camada DAO com duas tabelas

03/06/2015

0

A minha dúvida ao trabalhar com a camada DAO segua a seguinte:

Até onde me informei, cada tabela da base de dados seria referente a um objeto DAO. Suponhamos que seja necessário fazer uma consulta com
select / JOIN 
ou seja, que a mesma retorne dados de mais de uma tabela em uma única consulta.

Para este caso, o objeto DAO de uma tabela poderia buscar dados de outra tabela?
Anderson

Anderson

Responder

Posts

03/06/2015

Marisiana Battistella

Acompanhando para conhecimento....
Responder

03/06/2015

Jothaz

A minha dúvida ao trabalhar com a camada DAO segua a seguinte:

Até onde me informei, cada tabela da base de dados seria referente a um objeto DAO. Suponhamos que seja necessário fazer uma consulta com
select / JOIN 
ou seja, que a mesma retorne dados de mais de uma tabela em uma única consulta.

Para este caso, o objeto DAO de uma tabela poderia buscar dados de outra tabela?


As camadas são lógicas e são uma forma de padronizar para facilitar o entendimento e manutenção.

Mesmo que a classe seja para uma determinada tabela do seu bd nada impede de você fazer os joins, tanto via sotored procedure como enviando a expressão sql via aplicação.

Concorda que não faria sentido ou mesmo seria impossível criar um sistema sem joins.
Responder

04/06/2015

Ronaldo Lanhellas

A minha dúvida ao trabalhar com a camada DAO segua a seguinte:

Até onde me informei, cada tabela da base de dados seria referente a um objeto DAO. Suponhamos que seja necessário fazer uma consulta com
select / JOIN 
ou seja, que a mesma retorne dados de mais de uma tabela em uma única consulta.

Para este caso, o objeto DAO de uma tabela poderia buscar dados de outra tabela?


Não necessariamente o DAO deve referir-se a cada tabela do banco, o ideal que é a classe/camada DAO seja genérica ao ponto que qualquer objeto possa usá-lo. Ex: VocÊ pode salvar ou buscar um cliente ou pedido usando o mesmo DAO.

O DAO, como o acrônimo já sugere, refere-se a Data Access Object sendo assim é um ponte entre sua aplicação e o banco de dados. Sendo assim o ideal é criar um DAO genérico. Veja se este artigo lhe ajuda: https://www.devmedia.com.br/jpa-e-spring-framework-criando-um-dao-generico/30131
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar