRF : String;
NUMDOCRF : String;
Fantasia : String;
end; // fim da definição de registo

var F : array of forn;

A partir daqui, fica mais fácil visualizarmos o nosso trabalho. Espero ter ajudado e não complicado... :oops:

Responder

Gostei + 0

28/05/2004

Aroldo Zanela

Colega,

Qual é o propósito de se utilizar arrays no seu caso agora? Ou seja, quais são os requisitos funcionais que você precisa satisfazer? Dependendo do que você precisa resolver em termos de negócio, acredito que o Delphi permite utilizar formas mais simples e de melhor performance.

Responder

Gostei + 0

28/05/2004

Nildo

Amigo,

Você quer um acesso rápido ao banco de dados e por isso quer salvar tudo na memória né? Ok, não se esqueça que você vai ter que ler todo o banco pra poder jogar nessa Array... Ahh e não se esqueça que pode acabar a memória disponível, sendo que você vai colocar Todo o banco lá...

Responder

Gostei + 0

28/05/2004

Flavia_mococa

Amigos, o que eu quero é o seguinte:
Como no banco de dados que uso as tabelas tem um numero elevado de registro uma consulta utilizando a adoquery fica muito lenta. Entao eu queria que na criação do form (no evento oncreat do form) fosse ´criada´ a array com todos os dados da tabela que vou usar para fazer as consultas, depois no evento onexit do form eu iria ´destruir´ esse array liberando a memoria para ser usada novamente.
Voces estao sendo o maximo em me ajudar.
Desculpe estar fazendo tantas perguntas, mais é que tive apenas uma pequena noção de delphi na escola onde estudo, gostei e agora estou tentando me aprofundar nesta linguagem.
Muito obrigada mesmo pela força que estao me dando :wink:

Responder

Gostei + 0

28/05/2004

Nildo

Flavia, já parou para pensar que voce vai ter que passar por TODOS os registros da tabela (que é gigante) para armazenar na Array, diminuindo assim consideravelmente a memória disponível, e perdendo MUITO tempo somente na criação do formulário? Pois você vai ter que fazer isso no FormCreate

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar