GARANTIR DESCONTO

Fórum Atualizar DataGridView usando Linq com C# (tabela com FK) #10330

24/10/2009

0

Amigos, meu primeiro chamado.

Preciso atualizar um grid utilizando Visual Studio 2008, LINQ e C#.
Estou em um projeto Windows Forms.

Eu navego entre os campos fk, do tipo tblMaster.tblDetail.field
Mas o problema eh que quando chego no field, o campo tem o mesmo nome da tabela master, e o select não aceita campos com nomes iguais.

Eu criei um método dentro da unit, do form, mas estou passando tudo pra classes.

Uma amiga me disse que existe uma maneira muito melhor de se atualizar um grid, criando uma classe pra isso, e utilizando uma collection de objects, mas eu não entendi muito bem.

Vou passar o meu método (que está dentro do corpo do form) e gostaria que vocês consultores analizassem, mas não apenas corrigissem o erro e me possibilitem atualizar o grid com esse select dentro do form.
Gostaria que me passassem a maneira correta de se atualizar um grid com LINQ, utilizando uma classe, ou no mínimo um método de classe para isso.

Lembrando que não posso modificar as tabelas facilmente, pois elas são desenvolvidas por um DBA que nos presta consultoria, e a minha versão ficaria diferente da versão dele. So mudaria se fosse estritamente necessário)

Vou postar o meu método, e a partir dele vocês ficam a par da tabela, dos campos e das fks.
Fico a disposição pra postar trechos de código, scrip de tabela, o que for necessário!

private void atualizarGrid()
        {
            try
            {
                //Instancia da classe de conexão com o LINQ
                Entities db = new Entities();

//Le o ID do item do combo atraves da property Value
                int codGrupoSubFamilia = Convert.ToInt32(cmbGrupoSubFamilia.SelectedValue);
                int codGrupoSub = Convert.ToInt32(cmbGrupoSub.SelectedValue);
                int codGrupo = Convert.ToInt32(cmbGrupo.SelectedValue);

//Le os registros com os parametros dos 3 combos e preenche o GRID
                var newProdutoFilter = (from p in db.Produto
                                        where (
                                        (p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSub == codGrupoSub) &&
                                        (p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSubFamilia == codGrupoSubFamilia) &&
                                        (p.GrupoSubFamilia.codigoGrupo == codGrupo))
                                        orderby p.codigo descending
                                        select new
                                        {
                                            p.codigo,
                                            p.descricao,
                                            p.descricaoReduzida,
                                            p.descricaoECF,
                                            undMedProd = p.UnidadeMedida.codigo,
                                            grupoCod = p.GrupoSubFamilia.GrupoSub.Grupo.codigo,
                                            p.GrupoSubFamilia.GrupoSub.codigoGrupoSub,
                                            p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSubFamilia,
                                            p.tipo,
                                            p.ativo
                                        });
                grdProduto.DataSource = newProdutoFilter;

btnNovoProduto.Enabled = true;
            }
            catch (Exception ex)
            {
                MessageBox.Show("Problema ao atualizar o grid : \n"
                                + ex.Message,
                                "Atualizar Grid"
                                );
            }
        }

Como podem ver, tive de apelidar 2 campos, pois dava erro de compilação ao utilizar nomes de campos iguais...
Como disse anteriormente eu preferia uma nova orientação a seguir, como utilizar uma classe pra preencher grid, pois em uma classe eu poderia nomear os campos como bem entendesse.

Fico no aguardo e espero que tenham entendido meu problema!
Daniel Vieira

Daniel Vieira

Responder

26/10/2009

Fabio Mans

André tudo bem? Não entendi muito bem sua dúvida mas o que você quer é criar um método que te retorne os dados para que você preencha o Grid é isso? Você acha que está carregando o Grid através da UI, se for isso não é complicado, você pode criar um projeto Class Library com os métodos que retornem os dados ou apenas uma classe no mesmo projeto.     Este método pode ser feito como você fez na página e retornando um List por exemplo. Passe pra mim o script da sua tabela que vou simular em um projeto.   Fabio  
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Tabela Produto

/****** Object:  Table [Materiais].[Produto]    Script Date: 10/26/2009 09:38:51 ******/
SET ANSI_NULLS ON
GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON
GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

CREATE TABLE [Materiais].[Produto](
    [codigo] [int] IDENTITY(1,1) NOT NULL,
    [descricao] [varchar](120) NOT NULL,
    [descricaoReduzida] [varchar](120) NULL,
    [descricaoECF] [varchar](50) NULL,
    [unidadeMedida] [varchar](6) NOT NULL,
    [codigoGrupo] [int] NOT NULL,
    [codigoGrupoSub] [int] NOT NULL,
    [codigoGrupoSubFamilia] [int] NOT NULL,
    [tipo] [char](1) NOT NULL,
    [ativo] [char](1) NOT NULL,
    [dataInclusao] [datetime] NOT NULL,
    [dataUltimaAtualizacaoCadastral] [datetime] NOT NULL,
    [codigoUsuario] [int] NOT NULL,
 CONSTRAINT [PK_prod] PRIMARY KEY CLUSTERED
(
    [codigo] ASC
)WITH (PAD_INDEX  = OFF, STATISTICS_NORECOMPUTE  = OFF, IGNORE_DUP_KEY = OFF, ALLOW_ROW_LOCKS  = ON, ALLOW_PAGE_LOCKS  = ON) ON [PRIMARY]
) ON [PRIMARY]

GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Produto]  WITH CHECK ADD  CONSTRAINT [FK_Produto_GrupoSubFamilia] FOREIGN KEY([codigoGrupo], [codigoGrupoSub], [codigoGrupoSubFamilia])
REFERENCES [Materiais].[GrupoSubFamilia] ([codigoGrupo], [codigoGrupoSub], [codigoGrupoSubFamilia])
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Produto] CHECK CONSTRAINT [FK_Produto_GrupoSubFamilia]
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Produto]  WITH CHECK ADD  CONSTRAINT [FK_Produto_UnidadeMedida] FOREIGN KEY([unidadeMedida])
REFERENCES [Materiais].[UnidadeMedida] ([codigo])
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Produto] CHECK CONSTRAINT [FK_Produto_UnidadeMedida]
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Produto]  WITH CHECK ADD  CONSTRAINT [FK_Produto_Usuario] FOREIGN KEY([codigoUsuario])
REFERENCES [dbo].[Usuario] ([codigo])
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Produto] CHECK CONSTRAINT [FK_Produto_Usuario]
GO

----------------------------------------------------------
Tabela UnidadeMedida

USE [CONSTRUSYS]
GO

/****** Object:  Table [Materiais].[UnidadeMedida]    Script Date: 10/26/2009 09:42:39 ******/
SET ANSI_NULLS ON
GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON
GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

CREATE TABLE [Materiais].[UnidadeMedida](
    [codigo] [varchar](6) NOT NULL,
    [descricao] [varchar](50) NOT NULL,
 CONSTRAINT [PK_UnidadeMedida] PRIMARY KEY CLUSTERED
(
    [codigo] ASC
)WITH (PAD_INDEX  = OFF, STATISTICS_NORECOMPUTE  = OFF, IGNORE_DUP_KEY = OFF, ALLOW_ROW_LOCKS  = ON, ALLOW_PAGE_LOCKS  = ON) ON [PRIMARY]
) ON [PRIMARY]

GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela GrupoSubFamilia

USE [CONSTRUSYS]
GO

/****** Object:  Table [Materiais].[GrupoSubFamilia]    Script Date: 10/26/2009 09:44:47 ******/
SET ANSI_NULLS ON
GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON
GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

CREATE TABLE [Materiais].[GrupoSubFamilia](
    [codigoGrupoSubFamilia] [int] NOT NULL,
    [comissao] [decimal](4, 2) NOT NULL,
    [rentabilidade] [decimal](5, 2) NOT NULL,
 CONSTRAINT [PK_GrupoSubFamilia] PRIMARY KEY NONCLUSTERED
(
    [codigoGrupo] ASC,
    [codigoGrupoSub] ASC,
    [codigoGrupoSubFamilia] ASC
) ON [PRIMARY]

GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

ALTER TABLE [Materiais].[GrupoSubFamilia]  WITH CHECK ADD  CONSTRAINT [FK_GrupoSubFamilia_GrupoSub] FOREIGN KEY([codigoGrupo], [codigoGrupoSub])
REFERENCES [Materiais].[GrupoSub] ([codigoGrupo], [codigoGrupoSub])
GO

ALTER TABLE [Materiais].[GrupoSubFamilia] CHECK CONSTRAINT [FK_GrupoSubFamilia_GrupoSub]
GO

ALTER TABLE [Materiais].[GrupoSubFamilia] ADD  DEFAULT ('S') FOR [ativo]
GO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vou postar uma ScreenShot do meu MER, pra voce ter uma ideia geral dos relacionamentos:

Se precisar de algum outro script é só dizer.

Mas sobre o chamado, o que você disse é o que eu realmente quero, uma classe com os métodos que retornem uma lista, e a partir dessa lista eu preencha meu grid.

Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Fabio Mans

Faltou Grupo e GrupoSub
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Tabela Grupo

USE [CONSTRUSYS]
GO

/****** Object:  Table [Materiais].[Grupo]    Script Date: 10/26/2009 11:18:07 ******/
SET ANSI_NULLS ON
GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON
GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

CREATE TABLE [Materiais].[Grupo](
    [codigo] [int] IDENTITY(1,1) NOT NULL,
    [codigoUsuario] [int] NULL,
 CONSTRAINT [PK_Grupo] PRIMARY KEY NONCLUSTERED
(
    [codigo] ASC
)WITH (PAD_INDEX  = OFF, STATISTICS_NORECOMPUTE  = OFF, IGNORE_DUP_KEY = OFF, ALLOW_ROW_LOCKS  = ON, ALLOW_PAGE_LOCKS  = ON) ON [PRIMARY],
UNIQUE NONCLUSTERED
(
    [descricao] ASC
)WITH (PAD_INDEX  = OFF, STATISTICS_NORECOMPUTE  = OFF, IGNORE_DUP_KEY = OFF, ALLOW_ROW_LOCKS  = ON, ALLOW_PAGE_LOCKS  = ON) ON [PRIMARY],
UNIQUE NONCLUSTERED
(
    [descricao] ASC
) ON [PRIMARY]

GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

ALTER TABLE [Materiais].[Grupo] ADD  DEFAULT ('S') FOR [ativo]
GO

---------------------------------------------------------------------------------

Tabela GrupoSub

USE [CONSTRUSYS]
GO

/****** Object:  Table [Materiais].[GrupoSub]    Script Date: 10/26/2009 11:19:28 ******/
SET ANSI_NULLS ON
GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON
GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

CREATE TABLE [Materiais].[GrupoSub](
 CONSTRAINT [PK_GrupoSub] PRIMARY KEY NONCLUSTERED
(
    [codigoGrupo] ASC,
    [codigoGrupoSub] ASC
) ON [PRIMARY]

GO

SET ANSI_PADDING ON
GO

ALTER TABLE [Materiais].[GrupoSub]  WITH CHECK ADD  CONSTRAINT [FK_GrupoSub_Grupo] FOREIGN KEY([codigoGrupo])
REFERENCES [Materiais].[Grupo] ([codigo])
GO

ALTER TABLE [Materiais].[GrupoSub] CHECK CONSTRAINT [FK_GrupoSub_Grupo]
GO

ALTER TABLE [Materiais].[GrupoSub] ADD  DEFAULT ('S') FOR [ativo]
GO

Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Fabio Mans

Você está utilizando Linq to SQL ou Entity Framework?
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Fabio, creio eu que estou utilizando Entity Framework!

Como assim creio eu??

Eu estou em um projeto em que o seu início foi desenvolvido por terceiros.
Eu não sei lhe dizer com exatidão, pois não sei a diferença entre os 2 modelos.
Ainda sou iniciante na tecnologia (na verdade sou iniciante em programação, eu era da área de suporte a 2 meses atrás).

Conheço OO, pois meu curso está praticamente no fim(faltam apenas 2 matérias na faculdade), mas ainda não tenho experiência.

Quando eu utilizo Entity Framework eu tenho que adicionar aquele componente de Modelo de Dados de Entidade ADO.NET, correto?

Pelo que pesquisei na internet é isso que estou utilizando.

Poderia me explicar a diferença se não for isso?
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Fabio Mans

Manda a tela onde você tem suas classes, assim eu consigo ver.
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Fabio Mans

Mostra a tela com o arquivo Model.edmx aberta. Mas já deu para ver, é Entity Framework.  
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Fabio Mans

Você pode criar uma classe ou um projeto Class Library e criar os métodos de retorno.   Veja dois exemplo. No primeiro retorno todos os Grupos e no segundo exemplo é feito a mesma consulta que você postou no chamado. Ambos preenchem um Grid.       namespace EntityChamado { public class Repositorio { public IQueryable<Grupo> ObterGrupos() { DevMediaEntities db = new DevMediaEntities(); return db.Grupo; }   public IQueryable<Produto> ObterProdutos(int codGrupoSubFamilia, int codGrupoSub, int codGrupo) {   DevMediaEntities db = new DevMediaEntities(); //Le os registros com os parametros dos 3 combos e preenche o GRID return db.Produto.Where( p => p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSub == codGrupoSub && p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSubFamilia == codGrupoSubFamilia && p.GrupoSubFamilia.codigoGrupo == codGrupo); } } }   Espero ter ajudado. Fabio
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Então é só eu criar esta classe, e quando for preencher um grid atribuir ao seu datasource um dos 2 métodos?

ex:

grdProdutos.DataSource = myObj.ObterGrupos();

grdProdutos.DataSource = myObj.ObterProdutos(var1,var2,var3);

Eu preenchendo desta maneira não irei ter problemas com nome de campo?

No meu primeiro select eu estava com problema na navegação entre os campos:

var newProdutoFilter = (from p in db.Produto
                                        where (
                                        (p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSub == codGrupoSub) &&
                                        (p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSubFamilia == codGrupoSubFamilia) &&
                                        (p.GrupoSubFamilia.codigoGrupo == codGrupo))
                                        orderby p.codigo descending
                                        select new
                                        {
                                            p.codigo,
                                            p.descricao,
                                            p.descricaoReduzida,
                                            p.descricaoECF,
                                            p.UnidadeMedida.codigo, //este campo da erro de compilacao
                                            p.GrupoSubFamilia.GrupoSub.Grupo.codigo,  //este tambem
                                            p.GrupoSubFamilia.GrupoSub.codigoGrupoSub,
                                            p.GrupoSubFamilia.codigoGrupoSubFamilia,
                                            p.tipo,
                                            p.ativo
                                        });
                grdProduto.DataSource = newProdutoFilter;

Estes 2 campos dão erro por serem FK e seus nomes serem iguais ao campo código da tabela produto, devido a necessidade de eu navegar entre tabelas filhas para exibir seu conteúdo.
Com estes seus 2 métodos não irá dar erro?
Enquanto aguardo resposta vou aplicálos ao meu projeto.
Eu crio uma nova classe ou utilizo alguma das existentes?
Acho conveniente utilizar uma nova, vou fazer uma agora e testar o preenchimento de um grid.
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Complementando a pergunta abaixo, implementei o seu método, mas continuo com o mesmo problema.
Meu grid não exibe os campos FK.

Vou postar uma screenshot da tela preenchida.
Criei uma classe exatamente como você postou, e no load do form chamei o evento ObterProdutos(1,1,48) que são parametros existentes na minha base.

Olhe o resultado:

Preenche todos os campos, exceto as FK, exatamente o problema que eu estava tendo antes (mas antes dava erro de compilacao no select)
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Fabio Mans

O Grid é criado automaticamente ou você define os campos, nos exemplos que fiz retornou o campo PK
Responder

Gostei + 0

26/10/2009

Daniel Vieira

Não entendi a pergunta.

Eu adicionei o grid no form, e mudei o nome dos campos no Design - Name

Seria essa a pergunta?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar