Fórum consulta com comandos SQL #356983
10/04/2008
0
Vou escrever este Novo Tópico, mas tenham paciencia, se estou perguntando ao Forum é porque não sei, ou não consegui achar uma resposta que me satisfaça. Tentei procurar em vários lugares mas não achei. Vamos lá:
Quero fazer uma consulta em minha tabela (é uma Unica Tabela simples) que me forneça somente o que um determinado cliente comprou em um determinado mes. É uma Condição Dupla.
exemplo: COD_CLI = 100 e MES_COMPRA=MARÇO
O campo MES_COMPRA é uma String, esta escrito no campo ´MARÇO´
Tentei fazer pela estrutura IF THEN ELSE e não consegui, pedi ajuda me informaram que era melhor fazer por comandos QUERY/SQL, tentei fazer mas não consegui também, pelo fato de não me explicar aonde coloco estas instruções: é dentro de uma PROCEDURE BUTTONCLICK?? Tenho que jogar um Componente QUERY no Form ???
Simplesmente estou perdido.
Grato.
Aldo
Aldo.junior1
Curtir tópico
+ 0Posts
10/04/2008
Emerson Nascimento
Query.Open;
Gostei + 0
11/04/2008
Ricardo_ascii
Coloque uma query no form e no evento on click do botão coloque: select tudo from tabela onde codigo = 100 e mes seja igual a março.
Abraço, Ricardo
Gostei + 0
11/04/2008
Ricvictor
O pessoal aqui já colocou pra vc o que deves fazer. Mas pelo que percebi de vc pela tua mensagem, o que já foi dito deveras estar um pouco vago. Então, vai mais explicado.
Bom, partindo que vc já tenha colocado um componente DataBase e feito a conexão com o teu banco de dados, coloque no form um componente Query (no delphi 7, fica na paletta BDE na mesma paletta onde irás encontrar o componente DataBase). Defina o nome da Query para um que vc desejar. Utilizemos como nome Query1.
Na propriedade DataBaseName da Query1, set o valor para a base de dados configurada anteriormente no componente DataBase.
Na propriedade SQL da Query1, vc vai colocar o seguinte comando:
SELECT CAMPO1, CAMPO2,...
FROM NOMEDATABELA
WHERE COD_CLI = :CODIGOCLIENTE
AND MES_COMPRA = :MESCOMPRA
Na tua aplicação, provavelmente vc está ou vai ficar escolhendo tanto o cliente quanto o mês de compra de forma dinâmica, não é ?! Sendo assim... coloque na tua aplicação...
Se vc estiver querendo realizar a consulta num clique de botão, vc faz assim:
with Query1 do
begin
Close;
ParambyName(´CODIGOCLIENTE´).asInteger := valordocódigocliente; //(no teu tópico, vc definiu estaticamente como sendo igual a 100)
ParambyName(´MESCOMPRA´).asString := valordomescompra; //(no teu tópico, vc definiu estaticamente como sendo igual a Março)
Open;
end;
Pronto, Aldo. Coloque algum componente (DbGrid, etc e tal) para vc visualizar tua consulta.
Grande abraço e espero ter sido claro.
Ricardo Lucena
Natal/RN
Gostei + 0
11/04/2008
Gandalf.nho
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?p=309148
[b:3bbd05ac32]Bloqueado![/b:3bbd05ac32]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)