GARANTIR DESCONTO

Fórum Curso de Xamarin Devmedia #571206

18/11/2016

0

Sobre o curso: https://www.devmedia.com.br/articles/viewaula.asp?idcomp=37371&topico=4111

Não entendi porque o autor fez um código diferente pra cada OS. A ideia do Xamarin não é justamente fazer 1 código que funcione em varios OS diferente?
Pedro Souza

Pedro Souza

Responder

Posts

18/11/2016

Lucas Campos

Na verdade depende, nesse curso ele usou uma PCL para compartilhar o código "base" da aplicação e construiu as interfaces em suas respectivas plataformas, mas teoricamente o código é o mesmo para as plataformas, só implementação de interface que mudou, nesse caso o aproveitamento de código será mais ou menos uns 70%.


Agora o Xamarin.Forms, esse sim, ele não só constrói o código base compartilhado, como feito no curso, mas também interface única em XAML compartilhada, e na compilação ele mapeia os controles para a interface nativa, então você não precisará tocar em um projeto individual a não ser que precise de implementações específicas de plataforma (por exemplo: Tirar uma foto ou gravar um vídeo, etc.), no Xamarin.Forms o código compartilhado pode chegar a 99%.


Espero que a DevMedia lance um curso completo de Xamarin, como existe no PhoneGap ou Android, esse curso apesar da boa didática e excelente explicação, não foi nada completo.
Responder

Gostei + 0

19/11/2016

Pedro Souza

Lucas, poise concordo.

Mas acho que faltou o autor citar isso sobre o Forms né?

Deu a impressão que o Xamarin so compartilha código.

Para quem esta iniciando fica essa brexa.

Então, na hora de criar um projeto eu posso selecionar que quero Xamarim.Forms ou apenas PCL?

Vlw
Responder

Gostei + 0

19/11/2016

Lucas Campos

Depende do objetivo do projeto, vamos supor que quer criar uma editor de vídeo, desses bem completões, apesar de ser possível o criar com o Xamarin.Forms, seria mais recomendado criar uma PCL e colocar nela o máximo de código que pode ser compartilhado, depois implementar os códigos específicos de cada plataforma em projetos de Android, iOS e UWP (como foi feito no curso).

Se for por exemplo um sistema de comércio, sistemas de clientes, sistemas de vendas, etc... esse tipo de projeto não precisaria de implementações muito específicas de cada plataforma, então Xamarin.Forms é ideal.


É só uma recomendação, mas nada impede que o Xamarin.Forms implemente funções específicas de cada plataforma (usando DependencyService e Custom Renderers) e crie projetos específicos, como nada impede que se use PCL em projetos padrões sem muita implementação individual das plataformas... vai do desenvolvedor mesmo.
Lembrando que Xamarin.Forms escreve as telas em XAML, e ainda não tem um designer oficial, então é tudo feito na mão mesmo (não existe toolbox com os buttons, textbox, etc).
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar