Função multiplicação float por 100 erro java script

29/11/2016

0

Olá pessoal, jóia?

A função multiplica(), não arredonda nos casos:

exemplo:
1 * 1,15 = 1,15
10 * 1,15 = 11,50
100 * 1,15 = 114,00 --> correto 115,00
1000 * 1,15 = 1,150.00
10000 * 1,15 = 11,500.00
100000 * 1,15 = 114,999.00 --> correto é 115,000.00


Se colocar o Math.round exemplo: valor30 = Math.round(valor30); arredonda tudo para inteiro, e isso não pode ocorrer em todos os casos.

Segue função:
function multiplica() {
var s = document.forms[0];
var valor20 = parseFloat(s.km.value.replace('.','').replace(',','.'));
var valor21 = (1.15);
var valor30 =('' + ((valor20||0) * (valor21||0)));
valor30 = Math.round(valor30);
s.seis.value = fmtMoney(valor30);

}

O que pode ser feito para que arredonde apenas nos casos citados.
Nayara

Nayara

Responder

Post mais votado

29/11/2016

Olá, achei uma solução, na verdade nós sempre nos esquecemos das documentações oficiais, estava pesquisando a respeito para ajudar no seu problema e achei uma função que normaliza o arredontamento de decimais =) no Mozilla Developer Network site(https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Global_Objects/Math/round)

eu fiz uns exemplos de teste e funcionou perfeitamento do jeito que vc precisa ficaria assim todo o javascript para vc incorporar em sua função multiplica, ao final tem a sua função alterada e uns testes que fiz

  // Closure
//Acredito que proteje o escopo global do javascript para alterar o objeto estatico Math
(function(){
	
	/**
	 * Decimal adjustment of a number.
	 *
	 * @param		type	The type of adjustment.
	 * @param		value	The number.
	 * @param		exp		The exponent (the 10 logarithm of the adjustment base).
	 * @returns				The adjusted value.
	 */
	function decimalAdjust(type, value, exp) {
		// If the exp is undefined or zero...
		if (typeof exp === 'undefined' || +exp === 0) {
			return Math[type](value);
		}
		value = +value;
		exp = +exp;
		// If the value is not a number or the exp is not an integer...
		if (isNaN(value) || !(typeof exp === 'number' && exp % 1 === 0)) {
			return NaN;
		}
		// Shift
		value = value.toString().split('e');
		value = Math[type](+(value[0] + 'e' + (value[1] ? (+value[1] - exp) : -exp)));
		// Shift back
		value = value.toString().split('e');
		return +(value[0] + 'e' + (value[1] ? (+value[1] + exp) : exp));
	}

	// Decimal round
	if (!Math.round10) {
		Math.round10 = function(value, exp) {
			return decimalAdjust('round', value, exp);
		};
	}
	// Decimal floor
	if (!Math.floor10) {
		Math.floor10 = function(value, exp) {
			return decimalAdjust('floor', value, exp);
		};
	}
	// Decimal ceil
	if (!Math.ceil10) {
		Math.ceil10 = function(value, exp) {
			return decimalAdjust('ceil', value, exp);
		};
	}
})();

 function multiplica() { 
  var s = document.forms[0];
  var valor20 = parseFloat(s.km.value.replace('.','').replace(',','.'));
  var valor21 = (1.15); 
  var valor30 =('' + ((valor20||0) * (valor21||0)));
  valor30 = Math.round10(valor30, -2).toFixed(2);
  s.seis.value = fmtMoney(valor30);
}

//TESTES DE VALIDAÇÃO USANDO A NORMALIZAÇÃO DO MOZILLA DEVELOPERS
contaTeste1 = 1 * 1.15;
contaTeste2 = 10 * 1.15;
contaTeste3 = 100 * 1.15; 
alert("teste1: " + Math.round10(contaTeste1, -2).toFixed(2));
alert("teste2: " + Math.round10(contaTeste2, -2).toFixed(2));
alert("teste3: " + Math.round10(contaTeste3, -2).toFixed(2));

Kleber Araujo

Kleber Araujo
Responder

Mais Posts

29/11/2016

Kleber Araujo

Olá,

Já Experimentou usar o .toFixed(...), como vc está trabalhando com números de duas casas decimais como pude notar,

Exemplo:

  valor30 = Math.round(valor30).toFixed(2);


nesse caso vc faz todas as suas operações necessárioas na sua função e ao final coloca as casas decimais novamente com o toFixed(),
depois imagino que a função fmtMoney() cuide de formatar certinho.
Responder

29/11/2016

Nayara

Olá,

Já usei sim, porém arredonda todos os valores.
Ou seja, 1 * 1,15 = 1,00 --> correto 1,15
10 * 1,15 = 12,00 --> correto 11,50
100 * 1,15 = 115,00

Obrigada!
Responder

30/11/2016

Nayara

Oláa! Muito Obrigada! Deu certinho :)
Responder

30/11/2016

Kleber Araujo

Oláa , ahh Legal =))
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar