Como condicionar o select em outra linha da tabela no Mysql?

17/02/2020

0

Sou iniciante no que se refere à linguagem do MySql e estou tentando filtrar algumas informações que preciso retirar de uma tabela.

Basicamente eu tenho dados de indivíduos em anos seguidos (2003, 2004, 2005) todos em uma mesma tabela. Além desses dados, disponho de informações, por exemplo, da escolaridade (que pode mudar ano após ano, ou manter-se constante).

Porém alguns registros da minha base de dados são inconsistentes, por exemplo, selecionando os primeiros registros ordenados pelo cpf e pelo ano, temos (mudei o cpf por motivos de sigilo dos dados):

Ano      CPF        Escolaridade 
2004    10000000kkk 3
2005    10000000kkk 5
2003    10000000zzz 7
2005    10000000zzz 6
2003    10000000ttt 7
2005    10000000ttt 4
2004    10000000ppp 6
2005    10000000ppp 9
2004    10000000sss 7
2005    10000000sss 9
2005    10000000sss 9
2003    10000002xxx 6
2005    10000002xxx 7

A escolaridade é codificada:

ANALFABETO      1
ATE 5.A INC     2
5.A CO FUND     3
6. A 9. FUND    4
FUND COMPL      5
MEDIO INCOMP    6
MEDIO COMPL     7
SUP. INCOMP     8
SUP. COMP       9
MESTRADO        10
DOUTORADO       11
IGNORADO        -1

Minha dúvida é: como posso filtrar essas inconsistências? Alguém pode me ajudar?
Amanda Uceli

Amanda Uceli

Responder

Posts

17/02/2020

Emerson Nascimento

qual é a inconsistência?
Responder

17/02/2020

Anderson Gonçalves

Manda o teu código ai que as vezes explica melhor o que você quer.
Responder

17/02/2020

Amanda Uceli

qual é a inconsistência?

Eu tenho indivíduos que diminuem a escolaridade de um ano para o outro, ou que mudam de forma desproporcional (em um ano são registrados com ensino fundamental, e no seguinte com ensino superior completo, por exemplo).
Responder

17/02/2020

Amanda Uceli

Manda o teu código ai que as vezes explica melhor o que você quer.

Qual código? Da busca pela inconsistência?
Já fiz várias tentativas e nenhuma funcionou.
Tentativa 1: