Fórum ClientDataset (explicação técnica) #268066
10/02/2005
0
Colegas,
Sou do Recife-PE, sou Analista de Sistemas e programador e trabalho com o Delphi profissionalmente a vários anos. Tenho algumas dúvidas a respeito do ClientDataset
Tenho desenvolvido sistemas ao longo de vários anos na arquitetura Cliente/Servidor (com triggers, procedures, views) e nunca usei o ClientDataset. Usava BDE ou o DBExpress, mas nunca me arrisquei a usar o ClientDataser + DatasetProvider. Não costumo usar componentes DataControls, a exceção do dbGrid. Não uso dbEdits, dbLookups, uso edits, combobox e dessa forma tenho ganho de performance.
Gostaria de saber:
1 - Dentro dessa estrutura que acebei de mencionar (Cliente/Servidor) sem DataControls (com exceção do dbGrid), quais as vantagens de usar o ClientDataser + DatasetProvider?
2 - Posso usar o SQLStoredProc + ClientDataser + DatasetProvider?
3 - Poderia ter maior ganho usando outra estrutura ao inves da estrutura atual?
4 - ClientDataset só é válido por causa da portabilidade?
Atenciosamente,
João Ricardo
Sou do Recife-PE, sou Analista de Sistemas e programador e trabalho com o Delphi profissionalmente a vários anos. Tenho algumas dúvidas a respeito do ClientDataset
Tenho desenvolvido sistemas ao longo de vários anos na arquitetura Cliente/Servidor (com triggers, procedures, views) e nunca usei o ClientDataset. Usava BDE ou o DBExpress, mas nunca me arrisquei a usar o ClientDataser + DatasetProvider. Não costumo usar componentes DataControls, a exceção do dbGrid. Não uso dbEdits, dbLookups, uso edits, combobox e dessa forma tenho ganho de performance.
Gostaria de saber:
1 - Dentro dessa estrutura que acebei de mencionar (Cliente/Servidor) sem DataControls (com exceção do dbGrid), quais as vantagens de usar o ClientDataser + DatasetProvider?
2 - Posso usar o SQLStoredProc + ClientDataser + DatasetProvider?
3 - Poderia ter maior ganho usando outra estrutura ao inves da estrutura atual?