GARANTIR DESCONTO

Fórum Desenvolvi no Windows e preciso rodar no Linux #371671

27/06/2009

0

Delphi multiplataforma?
Amigos, desenvolvi um soft no delphi 7 no winXP, e preciso instalar o programa no Ubuntu, como fazer isso?
Tambem tenho outro soft desenvolvido no rad studdio 2007 e tb preciso rodar no Ubuntu.
Achei que o D2007 era multi-plataforma, e que bastava instalar o programa no linux e ele rodaria sem problemas, mas não aconteceu!
Será que preciso desenvolver no proprio Linux para que o programa rode? Qual versão instalar no linux? o Kylix que ta morto e enterrado ou o lento e inacabado Lazarus? Será que vou ter que ir para o Java?

Adilson Freire

Adilson Freire

Responder

28/06/2009

Discorpio

Boa noite Adilsonsud.

Voce deve utilizar o Delphi 7 na plataforma CLX do Kylix que está embutida no Delphi 7.

Como :?:

Voce deve desenvolver o seu projeto nessa plataforma, indo no menu File -> New -> CLX Application.

Já no Delphi 2007 não tem a plataforma CLX porque ela foi descontinuada a partir da versão 2005

Detalhe, a plataforma CLX roda tanto no Linux quanto no Windows.

Responder

Gostei + 0

28/06/2009

Discorpio

Olá, sou eu de novo.

Esqueci de mencionar uma coisa. Se voce está utilizando componentes de terceiros, como o projeto Jedi por exemplo, é bem provável que não exista estes componentes na plataforma CLX, pois a palheta de componentes nesta plataforma, inclusive não é muito diversificada.

Caso voce encontre problemas para reprogramar o seu soft nesta plataforma, sugira que voce então para Java, pois no Java, voce pode desenvolver no Windows e o programa rodar no Linux, Mac OS, Unix e etc.

Responder

Gostei + 0

28/06/2009

Worldfernando

Opa Amigo tudo blz!

Bom eu tenho alguns sistemas desenvolvidos em delphi 7 e 2009 e rodo ele em linus em meus clientes sem problema como faço? é bem simples

1° Instala o Linux (Ubuntu por exemplo)

2° pelo linux vc instala o WINE(Programa que faz a mágica)

3° instala seu programa normalmente

4° bom eu uso firebird ai vc tem que por a fbclient.dll na pasta do /home/usuario/.wine/c:/windows/system32

ai é so alegria

tem uns passo a passo na internet show de bola tem até como instalar o ibexpert

Abraços

Responder

Gostei + 0

28/06/2009

Marcosalex

Mil vezes usar wine que o CLX, descotinuado a quase 10 anos e cheio de bugs.
Outra alternativa é no Delphi 2007 você fazer programas .NET e rodar no Linux através do Mono. Já vi gente fazer isso, só não funcionam os componentes BDP

Responder

Gostei + 0

29/06/2009

Discorpio

Bom dia a todos.

Eu nunca utilizei o Wine, amigos meus que utilizaram já me disseram que ele não reconhece no Linux, DLLs que foram criadas no Delphi for Win32, e também algumas funções de API do Windows tais como a WinExec(...), SetWindowRng(...), GetDc(..), GetDeviceCaps(..) e muitas outras.

Não sei se isto é verdade, voces que utilizaram podem até confirmar ou rebater.

Na dúvida, resolvi partir para Java.

Responder

Gostei + 0

29/06/2009

Lightshine

Boa tarde,

Até onde eu sei, o wine emula o windows no linux, e com isso você consegue executar qualquer aplicativo windows no seu linux (no caso o ubuntu).

Tem uma segunda alternativa que é utilizar o VMware (Maquina Virtual), que falando bem resumidamente, permite a instalação de um s.o. dentro de outro dando suporte total e real a softwares de outras plataformas.

Se a maquina onde você vai instalar o software que você desenvolveu possuir uma boa configuração de hardware, eu recomendo o VMware.

Lightshine.

Responder

Gostei + 0

02/07/2009

Marcosalex

Bom dia a todos. Eu nunca utilizei o Wine, amigos meus que utilizaram já me disseram que ele não reconhece no Linux, DLLs que foram criadas no Delphi for Win32, e também algumas funções de API do Windows tais como a WinExec(...), SetWindowRng(...), GetDc(..), GetDeviceCaps(..) e muitas outras. Não sei se isto é verdade, voces que utilizaram podem até confirmar ou rebater. Na dúvida, resolvi partir para Java.

Tem algumas chamadas de API do Windows que o Wine ainda não tem implementadas, realmente. Mas a cada versão que passa ele fica mais compatível.
Já rodei muito aplicativo em Delphi e funcionou perfeitamente, mesmo usando DCOM e COM+. Mas cada caso é um caso, teria de testar.

Mas se você optou por Java, ótimo. Esse é realmente portável.

Responder

Gostei + 0

03/07/2009

Adilson Freire

Uma vez participei do primeiro Delphi Day e ouvi do Andreano Lanusse que o delphi é a melhor ferramenta de desenvolvimento porque é multiplataforma. Mas como é que pode ser umltiplataforma se ele não roda no linux? Sinceramente, eu gostaria de ouvir opiniões como a de Guinter Paulli ou os outros caras da devmedia que manjam e idolatram o Delphi.

Responder

Gostei + 0

06/07/2009

Vitor Rubio

Aaah, o velho problema do multiplataforma.

Vamos lá, vou tentar ajudar:

O Delphi multiplataforma é o novo delphi prism. Instale o trial dele. Ele te permite fazer aplicações CLR em .net, mono, mono+gtk, para rodar em linux, windows ou mac.

O delphi 6 e 7 tinham a CLX, e vc podia criar um projeto CLX que compilasse no delphi pra rodar no windows ou compilasse no kylix pra rodar no linux. A biblioteca JEDI tem bastante componentes clx, mesmo ela sendo descontinuada.

Sim, a CLX foi descontinuada, é uma pena. E por um motivo simples: A borland achou que não tinha usuarios/compradores suficientes na época para continuar o projeto.

Mas ainda é possível Multiplataforma com delphi. O wine, que os colegas citaram, está ficando cada vez melhor, e suportando cada vez mais as apis do windos. Ele dá um certo trabalho pra configurar, ms se você pegar o jeito da coisa você pode fazer backup da sua configuração pra facilitar seu trabalho.

Tem uma versão paga do wine, o wineX, que suporta muito mais, inclusive directX.

Existe um caminho especial no wine para você colocar suas dll´s e algumas dll´s que você precisar usar da api do windows.

Conheça o ReactOS. Este é um sistema operacional open source que não é um ´tipo linux´ mas é um ´tipo windows´. Ele ainda não está 100¬ mas tem gente que ja usa em produção. Ele está quase compatível com o windows e todos os programas de windows que não usam muito o com+ ou o registro, ou seja, os standalones, já rodam legal nele.

você pode colocar as api´s dele no wine, por exemplo, pra incrementar sua compatibilidade (nunca testei isso, mas é melhor do que colocar as dll´s do windows no wine, porque mesmo sendo mais garantido de funcionar, seria pirataria).

Outra alternativa multiplataforma e opensource, parecida com o Delphi, é o Lazarus, que merece uma boa consideração.

E tem o Java e o C#+.net/mono, vai do gosto de cada um.

Responder

Gostei + 0

06/07/2009

Vitor Rubio

Aaah, o velho problema do multiplataforma.

Vamos lá, vou tentar ajudar:

O Delphi multiplataforma é o novo delphi prism. Instale o trial dele. Ele te permite fazer aplicações CLR em .net, mono, mono+gtk, para rodar em linux, windows ou mac.

O delphi 6 e 7 tinham a CLX, e vc podia criar um projeto CLX que compilasse no delphi pra rodar no windows ou compilasse no kylix pra rodar no linux. A biblioteca JEDI tem bastante componentes clx, mesmo ela sendo descontinuada.

Sim, a CLX foi descontinuada, é uma pena. E por um motivo simples: A borland achou que não tinha usuarios/compradores suficientes na época para continuar o projeto.

Mas ainda é possível Multiplataforma com delphi. O wine, que os colegas citaram, está ficando cada vez melhor, e suportando cada vez mais as apis do windos. Ele dá um certo trabalho pra configurar, ms se você pegar o jeito da coisa você pode fazer backup da sua configuração pra facilitar seu trabalho.

Tem uma versão paga do wine, o wineX, que suporta muito mais, inclusive directX.

Existe um caminho especial no wine para você colocar suas dll´s e algumas dll´s que você precisar usar da api do windows.

Conheça o ReactOS. Este é um sistema operacional open source que não é um ´tipo linux´ mas é um ´tipo windows´. Ele ainda não está 100¬ mas tem gente que ja usa em produção. Ele está quase compatível com o windows e todos os programas de windows que não usam muito o com+ ou o registro, ou seja, os standalones, já rodam legal nele.

você pode colocar as api´s dele no wine, por exemplo, pra incrementar sua compatibilidade (nunca testei isso, mas é melhor do que colocar as dll´s do windows no wine, porque mesmo sendo mais garantido de funcionar, seria pirataria).

