GARANTIR DESCONTO

Fórum Como criar funções? #354855

05/03/2008

0

Alguém sabe alguma apostila que fale sobre criar de funções e como implementa-las?
Desde já eu agradeço!!!!

Lskskyblue

Lskskyblue

Responder

05/03/2008

Facc

Alguém sabe alguma apostila que fale sobre criar de funções e como implementa-las? Desde já eu agradeço!!!!

como assim criar funções?

Responder

Gostei + 0

05/03/2008

Lskskyblue

O que eu quero dizer é o seguinte:
Se existe alguma apostila que ensine sobre funções,onde ela é implementada e sua criação.

Ex: Se eu criar uma funçõa que retorne a soma de dois numeros

function somaNumero( );
eu quero saber o que vai dentro dos parenteses ,mas não apenas dessa função mas que ensine outras.
Valeu

Responder

Gostei + 0

05/03/2008

Onjahyr

Ué....

Quer apostila? Vai no google e coloca: [b:5724c53032]Apostila +Delphi +funções[/b:5724c53032]

Vai chuver de tatas apostilas...

Blz.

Responder

Gostei + 0

05/03/2008

Facc

O que eu quero dizer é o seguinte: Se existe alguma apostila que ensine sobre funções,onde ela é implementada e sua criação. Ex: Se eu criar uma funçõa que retorne a soma de dois numeros function somaNumero( ); eu quero saber o que vai dentro dos parenteses ,mas não apenas dessa função mas que ensine outras. Valeu

aqui no forum mesmo vc cha várias... das mais simples até as mais complexas...

Responder

Gostei + 0

06/03/2008

Bolacha

Basicamente

function NomeDaFunção(NomeVariavelDeEntrada : Tipo):Resultado;

Aonde Tipo e resultado, são os tipos de variaveis, ex : string, integer, float, boolean...

Responder

Gostei + 0

06/03/2008

Paullsoftware

Olá amigo, no site da clubedelphi tem várias apostilas sobre o delphi, interbase entre outros assuntos relacionados a programação, aqui vai um link com um filtro para apostilas somente sobre a ClubeDelphi...
https://www.devmedia.com.br/articles/listcomp.asp?txtsearch=&;tipo=9&vis=-1&site=3

mais se você quer saber como funciona a estrutura de uma função é basicamente assim:

na Unit onde tem
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
     funcion RetornaMensagem(Texto:String):String;
você declara suas [b:e14bc3edbf]Procedures ou Functions[/b:e14bc3edbf], isso quando vai usar as chamadas a algum componente ligado ao form por exemplo:
quando declaramos o nome de uma função ou Procedure é obrigatório usar o nome da classe TNomeDoForm para fazer o escorpo da mesma, mais quando não declaramos a mesma não se faz nessário o uso do TNomeForm...
para se criar uma função declarada na seção Private ou Public fazemos:
function TForm1.RetornaMensagem(Texto:String):String;

quando vamos usar uma função que não foi declarada na Private ou Public basta escrevê-la normalmente...
function RetornaMensagem(Texto:String):String;

function TForm1.RetornaMensagem(Texto:String):String;
begin
result := Texto;
end;

para fazer a chamada da função acima eu coloco no evento onclick do botão:
ShowMessage(RetornaMensagem(Edit1.Text));

Explicando a função acima:
[color=red:e14bc3edbf]function[/color:e14bc3edbf] [color=blue:e14bc3edbf]RetornaMensagem[/color:e14bc3edbf][color=green:e14bc3edbf](Texto:String)[/color:e14bc3edbf][color=orange:e14bc3edbf]:String[/color:e14bc3edbf];
[color=red:e14bc3edbf]function[/color:e14bc3edbf] Palavra reservada que indica o nome do procedimento ou função
[color=blue:e14bc3edbf]RetornaMensagem[/color:e14bc3edbf] nome usado por mim para ´Batizar´ a função, poderia ser: MostraTexto ou ExibeMensagem, Entre outros
[color=green:e14bc3edbf](Texto:String)[/color:e14bc3edbf] Declarei uma variável do tipo [b:e14bc3edbf]String[/b:e14bc3edbf] que vai servir como valor de entrada na função. Esse valor será informado pelo usuário no momento em que a função será disparada...
[color=orange:e14bc3edbf]:String[/color:e14bc3edbf] Tipo de retorno da função...

uma definição retirada de uma apostila:
[list=1:e14bc3edbf]As procedures (procedimentos) e functions (funções) são os blocos básicos dos programas criados em Object Pascal. Procedures e functions são blocos independentes de código, que podem ser chamados várias vezes, em vários pontos de um programa. Procedures e functions são às vezes chamadas de rotinas. A diferença entre procedures e functions é simples: functions retornam um valor; procedures não. [/list:o:e14bc3edbf]
[list:e14bc3edbf]A sintaxe para uma procedure é a seguinte:
procedure nome da procedure (param1, param2, ...:tipo1; param1,...:tipo2; ...);
type
{definições de tipos}
var
{declarações de variáveis }
const
{definições de constantes}
begin
{ corpo }
end;
Para functions, a sintaxe é praticamente idêntica. A única diferença é que o tipo do valor retornado deve ser especificado no final da primeira linha.
function nome da function (param1, param2, ...:tipo1; param1,...:tipo2; ...): tipo de retorno;
type
{definições de tipos}
var
{declarações de variáveis }
const
{definições de constantes}
begin

end;
A primeira linha, chamada de cabeçalho, deve sempre terminar com ´;´. Os parâmetros, se existirem, devem ter seus tipos especificados e devem ser separados por vírgulas. Parâmetros do mesmo tipo podem ser agrupados; esses grupos devem ser separados por ´;´.
Depois do cabeçalho, vêm os blocos de declaração type, var e const (não necessariamente nessa ordem). Todos estes são opcionais, pois a procedure ou functions pode não precisar de nenhuma variável além das especificadas nos seus parâmetros. Em seguida, vem o bloco principal (ou corpo) da procedure, delimitado por begin e end. É neste bloco que fica o código executável da procedure.[/list:u:e14bc3edbf]espero ter ajudado :wink:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar