Calculo financeiro (PMT) SQL Oracle

16/06/2020

5

Olá galera!
Sou novo com a linguagem SQL, preciso de ajuda para calcular o valor da parcela de um financiamento partindo dos seguintes dados: Valor Presente, Nº de Parcelas e Taxa de Juros (compostos).
Gostaria de saber se alguém possui algum comando mais simplificado que me permitisse replicar no meu script.

Valeu!
Responder

Gostaria de saber se alguém possui algum comando mais simplificado que me permitisse replicar no meu script.

Mais simplificado em relação a quê?

Segue a fórmula para encontrar o valor da parcela:
round(VP*taxamensal*power((1+taxamensal),nPer)/(power((1+taxamensal),nPer) - 1),2)

VP = valor presente
taxamensal = juros mensal - deve ser dividido por 100 (se a taxa mensal for 0.9 deverá ser passado para a fórmula 0.009 - trabalhe com um máximo de 5 casas decimais).
nPer = período em meses

No SQL Server seria algo assim, usando apenas variáveis (obviamente os valores podem ser obtidos em tabelas do banco de dados):
DECLARE @VP FLOAT = 120000
DECLARE @taxa FLOAT = 11
DECLARE @nPer INT = 360 -- meses
DECLARE @taxamensal FLOAT
DECLARE @valorparcela FLOAT

SET @taxamensal = cast((@taxa/12.00/100) * 100000 as integer) / 100000.0
SET @valorparcela = round(@VP*@taxamensal*power((1+@taxamensal),@nPer)/(power((1+@taxamensal),@nPer) - 1),2)

SELECT
	@VP valor_presente,
	@taxa taxa_anual,
	@taxamensal*100 taxa_mensal,
	@nPer periodo_meses,
	@valorparcela valor_parcela

SELECT
	(@valorparcela * @nPer) - @VP total_dos_juros,
	(@valorparcela * @nPer) total_pago

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Aceitar