Outra alternativa multiplataforma e opensource, parecida com o Delphi, é o Lazarus, que merece uma boa consideração.

E tem o Java e o C#+.net/mono, vai do gosto de cada um.

Responder

Gostei + 0

06/07/2009

Weber

No Brasil de forma geral quando se fala em multiplataforma se pensa logo no linux, porem pesquisas recentes (não me recordo a fonte) apontam que o linux tem perto de 1 ¬ de utilização em desktops e o segundo sistema operacional mais usado é o Mac.
Se formos pela lógica é mais fácil a Embarcadero criar ferramentas para desenvolvimento em Mac do para para Linux.
O Linux teve seu auge em 2004, 2005 e 2006 quando usuários achavam que usar linux desktop seria a mesma coisa que usar Windows, do outro lado a Microsoft a partir de 2007 passou a adotar mecanismos de licenças diferenciados para empresas o que vez o valor das licenças diminuírem muito.

Não estou defendendo nem criticando nenhum sistema operacional, apenas estou dando minha opinião sobre multiplataforma, eu mesmo tive sistemas desenvolvidos puramente em Kylix, instalado e rodando em meus clientes com Mandrake 10, mas com o passar do tempo aleatoriamente meus clientes foram voltando para Windows e hoje não tenho mais nenhum sistema rodando em Linux.

Um detalhe, na verdade tenho 1 cliente que tem algumas estações linux, é um cliente com equipe técnica própria para manutenção de seus computadores, esta equipe técnica configurou o Wine de tal forma que meu sistema roda perfeitamente no linux.

Responder

Gostei + 0

06/07/2009

Vitor Rubio

quando usuários achavam que usar linux desktop seria a mesma coisa que usar Windows

Eu acredito que funcionando em mais de 1 sistema operacional (de linhas diferentes, claro) já é multiplataforma, independente se apenas 1¬ usa o sistema operacional. Digo isso porque muitos softwares para linux também rodam em hp-ux, solaris, atari e outros sistemas que juntos não somam 0,1 ¬.

Quanto ao pessoal achar que usar linux desktop seria a mesma coisa que usar windows, eu não acho que o pessoal pensava assim, ainda mais nessa época, de 2004 a 2006. Agora facilitou um pouco por causa de distros como o ubuntu.

A grande vantagem do linux, seja pra servidor, seja pra desktop é que ele é gratis. Para um uso específico em um servidor ou para um usuário que usa sempre os mesmos programas básicos e internet, está ótimo. Se seu sistema funcionar em linux você simplesmente abre mais uma porta para seus clientes e para sua empresa, e ambos podem economizar com isso.

Mas concordo com o seguinte: para você desenvolver para linux, tem que ver se o esforço vai valer a pena.

Responder

Gostei + 0

09/07/2009

Marcosalex

O Mac sempre foi o numero 2 e recentemente vem ganhando mercado, beirando 10¬. Mas no Brasil ele ainda está longe de avançar e o Linux cresce mais rápido.

Agora, outra coisa que a pessoa tem de ter consciência: o mercado do Mac sempre foi mais forte no desktop doméstico, enquanto o Linux cresce no mercado corporativo. Dependendo do seu foco, talvez uma vesão Linux seja mais viável que uma versão pra Mac.

A Codegear/Embacadero já tem produtos pras duas plataformas: JBuilder, Interbase, 3rdRail e Turbo Ruby.

Responder

Gostei + 0

10/07/2009

Weber

O que eu quiz dizer não é em relação a nós como desenvolvedores e sim como a embarcadero como desenvolvedora.
A empresa não vai partir para uma plataforma que tem boa representatividade no Brasil, a empresa vai fazer analise de mercado no mundo inteiro e sim tomar a decisão de para que lado partir.
Foi o que a Borland fez a alguns anos onde abandonou no Kylix e partiu para o .Net

Responder

Gostei + 0

10/07/2009

Knight_of_wine

De acordo com alguns Roadmaps mais antigos, não sei se a Embarcadero deu continuidade a eles, os caras querem transformar o Delphi realmente em multiplataforma.

Você programa em windows e terá a opção de compilar seu projeto para qualquer sistema que você escolher.

Ele seria multiplataforma de verdade, mas a IDE rodaria exclusivamente em Windows.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar