Fórum Categoria e SubCategoria #274939
31/03/2005
0
Para facilitar o entendimento do meu problema fiz um exemplo de como eu gostaria que fosse feito, abaixo está o link para o download.
http://paginas.terra.com.br/informatica/megamilenium/downloads/Acervo.zip
Se alguem puder ajudar, ficarei muito grato.
Spooner
Curtir tópico
+ 0Posts
01/04/2005
Raserafim
no momento q fui fazer o download o link n estava funcionando
Gostei + 0
02/04/2005
Spooner
Primeiramente obrigado pela resposta.
segue abaixo uma breve explicação do problema, sobre o link está funcionando corretamente, mas se não conseguir baixar o arquivo te envio por e-mail.
Quando selecionar a categoria o codigo da subcategoria teria que vir
sequencial. nesse banco tem algumas lançamentos que demonstra a maneira
que eu gostaria que ficasse.
exemplo:
usuario seleciona categoria E1 quando ele sair do campo categoria o campo
SUB_CAT já vem com o codigo sequencial na ordem( o campo SUB_CAT
não pode aver repetição para a categoria selecionada ).
CAT SUB_CAT <- ERRADO CAT SUB_CAT <- ERRADO
E1 001 E2 001
E1 001 E2 001
------------------------------
CAT SUB_CAT <- CERTO CAT SUB_CAT <- CERTO
E1 001 E2 001
E1 002 E2 002
Gostei + 0
04/04/2005
Aroldo Zanela
Eu analisei o seu modelo de dados e acredito que há uma falha de modelagem (posso estar enganado).
Com o apoio do PowerDesigner, fiz um novo modelo e gerei um script para criação do banco:
drop table TAB_ACERVO; drop table TAB_CATEGORIA; drop table TAB_SUBCATEGORIAS; /*==============================================================*/ /* Table: TAB_ACERVO */ /*==============================================================*/ create table TAB_ACERVO ( CODIGO VARCHAR(5) not null, CATEGORIA VARCHAR(2), SUBCATEGORIA VARCHAR(3), ACERVO VARCHAR(60), constraint PK_TAB_ACERVO primary key (CODIGO) ); /*==============================================================*/ /* Table: TAB_CATEGORIA */ /*==============================================================*/ create table TAB_CATEGORIA ( CATEGORIA VARCHAR(2) not null, DESCRICAO VARCHAR(40), constraint PK_TAB_CATEGORIA primary key (CATEGORIA) ); /*==============================================================*/ /* Table: TAB_SUBCATEGORIAS */ /*==============================================================*/ create table TAB_SUBCATEGORIAS ( CATEGORIA VARCHAR(2) not null, SUBCATEGORIA VARCHAR(3) not null, DESCRICAO VARCHAR(40), constraint PK_TAB_SUBCATEGORIAS primary key (CATEGORIA, SUBCATEGORIA) ); alter table TAB_ACERVO add constraint FK_TAB_ACER_REFERENCE_TAB_SUBC foreign key (CATEGORIA, SUBCATEGORIA) references TAB_SUBCATEGORIAS (CATEGORIA, SUBCATEGORIA); alter table TAB_SUBCATEGORIAS add constraint FK_TAB_SUBC_REFERENCE_TAB_CATE foreign key (CATEGORIA) references TAB_CATEGORIA (CATEGORIA);
Note que utilizei mais uma tabela para subcategorias, pois se ela existe, deve armazenar algum significado. Nela, você pode implementar a rotina de autoincremento (generators).
Gostei + 0
10/04/2005
Spooner
Obrigado por ter respondido minha pergunta :roll: ,
com esse script o problema da repetição deu certo, os registros não estão sendo gravado mas da maneira errada, mas teve a necessidade de criar outra tabela a TAB_SUBCATEGORIA, mas como eu faria para identificar que um registro cadastrado na tabela TAB_SUBCATEGORIA pertence a um registro gravado na tabela TAB_ACERVO?
teria que ter um relacionamento entre as duas por exemplo:
eu mando inclur um novo registro na tabela ACERVO ao mesmo tempo teria que tar fazendo essa inclusao na tabela e SUBCATEGORIA e fazer um vinculo entre as duas, porque quando eu informo a descricao do acervo esse valor vai está sendo gravado na tabela ACERVO, e quando eu infomo a categoria e a SUBCATEGORIA esses valores estão sendo gravados na tabela TAB_SUBCATEGORIA, se eu for pesquisar um acervo futuramente como vou saber que essa categoria pertence aquele acervo.
Gostei + 0
15/04/2005
Spooner
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)