Fórum Como criar funções? #354855
05/03/2008
0
Desde já eu agradeço!!!!
Lskskyblue
Curtir tópico
+ 0Posts
05/03/2008
Facc
como assim criar funções?
Gostei + 0
05/03/2008
Lskskyblue
Se existe alguma apostila que ensine sobre funções,onde ela é implementada e sua criação.
Ex: Se eu criar uma funçõa que retorne a soma de dois numeros
function somaNumero( );
eu quero saber o que vai dentro dos parenteses ,mas não apenas dessa função mas que ensine outras.
Valeu
Gostei + 0
05/03/2008
Onjahyr
Quer apostila? Vai no google e coloca: [b:5724c53032]Apostila +Delphi +funções[/b:5724c53032]
Vai chuver de tatas apostilas...
Blz.
Gostei + 0
05/03/2008
Facc
aqui no forum mesmo vc cha várias... das mais simples até as mais complexas...
Gostei + 0
06/03/2008
Bolacha
function NomeDaFunção(NomeVariavelDeEntrada : Tipo):Resultado;
Aonde Tipo e resultado, são os tipos de variaveis, ex : string, integer, float, boolean...
Gostei + 0
06/03/2008
Paullsoftware
https://www.devmedia.com.br/articles/listcomp.asp?txtsearch=&tipo=9&vis=-1&site=3
mais se você quer saber como funciona a estrutura de uma função é basicamente assim:
na Unit onde tem
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
funcion RetornaMensagem(Texto:String):String;quando declaramos o nome de uma função ou Procedure é obrigatório usar o nome da classe TNomeDoForm para fazer o escorpo da mesma, mais quando não declaramos a mesma não se faz nessário o uso do TNomeForm...
para se criar uma função declarada na seção Private ou Public fazemos:
quando vamos usar uma função que não foi declarada na Private ou Public basta escrevê-la normalmente...
function TForm1.RetornaMensagem(Texto:String):String; begin result := Texto; end;
para fazer a chamada da função acima eu coloco no evento onclick do botão:
ShowMessage(RetornaMensagem(Edit1.Text));
Explicando a função acima:
[color=red:e14bc3edbf]function[/color:e14bc3edbf] [color=blue:e14bc3edbf]RetornaMensagem[/color:e14bc3edbf][color=green:e14bc3edbf](Texto:String)[/color:e14bc3edbf][color=orange:e14bc3edbf]:String[/color:e14bc3edbf];
[color=red:e14bc3edbf]function[/color:e14bc3edbf] Palavra reservada que indica o nome do procedimento ou função
[color=blue:e14bc3edbf]RetornaMensagem[/color:e14bc3edbf] nome usado por mim para ´Batizar´ a função, poderia ser: MostraTexto ou ExibeMensagem, Entre outros
[color=green:e14bc3edbf](Texto:String)[/color:e14bc3edbf] Declarei uma variável do tipo [b:e14bc3edbf]String[/b:e14bc3edbf] que vai servir como valor de entrada na função. Esse valor será informado pelo usuário no momento em que a função será disparada...
[color=orange:e14bc3edbf]:String[/color:e14bc3edbf] Tipo de retorno da função...
uma definição retirada de uma apostila:
[list=1:e14bc3edbf]As procedures (procedimentos) e functions (funções) são os blocos básicos dos programas criados em Object Pascal. Procedures e functions são blocos independentes de código, que podem ser chamados várias vezes, em vários pontos de um programa. Procedures e functions são às vezes chamadas de rotinas. A diferença entre procedures e functions é simples: functions retornam um valor; procedures não. [/list:o:e14bc3edbf]
[list:e14bc3edbf]A sintaxe para uma procedure é a seguinte:
procedure nome da procedure (param1, param2, ...:tipo1; param1,...:tipo2; ...);
type
{definições de tipos}
var
{declarações de variáveis }
const
{definições de constantes}
begin
{ corpo }
end;
Para functions, a sintaxe é praticamente idêntica. A única diferença é que o tipo do valor retornado deve ser especificado no final da primeira linha.
function nome da function (param1, param2, ...:tipo1; param1,...:tipo2; ...): tipo de retorno;
type
{definições de tipos}
var
{declarações de variáveis }
const
{definições de constantes}
begin
end;
A primeira linha, chamada de cabeçalho, deve sempre terminar com ´;´. Os parâmetros, se existirem, devem ter seus tipos especificados e devem ser separados por vírgulas. Parâmetros do mesmo tipo podem ser agrupados; esses grupos devem ser separados por ´;´.
Depois do cabeçalho, vêm os blocos de declaração type, var e const (não necessariamente nessa ordem). Todos estes são opcionais, pois a procedure ou functions pode não precisar de nenhuma variável além das especificadas nos seus parâmetros. Em seguida, vem o bloco principal (ou corpo) da procedure, delimitado por begin e end. É neste bloco que fica o código executável da procedure.[/list:u:e14bc3edbf]espero ter ajudado :wink:
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)