Dificuldade ao combinar as linguagens web.

12/09/2015

0

E ai galera!

Sou iniciante na programação web e estou fazendo confusão na hora de misturar os códigos, eu tenho estudado bastante mas ainda tenho muita dúvida no momento de combinar todos os códigos, por enquanto eu utilizo HTML, PHP, CSS, JavaScript, Jquery, Bootstrap e Ajax, vamos lá:

1- Quando vou fazer um projeto como eu posso saber que linguagem(s) usar?

2- O quê uma linguagem faz que a outra não faz?

3- Qual linguagem é melhor para cada situação?

4- Qual é a ordem em que eu devo declara-las?

5- O que dispara cada uma delas? O que é preciso para que cada uma delas seja iniciada? Todas iniciam junto? Iniciam separadas? Qual delas inicia primeiro? Qual é a melhor ordem para coloca-las? Ou depende da forma com que se programa?

6- Como saber em que momento usar cada uma delas? (Podem dar exemplos? Esta é muito importante para mim).



Quanto mais exemplos darem, melhor vai ser e tenho certeza que isto é a dúvida de muita gente.

Muito obrigado amigos!
Ramom Ferreira

Ramom Ferreira

Responder

Post mais votado

12/09/2015

Primeiro vamos tentar organizar sua dúvida, entenda a diferença básica entre front-end e back-end, nesse link você pode entender http://tableless.github.io/iniciantes/manual/obasico/o-que-front-back.html.

HTML, CSS, JavaScript, jQuery, Bootstrap -> Linguagens de programação e de marcação para front-end
PHP -> Linguagem back-end
AJAX -> Não é uma linguagem, mas sim uma técnica para carregamento de conteúdo em uma página WEB, meu blog tem mais material sobre isso http://www.devwilliam.com.br/tag/jquery-ajax

Com essas definições você já consegue entender que todas elas trabalham em conjunto para desenvolver uma aplicação WEB.


1- Quando vou fazer um projeto como eu posso saber que linguagem(s) usar?

Como explicado acima, você precisa construir a interface sera o front-end, se for trabalhar com banco de dados ou regras de negócio mais avançadas ai entra o back-end.



2- O quê uma linguagem faz que a outra não faz?

Definições básicas que vc encontra no google.
HTML -> Linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web
CSS -> Linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML.
Bootstrap -> Biblioteca CSS para agilizar o desenvolvimento.
JavaScript -> Linguagem de programação client-side. Ela é utilizada para controlar o HTML e o CSS para manipular comportamentos na página.
jQuery -> Biblioteca JavaScript para agilizar o desenvolvimento.


3- Qual linguagem é melhor para cada situação?

Se você entendeu todas as definições acima então já notou que elas trabalham em conjunto, cada uma com seu objetivo.


4- Qual é a ordem em que eu devo declara-las?

Se você for um desenvolvedor front-end então vai trabalhar sempre com o design da página (HTML, CSS, JavaScript e etc), se for back-end vai modelar as regras de negócio e o banco de dados (PHP, Java e etc).


5- O que dispara cada uma delas? O que é preciso para que cada uma delas seja iniciada? Todas iniciam junto? Iniciam separadas? Qual delas inicia primeiro? Qual é a melhor ordem para coloca-las? Ou depende da forma com que se programa?

Mais uma vez, se você entendeu os conceitos acima então já sabe a resposta.


6- Como saber em que momento usar cada uma delas? (Podem dar exemplos? Esta é muito importante para mim).

Por exemplo imagine um blog, ele tem toda a parte front-end que o usuário visualiza na página, mas as informações vem de um banco de dados e para isso foi necessário alguma linguagem back-end como PHP para trazer esses dados.

Mas todas essas informações são básicas, com esse caminho você já consegue uma direção para pesquisas no google.

William

William
Responder

Mais Posts

13/09/2015

Eduardo Pessoa

O conteudo é bastante vasto, o melhor é dividi-lo para estudar e em seguida por em pratica.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar