GARANTIR DESCONTO

Fórum Como formatar o campo JTextField #566312

09/04/2009

0

Oi Pessoal. Estou fazendo um trabalho da faculdade em JAVA, e preciso da ajuda de vocês. Estou querendo colocar uma mascara no campo JTextField. Para que fique da seguinte forma, o usuario digita a data e o programa cria as barras /, por exemplo 29/08/2006. Abraços.
Bárbara Pinheiro

Bárbara Pinheiro

Responder

09/04/2009

Fabiano Fernandes

No lugar do JTextField vc vai precisar usar o JFormattedTextField. Eu particularmente uso assim ... Crio um método assim ...
	private MaskFormatter setMascara(String mascara){
		MaskFormatter mask = null;
		try{
			mask = new MaskFormatter(mascara);						
			}catch(java.text.ParseException ex){}
		return mask;
	}
e depois na hora q vc criar o JFormattedTextField vc faz assim: JFormattedTextField jftfTelefone = new JFormattedTextField((setMascara("(##) ####-####")); Pronto ... ta ai uma mascara para o Telefone. isso é um exemplo, agora basta vc implementar de acordo com suas necessidades. Agora para título de informação: # = qualquer numero válido U = qualquer caractere, as letras minusculas são formatadas em maiuscula. L = qualquer caractere, as letras maiusculas são formatadas em minusculas. A = qualquer caractere ou numero. Não sei se ajudei ... mas ta ai uma solução. :metal:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Bárbara Pinheiro

Valeu pela ajuda, deu certinho....
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Bárbara Pinheiro

maneiro viu .. :!:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Bárbara Pinheiro

Sera que pode me dar mais uma ajuda??? Estou tentando validar o cpf, ja vi varios codigo mas não sei como fazer... Segue abaixo o meu codigo...mas sem a valiação de cpf, pq eu não sei.... import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.swing.text.MaskFormatter; public class funcionario_tela extends JFrame implements ActionListener { private JButton botao, sair; private JTextField nome, cidade, estado, email, cargo, login; private JPasswordField senha; private JFormattedTextField telefone, endereco, rg, cpf; public funcionario_tela() { super(">>>>Cadastro de Funcionários<<<<"); setBounds(50, 50, 600, 400); Container cp = getContentPane(); cp.setLayout(new GridLayout(12, 10, 3, 1)); cp.add(new Label("Nome: ")); cp.add(nome = new JTextField()); cp.add(new Label("RG: ")); //o JFormattedTextField esta linkado com a função mascara cp.add(rg = new JFormattedTextField(setMascara("##.###.###-#"))); //************************************************************************ cp.add(new Label("CPF: ")); //o JFormattedTextField esta linkado com a função mascara cp.add(cpf = new JFormattedTextField(setMascara("###.###.###-##"))); //***** a função abaixo não permite a entrada de letras no campo cpf... cpf.addKeyListener(new KeyListener(){ public void keyTyped(KeyEvent e) { char c = e.getKeyChar(); if(!Character.isDigit(c)){ e.consume(); } } public void keyPressed(KeyEvent e) { } public void keyReleased(KeyEvent e) { // TODO Auto-generated method stub } }); //************************************************************************ cp.add(new Label("Endereço: ")); cp.add(endereco = new JFormattedTextField("favor digitar rua, número e bairro")); //************************************************************************ //************************************************************************ cp.add(new Label("Telefone: ")); //o JFormattedTextField esta linkado com a função mascara cp.add(telefone = new JFormattedTextField(setMascara("(##) ####-####"))); //***** a função abaixo não permite a entrada de letras no campo telefone... telefone.addKeyListener(new KeyListener(){ public void keyTyped(KeyEvent e) { char c = e.getKeyChar(); if(!Character.isDigit(c)){ e.consume(); } } public void keyPressed(KeyEvent e) { } public void keyReleased(KeyEvent e) { // TODO Auto-generated method stub } }); //************************************************************************ cp.add(new Label("Cidade: ")); cp.add(cidade = new JTextField()); cp.add(new Label("Estado: ")); cp.add(estado = new JTextField()); cp.add(new Label("Email: ")); cp.add(email = new JTextField()); cp.add(new Label("Cargo: ")); cp.add(cargo = new JTextField()); cp.add(new Label("Login: ")); cp.add(login = new JTextField()); //************************************************************************ //***** o JPasswordField faz a parte de password.. cp.add(new Label("Senha: ")); cp.add(senha = new JPasswordField (6)); //senha.setEchoChar ('#'); //***** o setEchoChar serve para converter de * para #.. // essa função vai limitar o campo senha em apenas 6 caracteres, após isso //muda para o proximo campo. senha.addKeyListener(new java.awt.event.KeyAdapter() { public void keyTyped(KeyEvent e) { pula(e); } }); //************************************************************************ cp.add(botao = new JButton("Confirma")); botao.addActionListener(this); cp.add(sair = new JButton("Sair")); sair.addActionListener(this); botao.setMnemonic('c'); botao.setToolTipText("Clique aqui para confirmar cadastramento"); sair.setMnemonic('s'); sair.setToolTipText("Clique aqui para desistir"); setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } //************************************************************************ //função utilizada para limitar o campo senha e alterar o campo private void pula(KeyEvent e) { //Numero de caracteres que vai aceitar é 6 if(senha.getText().length() == 5) botao.requestFocus(); else return; } //************************************************************************ //************************************************************************ //esta linkado com JFormattedTextField, para realizar a mascara. private MaskFormatter setMascara(String mascara){ MaskFormatter mask = null; try{ mask = new MaskFormatter(mascara); }catch(java.text.ParseException ex){} return mask; } //************************************************************************ public void actionPerformed(ActionEvent e) { try { //ao clicar no botão sair fecha a janela.. if (e.getSource() == sair) { System.exit(0); } //verifica se o campo esta vazio. //if( (nome.getText().equals("")) || (rg.getText().equals("")) ); } catch(NumberFormatException nfe) { } } public static void main(String args[]) { new funcionario_tela().show(); } }
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar