Diferencas entres os Backups(Bkp Full, Diferencial, Transaction, Bullked Log.

14/12/2011

0

Ola Boa tarde!!!

Eu estava revendo algumas coisas aqui na empresa a respeito de backups.

E me deparei com as questoes dos tipos de backups e as diferencas basicas entre eles.

Confesso que durante o curso que fiz ja aprendi algo a respeito mas agora me veio essa situacao e me senti meio perdido.

Quais as diferencas basicas entres os tipos de bakcups.

Full, Diferencial, Transacional e Bullked Log(nao me lembro se a escrita eh essa).

Essa questao ira servir de prenuncio para uma outra questao de tenho que eh a implementacao dos criterio de backups da empresa.

desde ja agradeco.

Abraco.

Alex - Lekao
Alex Lekao

Alex Lekao

Responder

Posts

14/12/2011

Marco Pinheiro

Alex,

Vamos ver se consigo explicar.

É melhor começar pelo recovery model. Temos os tipos:

- Full: É o backup cheio. Com esta opção o SQL não deixa escapar nenhuma transação, tudo é salvo pelo SGDB. É mais indicado para ambientes onde o minimo de perda de informação deve ser evitado. É a partir dele que podemos definir outras duas formas de controle. O backup Diferencial e o backup de Log (Transacional).

O diferencial armazena somente informações desde o ultimo backup Full. Assim são armazenados menos dados e quando for necessário usa-lo o tempo para o restore é menor.

O Log armazena todas as transações executadas no BD que ainda não foram comitadas.

Você ter um recovery model igual a Full e não ter uma configuração feita para backups diferencial e de log não fazem muito sentido.

Obviamente este tipo de backup ocupará um espaço maior em disco.

- Simple: Registra apenas as informações necessárias para poder realizar um ROLLBACK da transação corrente, terminada a transação ele apaga as informações relativas a ela de dentro do LOG. Com isso o espaço de armazenamento será menor. Neste tipo é possivel configurar o backup diferencial, mas não o de log.

- Bulk-Logged: Usada para operações em grande escala. Sua única função é ser um suplemento do modelo de recuperação full. Importação em massa ou criação de índice, a alternância temporária para o modelo de recuperação bulk-logged aumenta o desempenho e reduz o consumo de espaço do log. Um exemplo é usar o BCP para importação dos dados. Tb é aconselhavel o backup de log.

Att.,

Marco.
Responder

14/12/2011

Alex Lekao

Ola Marco, boa tarde!!!

O recovery model que vc se referiu eh o Full, Simple e Bulk-Logged, correto?

O Backup Diferencial tambem copias as transacoes que nao foram comitadas assim como o full? no caso apenas daqueles estao em operacao no momento.

Ao se referir ao Backup Bulk-Logged e ao Backup de Log estamos falando da mesma coisa?

Essa minha duvida se faz justamente pelo que vc mencionou, Ter um Backup Full e nao ter as configuracoes para diferencial e de log nao fazerem sentido.

Atualmente temos um unico Backup feito na madrugada, esse backup eh full, creio eu.

Ele foi deixado ja pronto pelo pessoal que instalou o nosso ERP e instalou a base de dados.

Eu ate cheguei a fazer um curso de Sql Server 2008, achando que me ajudaria na administracao do servidor e visualizando uma possivel carreira de DBA, que eh uma coisa que gosto, mexer com banco de dados e tal; mas vejo que estou muito alem da necessidade real para a administracao de um banco de dados.

Estou querendo aperfeicoar a rotina de backups existente hoje, uma solucao que me apresente a menor possibilidade de perca de dados possivel, por isso a abertura do topico.

Quero Fazer um Backup Full por dia, e alguns diferenciais no decorrer do dia e de log intercalando esses backups diferenciais, nao me lembro bem, mas existe ainda um outro tipo de backup? nao ne?

Mais uma vez muito obrigado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

19/12/2011

Marco Pinheiro

Respondendo aos questionamentos:

O recovery model que vc se referiu eh o Full, Simple e Bulk-Logged, correto?
R.: CORRETO

O Backup Diferencial tambem copias as transacoes que nao foram comitadas assim como o full? no caso apenas daqueles estao em operacao no momento.
R.: O diferencial é feito a partir do ultimo Full realizado. É desconsiderado qualquer tipo de log. Resumindo, o Full copia tudo e o diferencial leva somente o que foi alterado.

Ao se referir ao Backup Bulk-Logged e ao Backup de Log estamos falando da mesma coisa?
R.: Veja bem, entenda bulk-logged como um Full. Porém o bulk-logged é para determinadas ações próprias. É possivel ter um backup de log em um bulk-logged, porém existem restrições. Veja mais informações em http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms186229.aspx

Quero Fazer um Backup Full por dia, e alguns diferenciais no decorrer do dia e de log intercalando esses backups diferenciais, nao me lembro bem, mas existe ainda um outro tipo de backup? nao ne?
R.: Existe o backup em fita. Mas em 95% dos casos são usados os tradicionais.

Bom, conseguir backupear sempre 100% das informações, em alguns casos, podem não atender. Vai depender do ambiente e como a empresa funciona. Mas o que existe hoje na sua empresa é bem perigoso. Se você faz backup somente de madrugada e se der algum problema a tarde, você vai perder todas as informações de uma manhã inteira.

Umm exemplo: O tamanho do banco e o numero de acesso e transações executadas tb devem ser consideradas. Imagine você fazer o melhor plano de backups, mas ele deixa o acesso ao SQL lento? Isso porque seu banco tem 500 GB, 5000 acessos simultaneos, transações sendo executadas 24 horas por dia. Ao mandar rodar os jobs, você terá problemas.

Então avalie tudo e tendo mais questionamentos poste aqui.

Att.,

Marco.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar