Calculo financeiro (PMT) SQL Oracle

16/06/2020

0

Olá galera!
Sou novo com a linguagem SQL, preciso de ajuda para calcular o valor da parcela de um financiamento partindo dos seguintes dados: Valor Presente, Nº de Parcelas e Taxa de Juros (compostos).
Gostaria de saber se alguém possui algum comando mais simplificado que me permitisse replicar no meu script.

Valeu!
Diego

Diego

Responder

Posts

17/06/2020

Emerson Nascimento

Gostaria de saber se alguém possui algum comando mais simplificado que me permitisse replicar no meu script.

Mais simplificado em relação a quê?

Segue a fórmula para encontrar o valor da parcela:
round(VP*taxamensal*power((1+taxamensal),nPer)/(power((1+taxamensal),nPer) - 1),2)

VP = valor presente
taxamensal = juros mensal - deve ser dividido por 100 (se a taxa mensal for 0.9 deverá ser passado para a fórmula 0.009 - trabalhe com um máximo de 5 casas decimais).
nPer = período em meses

No SQL Server seria algo assim, usando apenas variáveis (obviamente os valores podem ser obtidos em tabelas do banco de dados):
DECLARE @VP FLOAT = 120000
DECLARE @taxa FLOAT = 11
DECLARE @nPer INT = 360 -- meses
DECLARE @taxamensal FLOAT
DECLARE @valorparcela FLOAT

SET @taxamensal = cast((@taxa/12.00/100) * 100000 as integer) / 100000.0
SET @valorparcela = round(@VP*@taxamensal*power((1+@taxamensal),@nPer)/(power((1+@taxamensal),@nPer) - 1),2)

SELECT
	@VP valor_presente,
	@taxa taxa_anual,
	@taxamensal*100 taxa_mensal,
	@nPer periodo_meses,
	@valorparcela valor_parcela

SELECT
	(@valorparcela * @nPer) - @VP total_dos_juros,
	(@valorparcela * @nPer) total_pago



Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar